quinta-feira, 24 de julho de 2014

A máquina de contar histórias - Maurício Gomyde

Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635040
Número de páginas: 192
Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.


Já mencionei em diversas resenhas minhas sobre os livros do Maurício Gomyde que o autor sempre busca dar uma "lição de vida" em suas histórias, e com o seu mais novo lançamento não foi diferente. Mas dessa vez, eu senti o livro como "mais especial" do que os demais que já havia lido por sua lição ser mais palpável. 
A história bolada é mais verossímel que as demais e de mais fácil conexão: um autor focado em seu sucesso e acaba deixando de lado o cuidado com sua família. E só percebe o quanto foi negligente após perder a esposa e se ver sendo acusado como culpado pela filha mais velha e precisando construir suas duas filhas, que haviam notado sua ausência e não desejam perdoá-lo. 
A narrativa segue simples e muito boa, em 3ª pessoa, trazendo momentos passados na forma de lembranças e mostrando sua influência em acontecimentos no presente, já que as vezes os dois acabam se juntando em uma só "cena". Dessa vez o autor - a meu ver - mediu os condicionais de maneira adequada, assim despertando a curiosidade do leitor que são saciadas com surpresas e descobertas (algumas que eu nem imaginava!). Um ponto negativo, é que alguns "mistérios" não são revelados ao fim do livro, um deles apenas se dá a entender o que seja e o outro não há dica nenhuma, que me deixaram frustrada.
Os personagens me despertaram emoções diferentes conforme a história avançava e eram revelados seus pensamentos, seus dramas e suas identidades. Amei-os, odiei-os, tentei entendê-los e aceitei-os. Cheguei até a admirá-los. Mesmo aqueles com participações pequenas conseguiam deixar a sua marca na trama e acabaram me conquistando. 
Não foi um livro que me emocionou, mas que me fez refletir sobre tempo desperdiçado, relações familiares e o foco ou rumo que a vida está tomando. Uma leitura singela e verdadeira, muito recomendada, que se faz rapidamente e desperta diversos pensamentos.

Avaliação: 4.5/5

"E a vida não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença."

Beijo,
Nic Kloss

5 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro! Já li Ainda Não te Disse Nada, do Maurício, e é super bom.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nic!
    Eu estou bem curiosa pra ler esse livro, os comentários a respeito são bem positivos.
    Além do mais, a história parece ser tocante e muito bonita, mesmo com os acontecimentos trágicos. O único problema é que eu também me sentiria frustrada com coisas que não são resolvidas (não gosto quando os autores deixam pontas soltas). :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do Mauricio,
    mas tenho muita vontade de ler, adorei saber dessa característica dos livros dela...
    Amo livros que acrescentam a minha vida e esse parece ter uma estória muito bonita.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Essa capa é linda e encanta qualquer um! A história então, nem se fala!

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, estou louco para ler um livro do autor. Parabéns!

    ResponderExcluir