domingo, 23 de setembro de 2012

Um lugar para ficar - Deb Caletti

Autora: Deb Caletti
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630199
Número de páginas: 172
Sinopse: O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...




 Sabe quando você termina de ler um livro, mas ele não acaba? E você ainda se lembra dos personagens como se fossem conhecidos seus de uma cidade distante? Foi isso o que senti depois de ler Um lugar para ficar. E foi o que senti durante a leitura da metade final do livro. 


 Mas não durante o começo. A autora me irritou muito nos primeiros capítulos, em primeiro lugar porque tem muitas, muitas notas de rodapé como se fosse a própria personagem dizendo e acho que isso era pra ser legal, mas eu só conseguia pensar que chatice era interromper a leitura toda hora para ler o final da página. Em segundo lugar, porque logo depois do primeiro beijo de Christian e Clara, ela se definiu como "embriagada de amor". Na boa, existem pessoas de 17 anos que se dizem embriagadas de amor depois do segundo beijo com alguém que acaba de conhecer?  Com o desenrolar da história entendi que a autora quis dizer que o começo do relacionamento deles foi muito intenso, mas ainda acho que ela poderia ter sido mais cautelosa.



 Outra coisa que me incomodou um pouco foi que a autora passava muito tempo fazendo reflexões. Sim, eu gosto de refletir durante uma leitura, mas não gosto que isso aconteça em todas as páginas repetidamente. Mas, apesar de tudo isso, eu gostei da escrita da autora. Porque, quando ela estava realmente narrando os fatos, tinha ótimas descrições e realmente me fazia enxergar a situação a ponto de me deixar completamente envolvida. Ela conseguiu me deixar angustiada, com medo e me fez suspirar pelo mocinho. Acho que despertar sensações é, afinal, a principal tarefa do autor.



 A história se intercala entre passado e presente. Um capítulo sobre o relacionamento de Christian e Clara, um capítulo sobre Clara e seu pai na nova cidade... Aos poucos, tudo vai se encaixando e a trama se desenrola sem focar demais em um só problema. E o final é do tipo que acalma o coração, sabe? Como se a autora te abraçasse e dissesse que tudo fica bem e dá certo. Quer dizer, é um livro com uma história original e carregada de lições emocionais que todo mundo deveria ler.


Avaliação: 4/5
"Não podemos ficar tão envolvidos nos nossos próprios equívocos a ponto de perder a beleza simples da verdade."
Beijos, 
Ná Mazzilli

2 comentários:

  1. Oii linda (o) ,nossa seu blog é um amr,viiu?
    eu a-mei !
    Vou estar sempre aqui viiu?
    Beijinhos
    karenselajaalmiron.blogspot.(com.br) Tire os parenteses!!

    ResponderExcluir
  2. Noooosa,eu nao conhecia esse livro,fiquei curiosa
    para ler
    Visita ? Se gostar segue !
    www . supercaprichada . com . br

    ResponderExcluir