terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ler, viver e amar em Los Angeles - Jennifer Kaufman e Karen Mack


Editora: Casa da Palavra 
Autor: Jennifer Kaufman & Karen Mack 
ISBN: 9788577340972
Número de páginas: 320
Sinopse: Dora cura a sua tristeza lendo - às vezes por dias consecutivos. Separada pela segunda vez, sua vida se resume a ficar na banheira com vinho e livros - de Tolstoi a Mark Twain, de Flaubert a Jane Austen. Best-seller e livro cult na Costa Oeste americana mostra como a boa literatura pode ser reconfortante e um chave contra os momentos mais difíceis da vida. Tudo isso tendo como cenário a luxuosa Los Angeles, suas lojas, paisagens e ruas que moram no imaginário dos amantes de cinema e dos seriados de TV.


 O livro foi relançado com outra capa agora (que eu acho muito menos bonita) e o nome mudou para Ler, viver e amar. Mas eu aproveitei que estava barata a primeira edição e comprei, mesmo depois de ler várias resenhas negativas sobre a história. Afinal, quem lê bastante sabe exatamente o que é estar no lugar de Dora: quando você pega um livro pra ler, qualquer tristeza vai se esvaindo aos poucos.

 Uma coisa que eu quero muito destacar é que o livro foi escrito por duas autoras e eu tive a impressão de que elas dividiram seu trabalho em exatamente metade para cada uma. Provavelmente não foi assim, mas parece, porque a primeira metade é muito mais divertida, leve e literária do que a segunda metade.

 Não se pode esperar desse livro um romance ou um drama, porque ele é um chick-lit e, como todo chick-lit, é bobo e um pouco previsível. Mas ele tem um diferencial que me fez gostar muito mais dele do que eu costumo gostar de livros desse gênero, que é a personagem: Dora tem uma personalidade muito forte. Apesar de toda essa coisa de se refugiar nos livros e ignorar seus problemas, ela não é mais uma dessas mocinhas fúteis e dramáticas.
“(…) Os adoradores de livro vêm em seguida. Eles mantêm seus livros cobertos (e não porque são romances), usam marcadores de página e absolutamente nunca deixam o livro tocar o chão. Eles olham para o livro como se fosse um ser com sentimentos, um objeto de desejo vivo, que respira, que precisa ser tratado com absoluto respeito. Eles leem cada palavra, até mesmo as notas de pé da página.”

 A história é doce e divertida, mas tem alguns momentos realmente tristes. E, em minha opinião, não faltaram referências literárias: Todo capítulo começa com um trecho – ótimo – de livro e a protagonista fala bastante sobre livros, ainda que não fale disso o tempo todo (o que ficaria cansativo).

 O final ficou um pouco corrido e a história tomou rumos diferentes do que eu imaginava, mas ainda assim eu amei o livro. Quando terminei de ler, fiquei com vontade de reler na mesma hora, só pra curtir um pouco mais os porres literários de Dora. Não é o tipo de história que vai mudar a sua vida, mas com certeza vai te divertir!

Beijos, Ná Mazzilli

2 comentários:

  1. caraaa, eu quero muito esse livro!!! ja vi muita resenha negativa dele tbm, mas nem liguei. esse livro para ser muito bom!

    lindo blog!

    nossa estante- 1 ano falando sobre livros

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a Dora deve parecer muito com todas bookaholics hahah
    Estou louuuca pra ler esse livro! Parece muito... real :)

    ResponderExcluir