Autores: Ashley Edward Miller e Zack Stentz
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634166
Número de páginas: 176
Sinopse: Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…
Colin é um garoto muito inteligente, que adora solucionar mistérios, mas que possui algumas particularidades: sofre da síndrome de Asperger, e devido a isso, tem algumas restrições sociais, não gostando de ser tocado sem ser avisado, precisando de uma "colinha" para reconhecer as experessões pessoais das pessoas e tem uma grande aversão à cor azul. Quando uma arma é disparada na cantina de sua escola, Colin acredita que é seu dever solucionar o mistério por trás do disparo.
Envolto nessa história, somos levados ao mundo particular de Colin, passamos a conviver com sua obsessão e aprendemos mais sobre a sua condição, algumas características, mas não acredito que os autores tenham desenvolvido muito bem toda a personalidade do menino e acabaram não dando um grande enfoque no que para mim era o tema central do livro, embora tenham descrito bem qual é a relação e preocupações dos pais quanto a criação e desenvolvimento de uma criança especial.
Algo muito interessante, é que no início de cada capítulo, há um trecho exterior à história com conhecimentos para situar o leitor em conceitos e conhecimentos que acabam não sendo de conhecimento geral, mas que acabam tendo seu encanto quebrado pelo uso excessivo de notas de rodapé extensas.
No geral, é um livro gostoso e divertido de ler, e por ser curto, é um bom passa-tempo. Mas acaba não acrescentando muita coisa em questão de conhecimentos, já que não teve todo o seu potencial aproveitado.
Avaliação: 3/5
"Às vezes, obtemos respostas a perguntas que nunca pensamos fazer. E, às vezes, as respostas nos fazem desejar nunca ter feito as perguntas em primeiro lugar."
Beijo,
Nic Kloss
Oi Nic,
ResponderExcluirRealmente é uma leitura bem rápida, de terminar numa tarde.
Acho que o mistério ajuda a fluir mais ainda.
Também achei divertido haha =)
bjs e um ótimo final de semana
Nana - Obsession Valley
Olá, Nic
ResponderExcluirTudo bem?
Quero muito ler esse livro, parece ser muito divertido mesmo, adoro também essa capa. Muito criativa! Adorei a resenha. Parabéns
Beijos*-*
Território das Garotas
Ainda não li esse livro, mas tenho curiosidade.
ResponderExcluirEsse é um tema ainda pouco conhecido e que vale ser discutido. Mas desaponta que o livro não seja tão aprofundado, porque temas importantes precisam ser descritos com minucia. Ainda mais quando poderiam servir para fins educacionais/acadêmicos.
Uma pena que tenha ficado na superfície. Aconteceu comigo quando li "Se Eu Ficar".
Bjs ;)
Bjs ;)
Já li! É um livro legalzinho, mas nada do que isso. Dá para se divertir. kkkkk O Colin é uma figura.
ResponderExcluirBeijos!
Monólogo de Julieta