segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Resenha Dupla: Vaclav & Lena - Haley Tanner

Autora: Haley Tanner
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
ISBN: 9788580572056
Sinopse: Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.

Ká Andrade
Vaclav e Lena me surpreendeu. Já tinha visto algumas resenhas sobre, mas nunca pensei que a história fosse me encantar, tanto quanto encantou. Vaclav e Lena são dois russos que vieram para os EUA em busca de uma vida melhor. O garoto sempre sonhou em ser mágico e tem em Lena uma amiga, uma assistente e mesmo com apenas 10 anos, um amor. Eles tem uma forma singular e muito bonita de amizade, que me encantou profundamente. Lena é uma garota pobre, que fala pouco e passa por maus bocados com sua tia - mas tem em Rasia, mãe de Vaclav, um apoio maior do que se pode imaginar. Então, eles acabam sendo separados e tendo a amizade interrompida, quando a garota some. Anos depois, quando a verdade sobre aquele dia é descoberta, as coisas mudam muito para Vaclav e ele passa a enxergar a vida de forma diferente. À partir desse dia, é possível descobrir o que aconteceu com Lena e como as coisas podem ser difíceis mesmo para crianças de 10 anos. Preciso dizer que amei, amei Vaclav. Ele é realmente um personagem especial, um garoto de coração imenso e muito veradeiro. Livro recomendádissimo sobre adaptação, verdades, amizade e amor.

Avaliação: 4/5


"Outras vezes você pode sentir que tudo no mundo inteiro está frio por certo motivo, e que está frio só para você, e você vê todas as outras pessoas com um fogo para aquecê-las, e você tem a sensação de que vai sentir frio para sempre. Às vezes a gente pode sentir um frio assim até no verão."

Nic Kloss
Esse foi um livro que me encantou muito, pois ele aborda a amizade da maneira mais pura possível, através da amizade de infância. É uma história que tem uma realidade complicada por trás, que vai sendo desvendada ao longo do livro e que quer passar uma crítica muito forte, com temas e preocupações que não tem idade para acontecer ou aparecer, mas foi inteiro abordado com muita sutileza e simplicidade, com uma narrativa delicada e envolvente que a vontade de parar de ler é nula. 
Os personagens são envolventes e sinceros. Cada um conquista de cara, com sua inocência ou preocupação, e mesmo depois do intervalo de anos que a história dá, mantêm o mesmo espírito, amadurecem e se tornam quem era esperado que se tornassem. Há muitos diálogos e passagens realmente incríveis sobre reflexões e pensamentos, que por si só já valeriam a leitura, mas todo o conjunto é incrível e não tem como deixar de recomendar. Minha única crítica é que eu esperava algo mais nas últimas duas páginas, porque o desfecho estava muito bem encaminhado e eu imaginava um fechamento diferente.  

"Contudo, é claro que o tempo passa; é uma das verdades do universo: por maior que seja a dor, a alegria, o nervosismo, a ansiedade, o amor, o medo, a coceira, o coçar, a febre, a queda, o tempo passa. Assim, o acontecimento impossível está de repente diante dela, e então aquelas horas, até as horas que antes pareciam feitas de milênios, retrospectivamente parecem desmoronar sobre si mesmas, de tal modo que a chegada do acontecimento parece na verdade repentina, a espera parece ter passado absurdamente rápido, e aquelas horas parecem nunca ter existido."


Avaliação: 4/5

Beijo,
Ká e Nic.

5 comentários:

  1. já estou vendo que vou gostar muito de titulo , amei a capa e a resenha esta ótima
    kiss
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie! Esse livro eu comprei sem conhecer, vi na livraria achei a capa bonita e comprei. Comecei a ler e a leitura não me prendeu. Acho que devo voltar a ele!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre quis ler esse livro e nunca consegui comprar, mesmo com as milhões de promos dele espalhadas pela internet. E depois dessa resenha esclarecedora de vocês, acho que vou me render aos encantos do casal russo. ahauhaua

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A sinopse chamou a minha atenção desde a primeira vez que ouvi falar desse livro, mas acabei lendo um spoiler numa resenha no Skoob e já sei o que acontece no fim. Acho que, por causa disso, não tenho urgência em lê-lo. Mas ainda quero dar uma conferida, sem pretensão.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas

    Sabe aquele livro que a capa te repele ao invés de atrair? O título também não me ajudou muito. Pelo visto eu deveria ter dado uma olhada melhor nele. Parece uma bonita e encantadora história e acho que está na hora de dar uma chance a ela.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir