domingo, 4 de dezembro de 2011

Coração de Tinta - Cornelia Funke

Editora: Cia das letras
Autor: Cornelia Funke
ISBN: 9788535907728
Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie era apenas um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração de Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu se instalar numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração de Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

   Coração de Tinta é para aqueles que são apaixonados por livros, e também para os que não são começarem a ser. Meggie e Mo tem um amor incondicional pelos livros e cuidam destes com tanto amor e carinho quanto eu ou qualquer outro leitor assíduo. Devoram cada palavra com paixão, falam de livros com tanta emoção que você chega até a gostar mais de ler só pela maneira com que eles leem. E nesse livro, pai e filha conseguem realizar o sonho da maioria dos leitores: retirar de um livro seus personagens e participar dessa história com eles.

"Existe algo mais belo nesse mundo do que as letras? Sinais mágicos, vozes dos mortos, peças de mundos maravilhosos, melhores do que este. Elas consolam e espantam a solidão, são guardiãs de segredos, arautos da verdade..."

   Apesar de todos acharmos que seria maravilhoso poder encontrar um dos personagens de nosso livro favorito, não é assim que Mo vê as coisas. Após acidentalmente "trocar" sua esposa Teresa e seus dois gatos  por Capricórnio, Basta e Dedo Empoeirado enquanto lia para ela e Meggie "Coração de Tinta" , Mo toma a decisão de nunca mais ler um livro em voz alta. Por anos cria Meggie, sem jamais ler para ela, apesar de a menina insistir muito. Mas uma noite, quando Dedo Empoeirado surge para alertar que Capricórnio está atrás dele novamente para fazer uso de sua língua encantada, Mo vai para a casa de Elinor, uma tia de Meggie, tão apaixonada por livros quanto ele e sua filha. Mas os três acabam na aldeia de Capricórnio, na maior aventura de suas vidas, juntamente com personagens de outros livros, e o próprio autor de Coração de Tinta.

"Como Mo dissera: o orifício de escrever histórias tem algo a ver com a magia."

   O livro tem uma maneira maravilhosa de descrever todas as situações, lugares, personagens e sentimentos. Com uma narrativa encantadora, nos transporta para um mundo de sonhos, onde palavras escritas e ditas ganham vida.

"Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, nem mesmo quando não eram bem tratados."


Beijos, Nic Kloss.


- Para quem tiver curiosidade,  a série tem mais dois volumes:  Sangue de Tinta e Morte de Tinta. Além do filme de Coração de Tinta.

Um comentário:

  1. Adorei a resenha, esse livro tem a capa linda!
    Visita meu blog literário, se vc gostar podemos fazer parceria >>>> http://umameninaleitora.blogspot.com/

    Se gostar me responde no comentando no primeiro post do blog, ok? bjs

    ResponderExcluir