domingo, 1 de março de 2015

Não sou uma dessas - Lena Dunham

Autora: Lena Dunham
Editora: Intrínseca
ISBN: 8580576229
Número de páginas: 288
Sinopse: Lena Dunham, a premiada criadora, produtora e estrela da série Girls, da HBO, apresenta uma coleção de relatos pessoais hilários, sábios e dolorosamente sinceros que a revelam como um dos jovens talentos mais originais da atualidade. Em Não sou uma dessas, Lena conta a história de sua vida e faz um balanço das escolhas e experiências que a conduziram à vida adulta. Comparada a Salinger e a Woody Allen pelo New York Times como a voz de sua geração, Lena é conhecida pela polêmica que desperta e por sua forma única e excêntrica de se expressar e encarar a vida. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idade.


 Assim que esse livro foi lançado lá fora, fiquei ansiosa pra ler. Girls é uma das minhas séries favoritas e sempre me identifiquei um pouquinho com a Hanna (a personagem interpretada pela Lena), então pensei que poderia me identificar ainda mais com a autora, já que ela é uma pessoa real. Além disso, imaginei que seria um livro interessante para mulheres jovens, principalmente por ser escrito por uma mulher aparentemente tão bem resolvida.

 Não me identifiquei com a autora, ao contrário do que imaginava e, pra ser bem sincera, isso foi um alívio. Levando em conta justamente o fato de ela ser uma pessoa real, não me sinto no direito de julgar sua personalidade ou as escolhas que ela fez ao longo da vida, mas é suficiente dizer que eu ficaria bem triste se tivesse um emocional tão desequilibrado. Grande parte do livro é algo que diz respeito somente a ela, e talvez alguém menos egocêntrico não achasse necessário contar sobre.

 O livro, num geral, é muito desconexo. Talvez por ser dividido em assuntos e por ser tão pessoal, a narrativa é cheia de lacunas. O leitor lê 300 páginas sobre Lena Dunham e continua desconhecendo grande parte da vida dela, mas com conhecimento exagerado sobre algumas questões como, por exemplo, o problema de vagina da autora, ou como ela não aproveitou as colônias de férias em que foi. Seria o mesmo que ler um blog.

 Por outro lado, admiro a coragem de escrever um livro como esse. A narrativa é muito honesta e eu, particularmente, não exporia a público questões, pensamentos e preconceitos que ela teve coragem de expor. A própria autora diz, na introdução do livro, que é preciso muita coragem para uma mulher, atualmente, escrever sua própria história. Concordo, mas ainda tenho ressalvas: não sei se ela aproveitou a oportunidade, porque pra mim a mensagem do livro soou fraca e confusa.

 Não digo que a leitura foi ruim. Fiquei entretida na maior parte dela, assim como ficaria sentada num café fofocando com uma amiga meio louca sobre as novidades de sua vida. Recomendo o livro para quem tem vontade de ler, porque pode ser divertido de uma maneira "é cômico porque não foi comigo" e dramático, em alguns momentos, de modo que pode confortar alguma menina em conflito interno. Mas esperava mais.

"Escrevi frases sobre a primeira vez em que fizemos amor, que foi como largar as chaves na mesa depois de uma longa viagem."
Avaliação: 3/5
Beijo, 
Ná Mazzilli 

5 comentários:

  1. Oi Ná,

    Foi nos últimos tempos que surgiu a vontade de ler esse livro. Já ouvira falar da série, mas nunca me despertou a curiosidade de assisti-la. Hoje, se tivesse algum tempo disponível, me aventurava a assistir. Enquanto isso não ocorre, fico feliz em ler o livro. Pena que você não gostou tanto assim do livro. Se surgir a oportunidade, não vou pensar duas vezes antes de ler!

    Beijos,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ná!
    Gostei muito da honestidade na resenha.
    Não conheço Girls e tampouco Lena Dunham, apenas ouvi falar. Por isso, essa é uma leitura que vou passar.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei de sua sinceridade, confesso que não me senti atraída por esse livro.
    Não tenho a mínima vontade de saber sobre a história dela, de verdade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oiee.
    Já vi resenhas beeem negativas sobre este livro, mas vou te dizer, mesmo a sua resenha expondo alguns pontos que podem escandalizar o leitor, foi justamente isto o que me deixou bem curiosa pelo livro... Coragem da autora? Personalidade desiquilibrada? Cômico porque não é conosco? Tudo isto me deixa curiosa, pelo simples fato de não ser mesmo conosco e acredito eu, avaliamos o quanto estamos satisfeitas com o que temos e somos...
    Quero ler mesmo! Hehe.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir