Páginas

sábado, 20 de setembro de 2014

Fale! - Laurie Halse Anderson

Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859073
Número de páginas: 248
Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?



Pessoal. Acredito que não haja melhor palavra para descrever esse livro. Foi uma leitura introspectiva, cheia de nuances e me senti muito conectada à personagem. Melinda é só uma garota cheia de medos e problemas. Ela pode ser você ou eu. 

Tinha tudo para ser um sucesso. O começo do ensino médio! Entretanto, não é assim que as coisas acontecem para Mel. Ela vai à uma festa com suas amigas, mas uma tragédia acontece, ela fica desesperada e chama a polícia. Diversos alunos são presos, as amigas ficam extremamente revoltadas e o primeiro dia no colegial não parece ser nada mais do que assustador. 

Porém, não é só isso. Melinda trava verdadeiras batalhas em sua mente, diaramente. Seus pais são difíceis. Eles nem desconfiavam de que ela estave naquela festa e principalmente o que aconteceu nela. Não perceberam que sua filha mal falava. Eles mal falavam. 

Então, as aulas começam e tudo para Mel é barra pesada. Todos estão contra ela e agora, ela é uma garota insegura, sem amigos e que vê na arte - e naquele professor meio doido mas muito especial - uma maneira de expor como se sente. 

Fale! é sobre você mesmo. É um relato de uma garota que passou por uma situação extrema e nunca mais voltou a ser a mesma. Que se escondeu através da mascara de menina quieta. Que não soube e aparentemente nem tinha com que desabafar. Fale! é sobre bullying, adolescentes e suas palavras (ou a falta delas). 

Acredito que a parte mais importante desta obra é a reflexão que ela gera aos leitores. Ao meu ver, é impossível terminar este livro sem parar para pensar em tudo. Analisar a si mesmo ou amigos, parentes e colegas. Sem ver as coisas de forma diferente. Incrível e uma leitura mais que recomendada. Anderson irá te surpreender com uma escrita singular e direta. A história de Melinda é de todos.

Avaliação: 5/5

"Será que eles optam pela idiotice? Ou será que já nasceram idiotizados assim? Eu não tenho amigas. Não tenho nada. Não digo nada. Não sou nada."

Beijos, 
Ká Andrade


5 comentários:

  1. Não tinha despertado ainda um interesse pelo livro, creio que essa seja a primeira resenha que leio dele embora já tenha visto várias resenhas por ai. Mas ainda não tinha parado pra saber mais sobre a história.
    Achei interessante, porém não o leira no momento.
    Beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tinha certa curiosidade sobre o livro e sua resenha a aumentou. Fiquei com vontade de ler a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  3. Oii! Não conhecia esse livro, mas o asunto que ele propõe é interessante. Gostei, acho que a capa poderia ser mais elaborada... bom, não leria no momento, mas acho que um dia, sim.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o quote e estou super curiosa pela leitura. Parece mesmo ser uma obra incrível e muito bem escrita, essa autora é sempre elogiada por aí. Tenho curiosidade.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Concordo com 'pessoal' é uma palavra ótima para descrever o livro. Senti a mesma coisa durante a leitura, é incrível.

    ResponderExcluir