Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 224
ISBN: 9788581635415
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Acima de tudo, Se eu ficar me surpreendeu. A história de Mia é simples, mas ao mesmo tempo, muito difícil. Em um dia, que por conta da neve, suas aulas são canceladas, assim como as do seu irmãozinho Teddy e seus pais dispensados do trabalho a família decide fazer um passeio. Um passeio que é fatal.
Durante todo o livro temos uma mescla de passado e presente muito bem construida por Gayle Forman. Após o acidente, Mia consegue ver seu corpo, tocar as coisas e etc, contundo, ninguém consegue vê-la. Ao se deparar com as emoções nos olhares e palavras de sua família, amigos e namorado ela começa a travar uma batalha interna onde deve decidir se ainda quer ficar. Continuar a viver.
Nos flashbacks, temos uma noção maior de como eram os pais "loucos" de Mia até o nascimento de seu irmão Teddy quando ela já tinha 10 anos. E de como era seu belíssimo relacionamento com a família. Havia cumplicidade entre ela e a mãe, muito amor entre ela e seu irmão e uma compreensão mutua com seu pai. Fora isso, é possível perceber como e quando Mia se apaixonou por música clássica e o violoncelo, o que aconteceu para ela e Kim - sua unica e melhor amiga - se tornarem tão próximas e de que forma Adam, seu namorado, entrou na sua vida.
Vale ressaltar que a vida de Mia não é perfeita. Ela e Kim sempre tiveram seus desentendimentos, Mia está dividida em relação a sua vida pós-colegial e o que deve fazer em relação a faculdade de Música e isso tem abalado seu relacionamento com a Adam. Esse é um ponto importante. Apesar de ser amada, querida e feliz, Mia tem uma vida real, problemas reais e vive situações reais que fazem com que o leitor se aproxime mais da personagem.
Agora, Mia tem só uma chance. Cabe a ela decidir o que fazer com sua vida e o que acontecerá daqui para frente. Singelo e bonito, Se eu ficar me encantou e derrubou algumas lágrimas. Vale a pena conferir!
Avalição: 4,5/5
"Percebi agora que morrer é fácil. Viver é difícil."
Beijos,
Ká Andrade
Esse é um livro que eu tenho bastante vontade de ler. A história chama atenção e eu fico curiosa para saber como a autora desenvolve o enredo e o final.
ResponderExcluirOii. Eu quero demais ler esse livro. Adorei a quote!! E a resenha tb *-*
ResponderExcluirBeijos
Nati
www.meninadelivro.com.br
Oi Ká! Tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha! Vi o trailer do filme e fiquei super curiosa pela história!
Só desanimei um pouquinho quando descobri que tem continuação. =(
Postei uma tag no blog hoje e coincidentemente mencionei Se Eu Ficar!
Beijos,
Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com
Oi Ká
ResponderExcluirEsse livro está na minha meta de leitura ainda pra esse mês. Os comentários são em sua maioria positivos e isso me deixa bastante receosa, você já deve ter percebido pelas minhas resenhas que eu tenho problemas com livros bem cotados.
De qualquer forma espero que o livro faça jus as minhas expectativas, se ele for para mim metade do que você falou na resenha, já está de bom tamanho.
Beijos
Mundo de Papel
Estou no meio da leitura desse livro, até agora está tudo perfeito! Gosto muito desse jeito de contar histórias, com a mescla de passado e presente.
ResponderExcluirTudo Que Motiva
Amo histórias, tanto livros quanto filmes, que me fazem refletir sobre a profundidade da vida e a aventura que é viver. Quando vi o trailer do filme, vi que tinha que assisti-lo. E não poderia ser diferente com o livro!
ResponderExcluirClara
@clarabsantos
clarabeatrizsantos.blogspot.com
Já li tanto a respeito desse livro que esses dias comecei a ler. A curiosidade me venceu. hahaha
ResponderExcluirAinda estou no início mas já percebi que, assim como você disse, a história é simples, comparada a tantas outras que vemos por aí, mas ao mesmo tempo é algo bem profundo. Gostei da resenha.
Beijooo
Lu
http://sem-spoiler.blogspot.com.br
Esse livro é um dos que mais tenho desejado nos ultimos dias,
ResponderExcluirmas como não desejá-lo não é mesmo? Milhares de resenhas positivas e um trailer de
tirar o folego, quero muito meu exemplar para ontem hehe
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Acabei de ler uma outra resenha desse livro e a pessoa que resenhou se decepcionou um pouco com o livro. Eu ainda não sei o que esperar, por isso que quando tem muita propaganda em cima, eu espero para ler. Depois que o pessoal para de falar sobre ele, dai eu leio. mas que bom que você gostou.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Eu estou suuuper ansiosa para ler este livro, principalmente por causa da adaptação (adoro a atriz).
ResponderExcluirAgora fiquei ainda mais animada com a leitura diante de tantos elogios!
Espero gostar tanto quanto você!
:D
Beijos
http://www.interacaoliteraria.com/
Esse livro deve ser bem dramatico e reflexivo. Faz tempo que não leio livros desse tipo, obrigada pela indicação. :D
ResponderExcluirSe tiver tempo dê uma passada no nosso blog :D
http://livro-azul.blogspot.com.br/
Oi Ká,
ResponderExcluirEstou finalizando a leitura, todo o ocorrido é bem triste.
O problema é essa mescla da narrativa com presente e o passado que às vezes cansa, mas é necessário para que a gente conheça melhor a Mia.
Ótima resenha!
bjs
Nana - Obsession Valley
Oi Ká, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que não li a sua resenha. To doida pra ler esse livro, vou comprar na Bienal. Já vi muito spoiler com o treiler do filme. Mais até do que eu gostaria de ver!!! To super ansiosa para ter o meu livrinho aqui *-*
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Quinta resenha que leio desse livro só hoje! Haha! Pense num livro absurdamente lido, minha gente!
ResponderExcluirÉ um livro que anda cada vez mais me interessando pelo tanto de comentários razoavelmente bons sobre o mesmo. Já ouvi falar que o romance não é tão bem desenvolvido assim, que existe uma enrolação no livro - e a sua crítica é uma à favor do mesmo. Acho bacana, na verdade a melhor coisa da blogosfera: a diversidade de opiniões pra que construamos a nossa própria. ^^
Adorei! Beijão!
Achou O Quê?:
http://achouoque.blogspot.com.br/