Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573299
Número de páginas: 320
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Louisa Clark é uma jovem de 26 anos que após o fechamento do café onde trabalhava acaba como cuidadora de Will Traynor.
Will, por sua vez, é um homem de 35 anos que sofreu um acidente que o tornou paraplégico dois anos atrás e o fez uma pessoa diferente da qual costumava ser.
Esses dois jovens, de personalidades distintas, acabam tendo que lidar com suas diferenças quando são postos frente a frente. Lou é uma garota simples, mas que expressa em sua forma de se vestir, alguns acontecimentos pessoais do passado. Traynor, após o acidente, acabou se tornando amargo e tem em mente planos para o futuro dos quais muitos discordam.
O relacionamento dos dois é, a princípio, desenvolvido por parte da moça que propõe à ele as mais diversas atividades com o intuito de animá-lo. Will é resistente, mas vê em Clark um potencial maior do que a mesma enxerga em si própria e busca mostrar isso a ela.
Os personagens secundários, como a família de Lou - sua mãe, pai, irmã, avô e sobrinho, além da família de Will com seus pais e irmã compõe o cenário, juntamente com Nathan, o enfermeiro de Will.
Essas mesmas figuras ganham ao longo da história seu devido destaque, incrementando e dando suporte a todo o enredo. Muitas vezes senti Clark sendo infantil em relação a sua irmã e Will impassível com sua mãe. Mesmo assim, gostei bastante do que foi apresentado de cada um e acredito que seus pontos de vistas foram válidos.
A história de Como eu era antes de você é sobre mais que um romance que passa a ser desenvolvido entre empregador e empregado. Traz reflexões sobre as condições dos deficientes físicos, sua capacidade na tomada de decisões e como a sociedade enxerga esses favores. Achei um livro muito bonito, com um enredo envolvente e personagens reais.
Quando Clark descobre um segredo da família Traynor, passa a se empenhar para que o futuro mude e ela possa fazer a diferença na vida de Will como ele vem fazendo na dela. O final, apesar de não incrívelmente uma surpersa é singelo, doce e triste. Super recomendo a leitura!
Ps: Já estou aguardando ansiosamente o filme hehe
Avaliação: 4,5/5
"Não estou lhe pedindo para saltar de prédios altos, nadar com baleias ou algo assim (embora, no fundo, gostaria que você fizesse essas coisas), mas para viver corajosamente. Ir em frente. Não se acomodar. Usar aquelas meias listradas com orgulho. E se quiser mesmo se acomodar com algum sujeito ridículo, garanta que um pouco de tudo isso fique guardado em algum lugar. Saber que você ainda tem possibilidades é um luxo. Saber que lhe dei algumas em dá um certo alívio."
Beijos,
Ká Andrade
Oi, Ká.
ResponderExcluirQue lindo! Adorei esse livro, preciso lê-lo. Sua resenha também ficou muito boa, deu para sentir o clima da história direitinho. Sabe o que ela me fez lembrar no começo? A história de Intocáveis, que também é muito linda, além de divertida.
Beijos,
Isie Fernandes - de Dai para Isie
Oi Ká!
ResponderExcluirAinda não li o livro, mas tenho muita vontade de lê-lo! Parece ser uma história linda.
Beijos,
Epílogos e Finais