segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cidade dos ossos - Cassandra Clare

Quer ganhar esse livro? Participe do sorteio!
Editora: Galera
Autor: CASSANDRA CLARE
ISBN: 9788501087140
Número de páginas: 462
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 


 Esse livro é o primeiro da série Instrumentos mortais e, para ser sincera, eu tenho um certo receio com primeiros livros. Porque sempre acho que o livro só enrolou para os próximos e não aconteceu nada, ou o livro é tão bom que não sobra história pro próximo. No entanto, a Cassandra conseguiu equilibrar bem entre os dois extremos.

 A história em si é muito bem construída e fácil. Há romance, fantasia e mistério. Na verdade, eu só passei a gostar realmente do livro depois da metade, pois na primeira metade há bastante mistério e isso costuma me irritar. Mas não foi nada que realmente incomodasse a ponto de estragar o livro. Especialmente porque no final as peças do quebra-cabeça se encaixam aos poucos e o leitor fica maravilhado.

 Quanto a narrativa, eu não diria que é exatamente leve, porque algumas partes demandam atenção para serem compreendidas. Mas, ainda assim, é muito agradável. A autora conseguiu prender a minha atenção, mas achei que ela não é muito boa em descrição: Ás vezes o cenário soava confuso demais e eu precisava seguir a leitura sem imaginá-lo muito bem.

 Uma coisa muito interessante na história é que estão incluso muitos tipos de criaturas sobrenaturais, além dos Caçadores de Sombras, e é tudo visto de uma forma um pouco diferente do que estamos acostumados. Isso torna o livro mais recheado de fatos e acontecimentos.
"Eles estavam próximos o suficiente para se beijar. Mesmo assim, ele a segurou com firmeza, como se quisesse se certificar de que ela fosse real."
 Eu poderia dar cinco estrelas para esse livro, e realmente gostaria de dar, não fosse pelo final. Não é que eu não tenha gostado, eu gostei bastante e entendo que nem tudo poderia se resolver, para ter história pros próximos livros. Mas há um detalhe especial no final que me deixou chocada e um pouco decepcionada, porque perdeu um pouco a graça pra mim.

 Para saber qual é esse detalhe... Só lendo! E esse é um livro que eu realmente recomendo, especialmente para quem gosta de fantasia, porque ele é ótimo.



Beijos, Ná Mazzilli

2 comentários:

  1. Concordo com você nisso de primeiro livro. Aconteceu comigo em Jogos Vorazes, eu li, adorei, tava feliz da vida. Aí anunciaram Catching Fire e eu fiquei "wtf? vai ter o que nesse livro?". E a outra conseguiu criar algo mais maravilhoso ainda né, mas... parei com HG. HAUHA

    Eu gostei bastante de Cidade dos Ossos, gosto do jeito meio diferente em relação aos outros YA.

    ResponderExcluir
  2. AAHHHHH eu adoro esse livro! AMO essa série!! *-*
    Sério que vc não gostou tanto do final?! Só me fez sair desesperada para comprar City of Ashes — eu li quando não tinha sido lançado aqui — e o segundo é melhor que o primeiro!! <3
    Mas esse detalhe que vc mencionou... ele se resolve! Tudo dá certo no final! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir