segunda-feira, 21 de julho de 2014

Minha vez de brilhar - Erin E. Moulton

Autora: Erin E. Moulton
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635033
Número de páginas: 288
Sinopse: Em uma noite, Indie faz um pedido para uma estrela. Ela quer muito reencontrar a sua lagosta de estimação, e também quer que sua irmã Bibi volte a gostar dela. Mas ter os seus desejos realizados pode exigir dedicação integral! Indie trabalha no teatro durante o dia, mostrando a Bibi e seus amigos o quanto ela pode ser útil. À noite, ela procura sua lagosta perdida, e para isso conta com a ajuda de seu novo grande amigo, Owen. Tudo vai bem até que Bibi e sua turma começam a pegar no pé de Owen, o maior exemplo de nerd e futuro loser. Será que Indie vai conseguir manter em segredo sua amizade com Owen? Será que, para ser uma pessoa melhor, Indie precisa mesmo ser diferente?





Recentemente, a Ná fez um post com os 5 livros sobre a amizade que ela mais gostava. Eu ainda não havia lido esse livro, mas sem dúvidas, após conclui-lo só pude pensar em como ele deveria ser o primeiro lugar nessa lista.

Indie é uma garota de 11 anos bem simples, que mora em uma (realmente) minúscula cidade litorânea e é completamente apaixonada por peixes. Ela tem a divertida mania de fazer cateras de peixe - o que sua irmã, Bibi, acha horrível. 

A garota que não é bem aceita na escola e em seu ultimo dia de aula é surpreendida quando descobre que sua lagasta dourada - chamanda Monty Cola - se enfiou dentro de sua mochila. Em uma confusão sem tamanho, Monty escapa e Indie foge da escola atrás dela. No fim, a lagosta acaba perdida no mar e Indie começa a montar um plano para recapturá-la.

Nesse meio tempo, ela se dá conta de como os pais tem orgulho da irmã que faz teatro e por acaso acaba se canadidatando para trabalhar na oficina de cenário da peça. Porém, Bibi acaba criando um monte de regras para que Indie não a envergonhe e uma dela é: não ser amiga da Owen.

O problema é que Owen e Indie já começaram uma amizade e o garoto é inteligente, divertido e esta ajudando-a na busca de Monty Cola. E no meio de toda essa caça a lagosta, Indie fica dividida entre agradar sua irmã - que só quer ser perfeita e popular - ou manter sua amizade com Owen que a entende melhor que todo mundo.

Preciso dizer que amei, simplesmente, amei esse livro. Em um mundo sobre peixes, crianças diferentes e o que realmente vale a pena, Erin soube abordar e passar uma mensagem muito interessante nesse sentido. Recomento a leitura a todos - vai encantar as crianças e surpreender os adultos.

"- Não acredite no que dizem. Sobre fazer pedidos a estrelas cadentes, Indie - diz Owen.
- O que você está querendo dizer? - pergunto, encontrando a constelação de Peixes no céu. 
- Quero dizer que, se a vida está péssima, não espere que fique ótima só porque você fez um pedido a uma estrela cadente. Não passa de um meteoro entrando na atmosfere terreste. Ele queima ao tocar a atmosfera, o que cria aquele rastro. Não há nada de mágico nisso. É ciência."

Beijos, 
Ká Andrade

10 comentários:

  1. Nunca tinha visto nenhum livro com uma história remotamente parecida. Gosto quando é assim! Pretendo ler, ótima resenha :)

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ká

    Já havia lido algumas resenhas não tão positivas sobre esse livro, só acho que as pessoas o analisaram pela ótica errada. Ele é um livro juvenil e deve ser isto como tal.
    Sua resenha me deixou encantada pela história antes mesmo de ler e espero amá-lo assim como você.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu comecei a ler esse livro para a Maratona Literária mas acabei não conseguindo terminar a leitura e sua resenha me empolgou, vou ver se o pego para ler novamente. A autora também escreveu o livro A Jornada, que super recomendo <3

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Que querida essa história. Passa o tempo mas o assunto é sempre o mesmo, porque as pessoas ainda insistem em mudar por outras. Gostei do livro, é uma história bem tranquila.

    beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ká, eu vi esse livro na livraria esses dias. Confesso que pensei que se trataria de uma obra que não faria o meu estilo, mas quando vi sua resenha já fiquei com vontade de ler. Mundo diferente, crianças, peixes, simplesmente adorei.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  6. Oi Ká,
    Os livros desse selo, são bem juvenis.. e esse já fica bem implícito na resenha. Na maioria das vezes acho fofo ou gosto mesmo! haha
    Deve ser uma graça a menina atrás da lagosta, e irmãos nem nos livros deixam o povo em paz haha

    A diagramação desse livro é bem bonita, adorei a capa dura

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Deve ser legal, apesar de não ter muita paciência para ler livros mais :c Adorei seu blog... bjs ~~

    laserquestt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum dos livros desse novo selo. Mas parecem ser exatamente isso que você falou na resenha, encanta as crianças e surpreende os adultos. Eu gosto muito de livros mais infantis, pois, as histórias tem que ter conteúdo para atrair os mais jovens, diferente de muitos livros adultos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Estou aqui lendo ele, mas tá devagar para mim. Mas nem é culpa do livro, é que minha agenda anda um horror esses dias!
    Espero acabar em breve e gostar dele tanto quanto você gostou.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro tem uma das capas mais lindas que já vi e só por conta disso já tentaria ler hehehe
    Beijos,

    Amanda
    www.divaliterario.com.br

    ResponderExcluir