Autor: George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair)
Editora: Companhia das letras
ISBN: 8535909555
Número de páginas: 152
Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
Sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas acabava adiando porque sabia que ele era uma analogia sobre a Revolução Russa. E, sinceramente, tudo o que eu sabia sobre a revolução era o pouco que eu tinha ouvido de alguma aula de história enquanto fazia alguma coisa que não prestar atenção na aula. Pensei que não fosse entender a história sem conhecer o contexto... Aí que, por conta do Desafio literário, resolvi ler. Mais ainda: resolvi ler sem antes pesquisar sobre a revolução russa.
E, acreditem, não me fez muita falta. Acho que a história funciona muito bem em qualquer circunstância, época ou país para mostrar a maldade e a competição natural dos seres humanos - apesar de, nos livros, estar ilustrada nos animais. Além do que, algumas referências estão escancaradas, como o lema "Todos os bichos são iguais", representando o comunismo e "Todos os bichos são iguais, mas uns são mais iguais que os outros", o que mostra a ideia do totalitarismo.
A escrita de Orwell, aliás, colaborou para que eu lesse o livro todo em menos de três dias. A linguagem é bastante simples, sem muitas descrições e rápida. Foi mesmo a intenção do autor, criando uma narrativa fácil e até um pouco infantil - são animais que falam! -, tornar a obra acessível a todas as pessoas e escapar da censura da época.
Pretendo reler o livro daqui a alguns anos, mas então só depois de pesquisar sobre a Revolução russa, porque sei que cada momento do livro faz referência a um acontecimento real. Ainda assim, quero dizer que mesmo lido por uma criança esse livro é bom. É bom para quem consegue identificar todos os personagens da história e para quem, assim como eu, identifica só os mais genéricos. Enfim, é um livro muito bom.
Avaliação: 5/5
Ps: Essa resenha é uma participação ao Desafio literário 2013 para o mês de Março, cujo tema é Livros com animais protagonistas.
Beijo,
Ná Mazzilli
Eu DETESTO história, mas já li esse livro. E realmente, é uma bela analogia. Dá pra entender ele direitinho sem saber muito de Revolução Russa... achei muito bom ^^ Mas o filme é horrível! Sério, muito chato, nunca assista haahah
ResponderExcluirBeijoss
http://spaceindaze.blogspot.com
Tenho muita vontade de ler esse livro, sério. Já peguei ele na biblioteca da faculdade, mas acabei devolvendo... Mas pretendo tentar de novo. Esse e 1984 são algumas das minhas metas para esse ano ainda! Achei legal ter essa linguagem mais simples e compreensiva!
ResponderExcluirBeijos
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br
Eu estava comentando hoje mesmo em outro blog que tenho que criar vergonha na cara e ler esse livro. E o fato de você dizer que ele tem uma pegada narrativa mas leve só me impulsiona a adianta-lo na minha lista de futuras leituras, já que esses tempos estou um tanto sem paciência para leituras que possuem uma narrativa de difícil compreensão. Adorei!
ResponderExcluirBJão flor!
-Amigas Entre Livros-
PS: É lindo quando uma graduanda em História ler um comentário onde a pessoa diz que detesta História nif nif. Mas beijo Raquel, cada um tem o direito de gosta e desgostar do que quiser XD
Oh, que livro interessante, estava procurando novos livros para mim ler, e este está entre minha lista de 2013, muito boa sua resenha, Bjos
ResponderExcluirmundoda-resenha.blogspot.com.br
Que interessante! Vou pesquisar ele.
ResponderExcluirbeijos
marinaalessandra.blogspot.com
@mariinaale
@maioordeidade
Não tenho interesse em ler esse livro. A capa é bem feiinha na minha opinião.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
O autor é brilhante. Esse livro e 1984 são perfeitos!!! Eu os li há alguns anos atrás e não me arrependo. Tanto A Revolução dos Bichos quanto 1984 são muito atuais porque lidam com poder, ditadura, aquela mania das pessoas quererem controlar umas ás outras.
ResponderExcluirOiie, já ouvi falar muito bem desse autor mas não tenho nenhum interesse nos livros dele, mesmo com ótimas resenhas e indicações ainda não consegui me interessar.
ResponderExcluirBeijos
Raíssa Lis
Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/
A primeira vez que li esse livro foi quando eu estava na oitava série, lembro de ter achado esse livro muito chato até que eu julho do ano passado eu reli porque não tinha outro livro para ler e esse foi o primeiro que eu vi e adorei a história, o fato como o autor reproduziu uma história real para um conto infantil foi fantástico. Acho muito interessante essa parte da história.
ResponderExcluirBeijokas
Blog da Mylloka
Oi.
ResponderExcluirJá li muitas resenhas positivas a repeito desse livor e a minha curiosidade é imensa em lê-lo. Acredito que seja uma história bem interessante e agradável, principalmente por ter uma narrativa de fácil compreensão.
Adorei a resenha.
Beijos.
Sempre tive muita curiosidade em ler esse livro, principalmente por causa do título. Todo mundo fala super bem. Nunca tinha lido nada sobre ele para evitar criar expectativas. A sua resenha é a primeira que parei pra ler e agora meu desejo ficou ainda maior. Gosto de livros que misturam fatos históricos e ficção.
ResponderExcluirBeijos
Caline - Mundo de Papel
Estou com muita vontade de ler esse livro e essa é a primeira resenha que leio sobre ele! Não sabia dessa relação com a revolução russa, muito interessante.
ResponderExcluirÓtima resenha :)
Beijos
Débora - Clube das 6