domingo, 30 de setembro de 2012

Garotas de vidro - Laurie Halse Anderson

Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630113
Número de páginas: 272
Sinopse: Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.



 É difícil escrever sobre esse livro. Sempre me interessei por qualquer coisa que falasse sobre transtornos alimentares e até tive vontade de escrever uma história que envolvesse anorexia, mas como nunca sofri de anorexia ou de bulimia, ficaria muito superficial. Então ouvi falar sobre esse livro e fiquei, ao mesmo tempo, ansiosa e com medo de ler. Pensei que seria uma história rasa, mas não é.

 O desenrolar é lento e sem muitos acontecimentos, sem muitos personagens e com poucos cenários. Também não há muita descrição ou diálogos longos. Porque a narrativa é muito focada nos pensamentos, sentimentos e sensações da Lia. Algumas frases são rabiscadas ou em letra maiúscula e isso me irritou no comecinho, mas depois me acostumei.

 Lia não é fraca, ao contrário do que as pessoas pensam sobre pessoas anoréxicas. Ela é muito forte e tem uma família muito boa (apesar de não saber disso algumas vezes), mas está passando, no livro, por um momento carregado de dor, tristeza e confusão. Aliás, o livro todo é carregado de sensações. Tem algumas alucinações da Lia que são muito interessantes e assustadoras, até.

 A história é pesada e intensa, do tipo que remexe até o fundo do seu coração, e a escrita é muito, muito boa. Acho que esse é o tipo de livro que eu gostei demais e tenho ciúmes de recomendar (rs).

Avaliação: 5/5


"Estou brava com eles. Estou brava com a gente. Estou brava porque deixei meu cérebro passar fome e porque fiquei tremendo na cama em vez de dançar ou ler poesia ou tomar sorvete ou beijar um garoto ou talvez uma garota com lábios suaves e mãos fortes."
Beijo,
Ná Mazzilli

2 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler Garotas de Vidro. Sério mesmo.
    Tanta gente dizendo como o livro é intenso, real...

    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro de grande complexidade, me interessei.
    Beijo!

    ResponderExcluir