quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sobre kindle e e-books

 Oi, vocês!

 Quando começou a surgir o burburinho sobre e-books e e-readers, eu fiquei muito receosa. Tive, como imagino que todos os leitores tiveram, um pouco de medo. Medo de que, com o tempo, perdessemos o encantamento pelos livros de papéis, impressos, cheirosos e abraçáveis. Aí eu li a crônica genial do Antonio Prata, pensei mais um pouquinho e fiquei até com vontade de experimentar ler um e-book. No final, me descobri completamente doida por um kindle! Acabou que, depois de muito chororô, meu irmão me deu o kindle de presente de natal.
 Não vou falar muito sobre como ele é e como funciona, porque já vi que pipocaram muitos vídeos sobre isso blogosfera a fora. Então, vou só responder algumas perguntas que imagino que todo mundo que ainda não tem um kindle se faz.

 Vale a pena adquirir um kindle? A leitura é a mesma de um livro físico?
 Eu não me arrependi, não. A tela ink do aparelho não emite luz, isto é, parece muito com uma folha de papel e, por isso, não cansa meus olhos nem um pouquinho. Além disso, o kindle é levíssimo e muito confortável de ler, especialmente deitada na cama, porque a capinha que tenho (a que a Amazon vende) possui uma lanterninha perfeita para iluminar só a página, no escuro. Não substitui a sensação de segurar um livro, de virar as páginas ou de folhear um volume, mas é quase tão bom quanto.

 Qual o formato dos livros do kindle?
 Não posso dizer sobre o Kobo ou qualquer outro leitor, mas o meu kindle recebe os livros no formato em que são vendidos na Amazon, que é o formato .mobi. Mas também consegui baixar e ler em .pdf, o problema é que não dá para mudar a fonte das letras e normalmente ficam bem pequenas. O bacana é que o kindle possui um e-mail, por exemplo seunome@kindle.com e você pode enviar um arquivo do computador direto para ele, o que ás vezes dispensa o uso de cabo USB. Além disso, se você enviar o arquivo, qualquer que seja o formato, com o assunto "Convert", o arquivo chega no seu aparelho automaticamente convertido para o formato ideal.

 Dá para baixar livros grátis?
 Sim! Como meu irmão comprou o meu kindle no site da Amazon.com, fiquei com muito medo de só conseguir comprar livros em inglês, e na verdade não tenho muita facilidade com a língua. Mas descobri alguns sites com muitos livros para baixar sem precisar pagar, e raramente encontro grandes erros de digitação ou diagramação. Um link muito bom: https://skydrive.live.com/?cid=6A76D399D41EC0D0.


 Então, é isso! De maneira alguma penso que os e-books vão substituir completamente os livros físicos, mas não vejo problema em conciliar as duas formas de leitura. A Instrínseca fez um vídeo bacana sobre isso, aliás.


Beijos,
Ná Mazzilli

9 comentários:

  1. Eu já li alguns e-books, mas não consigo me acostumar, acho que nunca vou desgrudar dos livros físicos <3

    beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ja tinha visto esse video da intrínseca, eu adorei. Realmente não tem como substituir os livros fisicos, é magnifico ficar com ele não mão, folheando e sentindo o cheiro de novo,antigo seja qual for. Eu leio ebook, e não tenho nada contra, diferente de você eu tenho um tablet, eu configuro a luz para que fique acessivel ler com conforto, baixo diversos livros de diversos formatos, ate os que eu tenho, as vezes eu baixo só para marcar alguma coisa pois não quero riscar o meu livrinho querido kkkkkk locura Minha !

    Bjs,
    Misturando Palavras

    ResponderExcluir
  3. Olá! Retribuindo sua visita! Eu acabei de comprar um Kobo e estou adorando, é ótimo. Gostei muito do post!

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sei se eu compraria, Amo tanto ter meus livros amados em minhas mãos... Mas bem, já li muitos e-books pelo celular pra passar o tempo, então quem sabe mais tarde né?

    http://livraticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não me acostumo com essa coisa toda de kindle, na verdade eu não compraria já que já tenho um tablet. Ainda prefiro livros físicos, poder sentir o cheiro...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu já tentei baixar em pdf para ler no notebook (não sei se é considerado e-book também), e sinceramente? NÃO GOSTEI!
    Acho cansativa demais a leitura. Mas uma coisa que eu adorei no kindle, pelo o que você falou, foi o fato da tela não emitir luz, porque isso é horrível na hora de ler! rsrs.

    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Managing the enterprise is the implementation of the
    business plan, or the day-to-day operation of the new
    business and its management. For a good amount innovations of what to include, please
    see "Power Words for Business Cards". Custom House Plans Design for a
    variety of clients at Auto - CAD Drafting India has massive experience.


    Here is my web site ... The Design Entrepreneur Free Download

    ResponderExcluir
  8. And remember to be very specific about what it is that you want.
    And there is also a very cheap Pro Tools M-Powered that can be used
    with dozens of cheap M-Audio interfaces. The stronger the signal, the easier a loop happens.


    My web page ... MOTU Digital Performer v8.02 free download

    ResponderExcluir
  9. Great post. I'm going through a few of these issues as well..


    Also visit my weblog - Lea

    ResponderExcluir