Editora: Leya
ISBN: 9788580441031
Número de páginas: 168
Sinopse: Neste livro exuberante, o incomparável Ray Bradbury compartilha sua sabedoria, experiência e estímulo de uma vida de escritor. Aqui estão dicas sobre a arte da escrita dadas por um mestre do ofício. Um livro que reúne tudo, desde encontrar ideias originais até desenvolver a própria voz e o estilo, bem como leituras, impressões da infância e os bastidores da notável carreira de Bradbury como um autor fecundo de romances, contos, poemas, roteiros de filmes e peças de teatro. O Zen e a arte da escrita é mais do que um simples manual para o aspirante a escritor, é uma celebração do ato da escrita, que vai encantar, exaltar e inspirar o escritor em você.
Quem me conhece sabe: meu maior sonho é escrever, publicar e viver da escrita. Por isso, quando soube do que se tratava o livro, já me interessei. Vi o título e a capa e o interesse aumentou, mas quando li o nome do autor eu tive certeza de que precisava dele para continuar vivendo. Já falei um pouco sobre o autor no post sobre Farenheint 451, então vocês sabem que eu adorei o estilo dele.
O zen e a arte da escrita é uma reunião de ensaios - alguns um pouco arrastados, mas muitos geniais - de Bradbury sobre a sua vida, as suas memórias e a maneira como elas influenciaram suas obras. Ele conta um pouco sobre como acabou produzindo cada conto ou livro seu e, conforme ensina sobre escrita e inspiração, faz metáforas e reflexões sobre a vida e a maneira como lidamos com ela.
O que me deixou encantada por esse livro foi, além da poesia gratuita do autor, o modo como ele encara o ofício de escrever. Diferente de muito o que li por aí, Ray acreditava que escrever é prazeroso e simples, e o suor não se trata de dificuldades, se trata do êxtase que se tem ao passar horas escrevendo e deixando todas as suas memórias e sentimentos transparecerem no texto.
Adorei o livro, tanto como aspirante a escritora quanto como leitora. Depois de ler, fiquei um pouquinho abraçada com ele. E o que é mais incrível de tudo: ele realmente me inspirou a voltar a escrever com bastante frequência. Pretendo relê-lo mais milhões de vezes conforme for amadurecendo porque confesso que não consegui absorver algumas coisas, mas desde já recomendo para quem se interessa por escrita ou pensa em escrever!
Avaliação: 4/5
"Parece que escolhi o caminho mais longo; talvez eu tenha mesmo escolhido. Mas quis mostrar o que todos temos em nós, o que está sempre lá, e ao que tão poucos de nós damos bola. Quando alguém me pergunta de onde tiro minhas ideias, eu rio. Que estranho - estamos tão ocupados em olhar para fora, para encontrar meios e fundos, que nos esquecemos de olhar para dentro."
PS: Essa é uma resenha para o Desafio literário 2013 para o mês de Janeiro, cujo tema é livre.
Beijo,
Ná Mazzilli
Olá meninas!
ResponderExcluirVim agradecer a visita da Nic e retribuir o carinho,obrigada.
Ná,gostei muito da resenha,gosto muito de escrever,mas as vezes parece que a mente não coopera,será que se eu lê-lo terei o mesmo efeito que surtiu em ti.Espero que sim.
Bjos meninas e parabéns pelo blog,sua mais nova seguidora
Fabi
http://www.roubandolivros.com
Adorei a resenha, já li um livro do Bradbury e gostei bastante da escrita do autor. Saber sobre o que se trata esse livro me deixou morrendo de vontade de lê-lo!
ResponderExcluirBeijo:*
Naty.
Esse livro parece ótimo para quem ter aspirações a escritor, como você! Imagino o seu apego mesmo a um maravilhoso guia como esse.
ResponderExcluirBeijo
Muito bom post, estou tentando comprar o livro no formato e-Book, mas como moro na Alemanha, está difícil comprar. Tento comprar pelo sistema paypal, mas as livrarias brasileiras insistem em usar apenas o pagseguro, que não dá suporte internacional. Alguma idéia de site onde eu possa comprá-lo?
ResponderExcluirSaudações,
Eber Urzeda