quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Resenha dupla: As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky


Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
ISBN: 9788532522337 
Número de páginas: 223
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Ná Mazzilli
Esse livro é incrível, incrível, incrível. Não consigo pensar em outra palavra pra descrevê-lo.
No começo da história, achei Charlie muito imaturo. Ele não sabia de algumas coisas sobre a vida que, sinceramente, meninos de 12 anos já sabem. Mas, conforme a leitura evoluiu, perdi a birra: escritos, principalmente tão sinceros, sempre soam imaturos. Além do mais, o Charlie amadureceu muito depois que conheceu o Patrick e a Sam.
Amo a Sam, amo o Patrick, amo até a Mary Elizabeth. Os personagens são peculiares, divertidos e ainda assim humanos. Muito a contra-gosto, eu me identifiquei com o Charlie. O autor conseguiu colocar em palavras tudo que, imagino, a maioria dos adolescentes sentem, sentiram ou vão sentir em algum momento da vida.
Também gostei bastante do filme, mas não senti o mesmo que lendo a história. É doce, engraçada e ao mesmo tempo profunda. Há tempos eu não me sentia assim com um livro: extasiada.

"Espero poder lembrar a meus filhos de que eles são tão felizes quanto eu nas fotos antigas. E espero que eles acreditem em mim."
Avaliação: 5/5

Nic Kloss
É complicado expressar uma opinião sobre esse livro, pois ele é tão honesto e real. Acho que por isso, ou as pessoas amam o livro ou simplesmente o acham comum. Eu, felizmente, estou entre aquelas que amou. É por ser uma história simples, que poderia estar acontecendo com qualquer um a nossa volta, que dá uma sensação de aconchego e proximidade. Quando Charlie relata todos os seus sentimentos e o que aconteceu com ele em suas cartas, endereçadas a sabe-se lá quem, eu sentia que estava conversando com um amigo e ele me contando quais eram seus problemas, frustrações e descobertas. Me contando sobre o mundo novo que estava desvendando ao lado de pessoas maravilhosas como Sam e Patrick, e eu me sentia feliz ao saber que esse meu amigo havia encontrado pessoas maravilhosas assim.
Infelizmente eu fiz o contrário do meu usual - ler o livro antes de assistir ao filme - mas não me arrependo. Acho que só consegui gostar mais do livro depois, tanto quando li em português, e posteriormente em inglês.
É aquele tipo de livro que as pessoas deveriam ler ao menos uma vez na vida.
" - Charlie, a gente aceita o amor que a gente acha que merece."
Avaliação: 5/5


Beijo,
Ná e Nic.

8 comentários:

  1. Nossa, uau, resenha arrebatadora! Adorei a resenha dupla ♥ Fiquei com mais animo ainda, pra colocá-lo na minha lista de desejados!

    Um beijo meninas!

    ResponderExcluir
  2. Sou fã desse livro! Meu Deus nem sei descrever o que senti enquanto lia ele! Fiz uma resenha no meu blog mas adorei a de vocês meninas! Abraços!!!
    Murilo - Books All Over You

    ResponderExcluir
  3. Adorei ambas as resenhas. Esse livro é um livro incrível mesmo, ele certamente entrou na lista de favoritos *-*

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. As Vantagens de Ser Invisível é ótimo.
    Um dos melhores livros que li no ano passado.
    <3

    ResponderExcluir
  5. Muita gente fala bem do livro e estou começando a ler agora, espero que eu goste também!
    E tem selinho pra você la no blog: http://sector-12.blogspot.com.br/2013/01/selinhos.html
    Lorena Kelen.

    ResponderExcluir
  6. Concordo total: ou você pega a profundidade de toda aquela sinceridade, ou você simplesmente vai achar a leitura comum!
    Beijos, Ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente isso o que eu pensei quando vi gente falando que não gostou, Ni.
      Mas cada um é um, né? Hehe.

      Excluir
  7. Adorei esse livro o filme, a história é muito boa!! :)

    ResponderExcluir