terça-feira, 27 de março de 2012

Pão-de-mel - Rachel Cohn

Editora: Galera Record
Autor: Rachel Cohn
ISBN: 850107697X
Número de páginas: 220
Sinopse: Depois de ser expulsa do colégio interno, a selvagem, obstinada e viciada em café Cyd Charisse volta a São Francisco para viver com a mãe e o padrasto. Mas para ela, não há como sobreviver neste lar imaculado: Cyd quer ser livre, e não se importa em quebrar as regras. Mas quando sua rebeldia sai do controle, seus pais a despacham para Nova York para passar o verão com seu pai biológico, Frank. O que ela não esperava era que o verão não corresse como ela planejara - e Cyd está longe de ser o que a nova família imaginava.

 Antes de mais nada, gostaria de dizer que essa resenha não é uma resenha. Se vocês nos seguem no twitter viram que no mês passado foi meu aniversário. Eu não tinha pensado em nada relacionado a isso para postar no blog, mas então fiquei com vontade de reler Pão-de-mel e decidi unir o útil ao agradável. Sempre que perguntam meu livro preferido, ele imediatamente aparece na minha mente. Por isso, eu não poderia deixar de falar desse livro aqui no blog.
 Quando li Pão-de-mel pela primeira vez, foi em 2008. Eu tinha doze anos e estava começando a me interessar por livros e pelas palavras. Só me lembro de ter adorado. Reli o livro em 2009, quando eu tinha treze anos, depois que uma amiga minha também o leu e disse que eu me parecia muito com a Cyd - a protagonista. E eu constatei que, sim, a Cyd tinha muito de mim; mas de um jeito meio esquisito. E tive certeza de que havia encontrado meu Siri.
 Na semana passada, quando tirei o livro da estante - o que faço sempre, porque gosto de ler alguns trechos dele para me inspirar -, senti um medo terrível de não gostar do livro. Não que Rachel Cohn fosse capaz de me decepcionar - nem se ela quisesse! -, mas você sabe como as coisas se tornam menos legais depois que você cresce. Mas agora que tenho dezesseis anos e uma lista muito maior de livros lidos e agora que o "meu Siri" já foi embora há muito tempo, fiquei com medo de que tudo parecesse bobo demais.
 Não poderia estar mais errada. É assustador o quanto me enxergo em Cyd Charisse. Em todos os detalhes, desde a sua forma de enxergar o mundo e agir até a forma como se relaciona com as pessoas e consigo mesma. Definitivamente, é uma história que tem muito de mim. Apesar de não emprestar nem sob pena de morte, esse é um livro que não tenho dó que amasse ou dobre um pouco, porque é como se ele fosse muito mais que um livro.
 A história é divertida e interessante. Os personagens são peculiares e muito bem construídos, os cenários são maravilhosos e cada detalhe é delicioso. É um livro que provoca no leitor aquela sensação gostosa de final de tarde numa biblioteca com um café quente, num mundo onde nem sempre tudo dá certo, mas que dá certo apesar de tudo. Ainda pretendo relê-lo muitas vezes.
 Espero que tenham gostado do post. Não há muito o que dizer sobre o livro em si, mas eu simplesmente não poderia deixar de falar sobre ele aqui. Ah! Tem as continuações Siri e Cupcake, vale a pena ler também.

 E você, qual é o livro que é seu xodó?
Beijo, 
Ná Mazzilli!

7 comentários:

  1. já li pão-de-mel e não gostei nem um pouquinho. nem das continuações siri e cupcake =(

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro, mas vi resenhas tanto positivas quanto negativas sobre ele, então estou meia receosa...
    mas a sua resenha está otima.=]
    e eu tenhoo vários livros que são os meus xodós... se eu citar vai ficar uma lista imensa hahaha

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  3. tem selinho lá no blog. http://acompulsivegirl.blogspot.com.br/2012/03/meme-1-as-onze-coisas.html

    ResponderExcluir
  4. Poxa, esse livro é meio 8 e 80 né? Já vi tantas críticas super positivas mas também já vi outras que criticavam até a mãe do tio-avô da personagem principal.
    É um daqueles livros que eu quero ler para ver o que eu acho. HAHA

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Realmente acho que esse livro é bem 8 ou 80, conheço muita gente que leu e não curtiu. Eu sou a 'do contra' das minhas amigas, pq eu gostei bastante da história e da Cyd, assim como a Ná. Ainda não li as continuações, mas pretendo. Não diria que é meu livro favorito,(aliás acho tão difícil escolher essas coisas =p), mas é uma leitura muuito gostosa, acho que vale a pena ler ;]

    ResponderExcluir
  6. Oii *-* eu tenho muiiita vontade de ler o livro, ja vi muita coisa legal sobre ele por aí e quero realmente descobrir essa historia *00* rs.
    Adorei a sua resenha, essas que acabam contando mais da gente do que do livro sÃo as melhores, acho que mostram bem que realmente gostamos do livro ^^

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pra despertar minha curiosidade basta que o livro fale de alguma garota forte e destemida.
    O que vc falou sobre o livro despertou a curiosidade e pretendo ler assim que conseguir rs.
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir