sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dicas para ler mais!

 Desde que fiquei grandinha o suficiente para escolher os livros que leria - ao invés de fuçar na estante da minha mãe - anoto no bloco de notas do computador tudo o que leio, com a data de início e término da leitura, inclusive. Com essas anotações, reparei que criei um padrão involuntário: todo ano eu lia 51 livros. Assim, quebrado, dando uma média de um livro por semana.
 Aconteceu que em 2013, como quem acompanhou os vídeos de Leitura do mês reparou, eu li bem menos. Cheguei até a passar um mês inteiro sem concluir um livro, e por isso no final do ano eu lera 31 livros, e o que é pior: a lista de leituras realmente incríveis foi bem pequena. Então, no comecinho desse ano, aproveitei as férias para ler mais, e também para observar o que fazia minhas leituras renderem. Querem ver o que aprendi?


Separe os ambientes
O principal motivo pelo qual eu deixava de ler era a internet. Sempre via mais um vídeo, mais uma série, mais uma checadinha no facebook antes de voltar para o livro, e acabava perdendo horas sem fazer nada importante. A melhor maneira de resolver isso foi separando as coisas: deixo o computador e o celular no escritório, e os livros no meu quarto. Assim, sempre leio antes de dormir (faz bem e torna o sono melhor, sabiam?) ao invés de ficar na internet, e o espaço fica mais confortável quando é dedicado exclusivamente para a leitura.

Siga suas vontades
Não é atoa que muita gente acha que ler é chato depois de ter sido obrigado a ler clássicos na escola: Nenhuma leitura é boa feita sem vontade. Se sua vontade for de ler um chick lit, mesmo quando aquela vlogueira que você ama está falando sobre ficção científica, leia um chick lit. E, principalmente, não se obrigue a ler. Aprendi isso depois de insistir muito em livros que não fazem o meu estilo, ao invés de simplesmente abandonar uma leitura ruim. Já mostrei um texto sobre isso, e me lembro sempre de que existem livros demais no mundo, não vale a pena gastar meu tempo lendo algo que não vou gostar.

Mude os estilos
Ás vezes a gente se pega numa baita ressaca literária, quando não dá vontade de ler nada - ou até dá vontade, mas parece que a leitura não flui com nenhum livro - e não sabe o porquê. Já aconteceu comigo de, só depois da ressaca passar, reparar que é porque eu estava lendo muitos livros do mesmo estilo. Depois de três ou quatro fantasias seguidas, aquele gênero simplesmente não conseguia me prender. Por isso sempre alterno os estilos de livro, para não enjoar.

Crie uma rotina
Tem uma frase que diz assim: "quanto mais faz, mais faz". E é verdade, quanto mais a gente realiza coisas, mais animado fica para realizar. E o mesmo serve para leitura, quando a gente se empolga, lê um livro atrás do outro. Agora, quando ficamos alguns dias sem ler, acabamos perdendo o ritmo. É sempre bacana descobrir o horário em que a leitura é mais prazerosa e fazer disso uma rotina!

 Isso é tudo, pessoal! O post ficou um pouco grande, mas espero que as dicas tenham sido úteis =)

 Beijo,
Ná Mazzilli

10 comentários:

  1. Oi Ná, tudo bem?
    Adorei o seu blog e a postagem!
    No início da adolescência eu era uma leitora muito mais assídua do que sou hoje. Infelizmente, o ritmo da faculdade me cansa bastante e às vezes fico sem vontade de fazer qualquer coisa que não seja perder tempo com bobagens lights na internet. Essa é outra que me atrapalha demais, maldito vício de computador hahaha!
    Vou tentar adotar algumas das suas dicas, principalmente sobre separar os ambientes e variar os estilos literários. Ando numa ressaca das brabas...
    Beijos,
    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, que dicas ótimas. Sempre todo mês coloco
    em minha cabeça que vou ler mais que 4 ou 5 livros,
    mas nunca ultrapasso isso, dessa vez vou seguir as suas
    dicas
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Foram bem úteis, gostei ;)

    ResponderExcluir
  4. Mudar os estilos é algo que ajuda muito. Eu raramente leio dois livros do mesmo gênero seguidos. As chances de ter uma ressaca literária é bem menor. Ter uma rotina e deixar o computador/celular de lado são dicas que também ajudam bastante.

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei bastante com seu post, eu também leio em media 50 livros por ano
    Mas ano passado li menos, porque tinha meses que eu enrolava com um só livro, que era um livro que eu não estava muito a vontade para ler, mas tinha que fazer resenha, por causa da editora. Por isso cortei o autor da minha lista e não peço mais ele para a editora
    Ainda não voltei ao ritmo de antes, mas estou caminhando em direção a isso
    E você também tem razão quando diz que quando damos um tempinho em um livro, ficamos com menos vontade de ler, por isso fico me monitorando para sempre esta lendo algo
    Amei o post

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Acho q já leio bastante, mas queria ler ainda mais, e as dicas serão mt úteis...

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. AMEI o post com as dicas!
    Acho que a principal e mais importante é criar uma rotina! Se você tiver horario e tudo certinho você consegue ler numa boa. Mesmo com o tempo corrido!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas. A ler sempre o que tiver vontade é a que eu mais sigo. Leio o que gosto e não é porque estão todos os blogs e sites de relacionamentos falando do tal livro que eu tenho que ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. São excelentes dicas e principalmente para quem não tem tanto costume de ler. Tipo alternar gêneros é uma boa dica para todo mundo, isso evita a tal ressaca literária.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O motivo principal pelo qual eu deixo de ler às vezes é mesmo a internet, e quando não estou no PC ou no celular acabo deixando um pouco de lado. Leio bem pouco, no final das contas, acho que as dicas valeram muito para que eu percebesse isso. Tenho que me organizar (por mais que não seja lá o meu forte a "organização) (rsrsrs).

    Até mais!
    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir