domingo, 29 de janeiro de 2012

Como fui esquecer você - Jennifer Echols

Editora: Pandorga
Autora: Jennifer Echols
ISBN: 9788561784034
Número de páginas: 272
Sinopse: Havia muitas coisas que Zoey gostaria de esquecer. Como o fato de seu pai ter engravidado a namorada de vinte e quatro anos. Como o medo de que a cidade inteira descobrisse o colapso nervoso de sua mãe. De como o lindo e temível Doug a assustava na escola. Sentindo que sua vida estava prestes a virar do avesso, Zoey luta da única maneira que conhece, usando sua famosa atenção aos detalhes para certificar-se de que é a filha, aluna perfeita e namorada do melhor jogador de futebol, Brandon.
(Sinceramente, não gosto de resenhas que contam a história e por isso opto por colocar uma sinopse pronta do livro; mas confesso que achei essa acima muito ruim em relação a história. Ou seja, é válido ignorar se - assim como eu - não faz tanta questão de sinopses).

 Eu nunca havia lido nada dessa autora e confesso que não esperava muito. Mas eu fui surpreendida de uma forma muito boa! Antes, gostaria de ressaltar o ponto fraco do livro, apesar de não estar certa de qual é ele. Explico: Algo na escrita me incomodou. É envolvente, sim, mas ao mesmo tempo é simples demais. Como se uma pessoa como qualquer outra tivesse escrito, e não uma escritora. No entanto, não posso afirmar que é culpa da autora, porque talvez o problema esteja na tradução (e gente, um 'mais' no lugar de 'mas' foi imperdoável). Se alguém aí já leu esse livro em inglês, favor me contar onde está o erro, rs.

 O que eu mais gostei foi o fato de que a Jennifer mostra que sabe do que está falando. Já fiz parte de uma equipe de natação e, acredite, é exatamente como ela descreveu (deu até saudadezinha). E ela descreve adolescentes de 17 ou 18 anos como adolescentes de 17 ou 18 anos, e não como pré-adolescentes de 13 ou 14 anos. Adorei isso, porque a autora os levou a sério e disse o que muitos parecem não saber: Jovens também tem preocupações mais sérias que o baile de formatura e a saia que rasgou.

 E, sim, adolescentes fazem muitas coisas erradas, mas não são todos crianças irresponsáveis. Vale ressaltar que, se você evita o assunto sexo, talvez não goste desse livro. A autora fala de sexo de forma deliberada e sincera (porque, convenhamos, adolescentes fazem sexo (e, convenhamos, não é sempre que-coisa-mais-linda-inesquecível-velas-e-flores), espero que não soe rude).

 A trama é muito desenvolvida e os personagens são muito divertidos. Apesar de desde o começo alguns pontos do finais já terem ficado óbvios, Jennifer conseguiu me surpreender muito com alguns detalhes. Não sei se é o tipo de livro que eu gostaria de reler, porque muitas coisas foram sendo descobertas ao longo da leitura e talvez isso fique um pouco chato da segunda vez. Mas antes mesmo de terminar, já sabia que esse livro merecia cinco estrelas.
"No final, talvez até mesmo você acabe deixando-o. Mas a sua chance de fazer algo brilhante e bonito, como você, isso já terá ido a muito tempo."  
"Ou que eu não podia suportar ver nada de ruim acontecer com você, porque era como se estivesse acontecendo comigo também. Isso é amor?" 
 Isso é tudo, pessoal! Espero que tenham gostado da resenha e continuem nos acompanhando.

Beijos, Ná Mazzilli

Um comentário:

  1. Também não gosto de autores que retratam adolescentes de 17 anos como se tivessem 13. Fica forçado demais. Gostei da história, vou procurar pra ler. Boa resenha, parabéns! :]

    ResponderExcluir