Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 456
ISBN: 9788535917109
Sinopse: Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública? Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais. Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior. A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado? Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história.
Eu já tinha esse livro fazia algum tempo para ler, mas nunca me animava pois minha mãe tinha começado a ler e simplesmente parou. Até a Ná, aqui do blog, foi ler esse livro para o seu desafio literário e também acabou deixando de lado. Mesmo com as várias críticas boas que tinha lido a respeito dessa história, duas pessoas já tinham abandonado essa leitura, então fiquei pensando "ué, qual é a desse livro?" e fui super motivada a ler para ver se eu também iria acabar abandonando.
Confesso que não é uma leitura super fácil e fluída. Demorei um tempo maior do que o usual para engatar na leitura (motivo pelo qual descontei meia estrelinha na nota), mas depois que consegui me envolver, nada mais me segurou e devorei por completo a história de Geórgui.
A trama inteira se intercala entre o passado e o presente, sempre adiantando mais o passado e voltando um pouco no presente até que os dois finalmente se encontrem no desfecho da trama, o que achei uma prova do domínio do autor sobre sua escrita já que não ficaram lacunas ao terminar a leitura e não ficou uma coisa muito confusa.
Geórgui é um filho de lavrador simples, que por um ato involuntário acaba por realizar feito heroico para com a corte Russa e com isso acaba sendo o guarda-costas particular do filho do czar. A partir de então, Geórgui se vê inserido em uma realidade completamente nova - a qual adora - e acaba se envolvendo romanticamente com ninguém menos que a filha mais nova do czar, Anastácia. O desfecho dessa trama não é desconhecido de ninguém que já tenha estudado isso no colégio, mas é o desenrolar de tudo que torna a leitura tão emocionante. Acompanhar a vida inteira do jovem russo por todos os fatos históricos pelos quais ele passou é simplesmente viciante, pois você vive junto com ele cada uma das guerras, dos apuros e das situações. Vivencia os medos e torce para que tudo saia conforme o esperado.
Um livro tão complexo que só lendo para entender!
Avaliação: 4.5/5"Existem coisas na vida que é impossível ignorar. São coincidências demais para ser simples coincidências."
Beijo,
Nic Kloss.
Bom, concordo com sua última frase da resenha Nic, HAHA Gostei muito da resenha, se saiu muito bem. Me interessei pelo livro mas tenho que estar no momento certo para le-lô.
ResponderExcluirAbraços!
Murilo - Books All Over You
Não conhecia esse livro, mas acho que também abandonaria :/
ResponderExcluirBeijos
Todo mundo que lê fala muito bem desse livro, estou curiosa pra conferir!
ResponderExcluirBeijos, Bianca
http://behindenemyline8.blogspot.com.br/
Já ouvi falar do livro, mais não sei se leria.. =(
ResponderExcluirBeijos
http://souseuastral.blogspot.com.br/