Autora: Anna Banks
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
ISBN: 9788581633152
Sinopse: Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada. Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum... e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação. Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes — e que poderá salvar seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então, por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque do tubarão? Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafio. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo.
Nunca me vi muito interessada em mitologia e só li a série Percy Jackson depois de grande recomendação, e acabei gostando, mas nada que me levasse a despertar um interesse para procurar ler mais desse tipo de história. Contudo, depois de ver uma nota alta deste livro no skoob e algumas boas repercussões, cedi a curiosidade e me propus a ler. Mas, da mitologia habitual que estamos costumados a ver, a similaridade só acontece no nome do deus do mar, uma vez que a autora criou um mundo inteiramente novo para desenvolvimento de sua história, com costumes, tradições e passado próprios.
O primeiro livro da série O legado de Syrena não foge do tradicional livro adolescente "sobrenatural": uma notícia inesperada deixa o mundo de Emma, uma garota que não tem nada de especial em sua vida, de cabeça para baixo, afinal ela descobre que na verdade é uma sereia (ou Syrena, como chamam no livro) e precisa aprender a como lidar com essa sua nova realidade, com a ajuda de Galen, um Syrena da realeza que vive em terra para estudar o comportamento humano.
A meu ver, a grande falha deste livro não está em sua história ser clichê, mas sim em seu desenvolvimento. Tudo acontecia muito rápido e fatos que demoram para serem digeridos pareciam ser aceitos sem hesitação. A autora não conseguiu me surpreender no desenrolar da trama - exceto em dois ou três momentos que nada influem no desfecho - e criou um romance que não engatou com protagonistas imaturos para a idade que tinham e acabaram ofuscados por personagens secundários. A escrita é peculiar, por falta de palavra melhor. Com capítulos curtos intercalados, narrados em primeira pessoa por Emma, com capítulos narrados pela visão de Galen, mas em 3ª pessoa. Foi uma decisão que achei um pouco bizarra, sendo que o normal quando há essa mudança de quem narra o "estilo de narração" quase sempre é mantido o mesmo em ambas as visões e esse fato acabou me incomodando.
Mesmo com todos esses pontos negativos, a história do mundo dos Syrenas não deixa de ser interessante e ainda tem muita explicação a ser dada e fatos a serem desvendados nos próximos volumes da série. O final não foi uma surpresa para mim como para tanta gente, mas ainda assim despertou minha curiosidade para o que o próximo livro trará.
"A maré da manhã serve de companhia quando não queremos ficar perto das pessoas. Acalma e conforta sem pedir nada. O sol, porém, pede. Quanto mais alto fica, mais eu me lembro de que nada detém o tempo. Não há como escapar dele. Ele escorre esteja você observando o relógio do seu avô ou o sol."
Avaliação: 3/5
Beijo,
Nic Kloss.
Só vi dois comentários sobre esse livro: o seu, e o da Ni. A Ni não gostou nem um pouco, e você, mais ou menos. Eu amo mitologia, mas é uma pena que algo promissor, como um "novo mundo", tenha sido danificado pela autora.
ResponderExcluirClara
@clarabsantos
clarabeatrizsantos.blogspot.com
Oi Nic
ResponderExcluirFaz tempo que tenho esse livro na estante, mas até agora não me empolguei nadinha pra ler. Acho que o fato de ser uma série foi o principal motivos, fora o fato de tratar sobre sereias, um ser que nunca me atraiu muito.
Essa diferença de narração não parece muito legal. Alternar os narradores e depois a pessoa da narração parece não ter sido uma boa ideia.
Pretendo ler em breve e espero gostar.
Beijos
http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHey
ResponderExcluirEu fiquei bem curiosa em relação a esse livro, quando o vi no stand da editora, no anúncio de próximos lançamentos.
Gosto da mitologia, mas não lembro de nada em destaque para as sereias e as resenhas são bem positivas.
Uma pena que a autora não soube aproveitar, já que é uma série.. ela poderia ter adiado algumas coisas.. e parece que capítulos curtos é a moda haha a maioria dos livros estão assim.
Por algum motivo, acho que extraviou.. não recebi os lançamentos de fevereiro, mas ainda pretendo ler!
bjs
Nana - Obsession Valley
Já estou seguindo ;)
ResponderExcluirBeijos
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Ando bem curiosa pra ler livros sobre sereias, tive uma aula de evolução e meu professor não respondeu a minha pergunta sobre sereias, desde então estou com uma pulga atrás da orelha! Mas esse livro, de cara, não me animou muito, e outras pessoas já falaram que o livo não rendeu, então, puf.
ResponderExcluirBeijos,
porenseetcs.blogspot.com
Acho que alguns autores tem problemas com o desenrolar da coisa. É como se eles quisessem terminar logo. Provavelmente muito de ansiedade rola ai.
ResponderExcluirEu não li esse livro, apesar de amar romances sobrenaturais teen e gostar muito da mitologia de sereias. Mas ainda estou para encontrar uma que venha a valer a pena. De mais do mesmo minha vida anda saturada. :/
bjus
terradecarol.blogspot.com