Sinopse: Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolhas.
Um livro que pode ser definido em uma palavra: Escolhas. Todas as ações feitas, as escolhas realizadas pelos personagens, refletem diretamente na vida deles.
David Henry é um médico bem sucedido, com um casamento maravilhoso com Norah que está prestes a dar a luz a duas crianças lindas. Porém, no dia em que Paul e Phoebe nascem, ele que tem de realizar o parto por causa de uma nevasca e descobre que a garotinha que nasceu tem Síndrome de Down.
E é lembrando de sua passado turbulento, com uma família difícil que David decide que dirá á esposa que sua filha nasceu morta e que doará a criança. Assim, ele manda Caroline, sua enfermeira, entregue a criança. Porém, a jovem não consegue simplesmente abandonar Phoebe no orfanato. Dessa forma, em uma atitude súbita, ela pega a criança, junta suas coisas e parte. A partir daí, a vida de todos os envolvidos muda. O casamento dos Henry praticamente se destrói depois do que Norah acredita que aconteceu, já que David não convive bem com a mentira e ela não lida bem com sua realidade. E Paul, o filho do casal, passa a viver em segundo plano, sempre encoberto pela morte da irmã.
Por outro lado, quando David descobre que Phoebe está viva, fica obcecado por ela, o que não facilita as coisas e destrói ainda mais a família. E com um final que eu não esperava, Edwards manteve-se completamente fiel ao titulo de livro e tudo que foi pregado desde o começo de sua escrita.
De qualquer forma, a história em si é muito linda e trás uma lição de vida para todos que a leem. Porém, por ser extremamente detalhada, após ler um ou dois capítulos eu parava para distrair a mente e relaxar. Trata-se de uma escrita consciente e muito boa, mas a autora ainda podia ter explorado de forma diferente o contexto geral.
Vale a pena ler, pois não dá pra terminar o livro sem aprender alguma coisa. Há um tipo de mensagem que poucos livros passam: que o medo pode destruir muitas coisas. David teve medo por sua família e doou Phoebe. Caroline teve medo que sua filha conhecesse o mundo e a fez ainda mais frágil. Todos, em algum momento, tiveram medo de arriscar e isso poderia ter feito as coisas extremamente diferentes.
Avaliação: 4/5
Beijos,
Ká Andrade
Oi.
ResponderExcluirEu já li esse livro, mas não gostei muito.
Apesar da história ser bonita e passar uma mensagem ao leitor, achei algumas partes bem maçantes e alguns personagens não me agradaram de forma alguma, como foi o caso do Dr. Henry. Entretanto valeu a pena ler.
Beijos.
Oie,
ResponderExcluirTenho esse livro, porém, não o li ainda. E ao ler sua resenha, me interessei. Um livro com enredo lindo e tenso também. Talvez eu não vá curtir a escrita autora, não curto muitos detalhes, mas só lendo pra saber.
Parabéns pela resenha.
Brubs
Livros de Cabeceira
contodeumlivro.blogspot.com.br
UAU.. Esta é a minha expressão para este livro!
ResponderExcluirPeguei este livro, juntamente com outros, na casa de uma professora amiga minha emprestado, e quando vi o título do seu post fiquei super ansiosa para ler a resenha.
Eu não sabia da história e nem tinha lido a sinopse ainda, mas.. UAU! Quando li sobre a menina de Sindrome de Down me deu um aperto no coração e a vontade de saber o que aconteceu.
Beijos, Lu
http://luizando.blogspot.com.br
Opa...adorooo! Primeiro que a capa desse livro é muito linda e eu compraria só por causa dela. Mas é melhor ainda quando o livro vale á pena,né? Quero ler, curti tua resenha e me inspirei.
ResponderExcluirBeijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.
Ainda não tive oportunidade de ler esse livro
ResponderExcluirMas já li diversas resenhas positivas a respeito
Parece ser bastante emocionante
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Eu gostei muito desse livro e da mensagem que ele passa. Uma amiga minha comprou e estava meio perdido lá na estante dela. Eu vi e perguntei, ela disse que nem tinha lido e me emprestou. Grata surpresa.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
Quero ler algo sobre Síndrome de Down, mas já tentei com este livro e não rolou!
ResponderExcluirBeijos,
Vinícius - Livros & Rabiscos
Amei a capa, mas já ouvi falar que o livro decepciona :/
ResponderExcluirbeijos
marinaalessandra.blogspot.com
@mariinaale
Olá!
ResponderExcluirEntão, já é o segundo comentário/resenha positiva que vejo sobre esse livro, quero muito lê-lo, tenho certeza de que irei chorar rsrs.
Sua resenha ficou ótima, bem detalhada!
Beijão, Joyce.
http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/