sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Top 5 - Clássicos

Oi!
Vim fazer mais um Top 5, que eu adoro.
Uma vez comentaram em um O que você está lendo? que eu e a Nic estávamos lendo clássicos ao mesmo tempo. Achei o fato curioso e, depois disso, comecei a reparar que a minha leitura de clássicos aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Só em 2012, li 7 clássicos e tenho plano de duplicar o número para o ano que vem.
Sei que muita gente torce o nariz para esse tipo de livro porque exige mais atenção, e, afinal, estamos acostumados a lê-los por obrigação, e nada que é obrigatório é legal. No entanto, acredito que esses livros podem ser muito interessantes e divertidos quando decidimos ler por conta própria! Resolvi, então, fazer um apanhado com todos os que li na vida e eleger os 5 melhores.



Dom Casmurro - Machado de Assis
Sempre tive preconceito com o autor, até ler esse livro. Não é só a história que é ótima, não é só pelos personagens tão humanos, não é só pelo fato de Machado ter escrito algo tão revolucionário para a época em que vivia. O livro é realmente divertido, do tipo que te faz querer ler o próximo capítulo dizendo "só mais esse e eu paro". Postei um quote dele aqui que demonstra muito bem porque eu amo esse livro.

Olhai os lírios do campo - Érico Veríssimo
Li quando tinha 13 anos e me lembro que demorei uns dois meses, porque não é uma leitura fácil. Mas, depois que terminei, fiquei perdidamente apaixonada. O autor retrata em Eugênio os pesares da vida que todos nós sentimos e, dentre todas as personagens do mundo, Olívia é minha favorita. Esse livro é um absurdo de tão lindo.

Apanhador no campo de centeio - J. D. Salinger
Este é um livro que li emprestado e sou doida para comprar. Holden é um jovem confuso como qualquer outro, mas especialmente ousado. A história em si pode não ser inovadora, mas a escrita é maravilhosa e Holden é um personagem inesquecível. Pretendo reler esse livro porque, quando terminei de ler, não achei tão bom quanto achei com o passar do tempo, já que me peguei pensando a respeito dele.

Fahrenheint 451 - Ray Bradbury
Fiz um post sobre ele, então não vou me estender muito. É uma distopia sobre livros sendo queimados e pessoas alienadas. Basta dizer que é incrível, sensível e maravilhoso.

Capitães da areia - Jorge Amado
Foi o último clássico que li, e eu amei. Conta a história de uma turma de meninos bandidos que vivem abandonados na Bahia. É crítico, é triste e ao mesmo tempo é delicioso. Amei a escrita do autor, tão simples e tão poética. Estou doida pra ler outros livros dele!

Acho que, desse post, sobra o recado: Leiam clássicos. Eles tem motivos para serem tão consagrados ;)

Bônus: Cem anos de solidão por pouco não entrou nessa lista. É maravilhoso!
Beijos,
Ná Mazzilli

4 comentários:

  1. Eu vou dizer que não sou muito chegada em clássicos... nunca li nenhum que tenha me agradado, mas "Olhai os Lírios do Campo" e "O Apanhador no Campo de Centeio" são livros que despertaram o meu interesse! Já faz um tempo que quero lê-los, espero fazer isso em breve ^^
    Beijossss
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Três livros nacionais! Legal a valorização dos nossos escritores!!!

    ResponderExcluir
  3. Capitães de Areia, Dom Casmurro e O Apanhador no Campo de Centeio são livros lindos. Li eles quando prestei vestibular, foi um pouco á força, mas acabei gostando.

    Bjos!

    Livro Nas Mãos
    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Clássicos são sempre bons, desses eu só li dom casmurro e gostei

    bjs

    ResponderExcluir