segunda-feira, 6 de abril de 2015

Renascer de um outono - Samanta Holtz

Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542803600
Número de páginas: 328
Sinopse: A vida aos dezoito anos está muito diferente do que Anna Hills havia sonhado. Sozinha em uma cidade estranha, reprovada no vestibular e demitida do emprego, ela enfrenta a difícil batalha para superar o desânimo e ir em busca de um lugar no mundo que possa chamar de seu.
Determinada a deixar os fracassos para trás, Anna descobre nos classificados a vaga para baby sitter de uma garotinha que vive com o tio. No entanto, ela não imagina que aquele pequeno anúncio de jornal se tornará o passaporte para as maiores emoções da sua vida, colocando-a face a face com mudanças, escolhas e com John, o rapaz que amava em segredo desde a infância, em um encontro que os levará a desvendar o verdadeiro sentido do amor, da vida e da importância de fazer cada instante vivido valer a pena.
Em uma tortuosa e apaixonante jornada, Anna descobrirá a força de uma grande amizade, a dificuldade de se conquistar o coração de uma criança e, acima de tudo, o poder transformador do amor, naquele que será o melhor e o pior outono da sua vida.

Já faz tempo que morria de vontade de conhecer a escrita da Samanta Holtz, desde quando "O pássaro" ainda era seu único livro publicado (e que ainda não li!). Porém, desde então tive a oportunidade de ler "Quero ser Beth Levitt" no ano passado, e simplesmente me encantar com a escrita da Samanta, que transmite tanto sobre o que eu também acredito.
Em Renascer de um outono, conhecemos Anna. Uma garota que está para completar 18 anos que já teve que passar pela tristeza da perda da mãe, e atualmente está lidando com a vida longe de casa, que está sendo completamente diferente do que ela imaginara, e diante das circunstâncias que lhe são impostas, é obrigada a se adaptar da melhor maneira possível.
Ainda que o contexto geral inicie com o relato de situações tristes, o livro não carrega essa "nuvem cinza" no seu decorrer. Sendo um romance romântico que é, não tem como não ter um toque de mel e uma certa dramatização dos acontecimentos, mas isso já é esperado nesse tipo de narrativa. E se bem desenvolvido, como é o caso, não se torna uma leitura cansativa ou inverossímil, se transforma em uma leitura que traz esperança e aquece o coração, pois vale ressaltar que aqui não é abordado apenas o amor romântico, e sim todas as formas de amor. 
A protagonista é forte e alegre, e ainda que tenha alguns traços infantis no início, é perceptível seu amadurecimento ao longo da trama, principalmente devido às situações as quais vai sendo apresentada e às mudanças pelas quais vai passando na idade que tem. Ela transmite tanto sobre acreditar no impossível e nunca deixar de tentar que me tocava de uma maneira que me instiga a fazer o mesmo. Os demais personagens se mostram especiais a sua maneira - até mesmo aqueles sem grandes aparições. Conforme iam sendo apresentados e suas histórias desenvolvidas, iam ganhando o meu coração - até mesmo aqueles que não mereciam. Como os personagens, e a própria protagonista, são dinâmicos, engraçados e otimistas, a narrativa em 1ª pessoa se tornou uma aliada para fluir a escrita, que por vezes me sentia lendo um relato de uma amiga íntima sobre sua vida, depois de algum tempo sem muito contato.
Infelizmente esse não foi um livro que me arrebatou com seu enredo, como Beth Levitt, mas definitivamente me deixou feliz e mais esperançosa de um mundo com pessoas tão doces como seus personagens.

"Quantos planos que eu julgava certos não se concretizaram, enquanto outros foram forçosamente elaborados devido à circunstâncias que eu jamais imaginaria viver. Pode parecer exagero expressar-me dessa forma com tão pouca idade, mas as mudanças pesam em nossa vida, independentemente do tempo que levam para acontecer. E para marcar."

Avaliação: 4/5

Beijo,
Nic Kloss

4 comentários:

  1. Querida Nic,

    Adorei saber sua opinião sobre Renascer de um Outono!!! Parabéns pela análise atenciosa não somente sobre os personagens e a trama em si como sobre o gênero literário e o que seria esperado dele :) Achei a análise muito precisa! Parabéns <3

    Beijos no coração,
    Sam

    ResponderExcluir
  2. Auuuunw, gostei da sua resenha Nic *_*
    Fiquei com vontade de conhecer a escrita da Samanta. Já ouvi falar dela em outros blogs, e os livros parecem realmente muito bons :)


    beeijos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oinnn, vontade de ler um livro doce agoraaaa.
    Só li "O Pássaro" da Samanta e amei a leitura, sempre quis ler mais coisas dela....Preciso corrigir isto logo.

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler alguma coisa da autora. Só vejo elogios a escrita dela. Não sei se começaria a ler por esse, que me pareceu não ser o melhor livro dela. Mas ainda vou ler algo dela hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir