domingo, 28 de dezembro de 2014

O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman

Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 208
ISBN: 9788580573688
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo.






 Nunca tinha lido nada do autor e, apesar de ter curiosidade, nunca via um título que me interessasse. Quando esse livro foi lançado, fiquei com vontade de ler desde que soube sobre o que se tratava e vi bastante gente falando bem dele. Demorei pra ler, e acabei criando ainda mais expectativas, o que talvez tenha atrapalhado um pouco a leitura.

 O inegável é que Neil Gaiman tem uma imaginação genial. Fiquei encantada com a fantasia que ele criou porque, apesar de já ter lido alguns livros do gênero, nunca tinha encontrado algo parecido e tão bem construído. As informações são tantas que algumas vezes me perdi, especialmente porque o leitor vai descobrindo - e se encantando - junto com o personagem, ao invés de ler de receber tudo pronto.

 Achei a escrita boa, especialmente no sentido das descrições. Quando o autor narra uma cena confortável, com uma comida gostosa, ou quando descreve um ser fantástico, com luzes e brilhos desconhecidos, faz com que o leitor realmente se sinta inserido na narrativa. Mas não achei, pelo contrário, uma leitura empolgante, do tipo que te faz devorar o livro. É boa, mas até certo ponto da história, me envolveu pouco.

 Gostei do final, mas esperava algo a mais. Provavelmente é porque algumas pessoas já tinham comentado comigo qual era a questão que o livro deixava em aberto, então minha experiência foi simplesmente ler o desfecho da história. Acho que poderia ser um livro como qualquer outro, mas o universo criado por Gaiman e as metáforas por trás dele é o que o tornam incrível.

Avaliação: 4/5

"- Vou dizer uma coisa importante para você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatencioso e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram."
Beijo,
Ná Mazzilli

PS: Esse livro foi a minha primeira leitura da Maratona literária de verão, já que acabamos de encerrar a primeira semana. Acompanhe pelo twitter para ver o que tem por vir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário