Autor: Mons Kallentoft
Editora: Benvirá
ISBN: 9788564065901
Número de páginas: 488
Sinopse: É o verão mais quente de todos os tempos na província de Östergötland,
no centro da Suécia. A cidade de Linköping sofre com uma bolha de calor,
e nas florestas próximas eclodem os piores incêndios jamais vistos na
área. Numa manhã, bem cedo, uma garota de catorze anos, é encontrada nua
e ensanguentada, no maior parque da cidade. A jovem não se lembra de
nada e não existem muitas pistas no local para a inspetora Malin Fors e
seu colega Zeke seguirem. Mas quem foi que telefonou e contou onde iriam
encontrar a garota e o que, realmente, aconteceu com ela?
Malin, que tem uma filha mais ou menos na mesma idade da jovem, fica
muito consternada com o caso. Ao mesmo tempo, outra garota é dada como
desaparecida pelos pais e, logo a seguir, faz-se uma nova descoberta
numa praia fluvial, fora da cidade. O verão mais quente se transformará,
em breve, num verdadeiro inferno.
Assim que comecei a ler o livro, já passei a pensar se o colocaria como resenha "normal" ou no Nem tão teen. No final, escolhi a segunda opção e vou explicar o motivo. Bom, vamos lá.
Esse livro é narrado em terceira pessoa e gira em torno (principalmente) da detetive Malin Fors. Não é um romance doce, muito menos uma pequena escrita sobre crimes sexuais. É o pesar de ambos. Mons tem uma escrita difícil e suja (me sinto velha falando assim, mas não indico o livro para meninas de 12 anos) e os fatos mostrados no livro são pesados. Fora isso, tem a quase onipresente tensão sexual dos personagens expressa em diversos momentos.
A história em si, gira em torno do desaparecimento de uma adolescente e o encontro de uma outra garota que foi estuprada e serialmente ferida, mas não se lembra de nada. O tempo todo há o mistério de quem está por trás do crimes e o livro se passa em poucos dias. Porém, quando faltavam só cerca de 100 páginas para o fim é que a filha da Malin é sequestrada (informação revelada na parte de trás do livro) e eu pude sentir que o fim não seria tão bom.
E realmente, não é. Trata-se de um cena brutal, estranha e pesada que ao meu ver poderia ter sido feita de forma completamente diferente e ainda retratar aquilo que o autor gostaria.
Sendo assim, não é que eu não considere o livro bom. É sim. A escrita dele apesar de difícil é interessante, o suspence é bem montado e os personagens são interessantes (cada qual com sua peculiaridade). Porém, o final estragou a minha opinião geral.
E me sentindo mais velha ainda, repito: se você tem 12/13 anos não leia esse livro. Sei que hoje as coisas são diferentes e etc mas, mesmo assim. A escrita é detalhista, pesada e não é para qualquer pessoa. Entretanto, todos temos livre arbitrio.
Acredito que para ter uma opinião formada é preciso ler o livro. Nessa resenha coloquei minhas opiniões extritamente pessoais, um pouco do feeling que sinto lendo e etc. Pode ser que para você, seja diferente. Seja completamente o oposto. Só descobre-se lendo.
Avaliação: 2,5/5
Beijos,
Ká Andrade
É complicado quando um livro tem uma linguagem tão pesada assim, isso limita MUITO o público que vai ler, apesar de ser condizente com o enredo.
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Não acho que a linguagem adulta e mais madura limite a leitura de um livro como esse. Acho que a tendência de todo mundo aqui é passar de livros adolescentes pra algo além dessa área.
ExcluirEu fiquei bem interessada no livro e achei o máximo ele ser mais "real" do que romantizado. Com certeza vai pra minha lista!
Como já passei dos 12 a muito tempo, tenho 31, eu achei a sinopse interessante. Nunca tive esse problema, mesmo quando criança eu lia os livros mais pesados. A bibliotecária brigava comigo, porque não era indicado para minha idade, mas dai eu pedia pra minha irmã pegar pra mim. Mas entendo a sua posição.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
Olá! Eu nunca tinha lido nada sobre esse livro e a capa e sinopse me instigaram muito! Porém, não gosto de escritas difíceis, gosto mais de livros com escrita acessível sabe? E fiquei decepcionada, principalmente por saber que o final do livro não agrada =/
ResponderExcluirBeeijos,
iSteh
Não conhecia o livro, pensei que seria melhor. :/
ResponderExcluirbeijos
marinaalessandra.blogspot.com
@mariinaale
@maioordeidade
Não conhecia, e pela sua resenha, nem leria rs
ResponderExcluirNão faz muito meu gênero, sei lá =s
Beijos
http://souseuastral.blogspot.com.br/
Que capa amedrontadora! Que pena que você deu 2,5 em 5! Esperava mais...
ResponderExcluirBeijo,
Vinícius - Livros & Rabiscos
Esse livro não me convenceu, acho que não vou gostar... :/
ResponderExcluirBeijokas
Blog da Mylloka
Oiii..
ResponderExcluirPoxa, este seria um livro que eu compraria com certeza, pela capa (UAU) e pela sinopse.
Acredito que as resenhas servem para deixar o nosso ponto de vista, mas não uma base para outra pessoa. Podemos ter estilos literários completamente diferente. Por isso, gostei do seu comentário final.
Vou anotar e procurar em breve!
Beijos, Lu ♥
http://luizando.blogspot.com.br
Apesar de sua opiniao nada positiva sobre o livro esse é o tipo de livro que me atrai mesmo eu detestando sabe?
ResponderExcluirGostei de sua resenha apesar de tudo, souber expor os pontos negativos muito bem!
Beijos,
Carol e seus livros.
Pelo visto a história é boa, mas, mesmo eu sendo mais velha, acho que vale evitar esse tipo de leitura. Não tenho muito estômago para crueldade, sabe?
ResponderExcluirBjos