Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 448
ISBN: 9788580412512
Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.
O melhor livro que li esse ano e sem dúvidas, um dos melhores livros que li na minha vida. Nunca tinha ouvido falar da Kristin Hannah, não conhecia suas obras, nem sua aparente fama em escrever um bom drama, muito menos o que me esperava na leitura de Amigas para sempre. Grata surpresa.
A história conta a vida de Kate Mularkey e Tully Hart, duas garotas se conhecem na década 70 e viram melhores amigas. Kate é uma garota tímida, que busca seu refúgio em livros, muito amada por sua família mas com problemas de aparência (um óculos fundo de garrafa e um aparelho) que a fazem sofrer bullying. Tully é seu oposto: extrovertida, determinada, porém sofrida e aparentemente incapaz de amar devido ao constante abandono de sua mãe.
A insegurança de ambas se junta e as torna inseparáveis, depois de uma noite estranha e difícil na pequena Alameda dos Vagalumes. Sendo assim, TullyeKate começam no colegial e se prolongam por toda a vida. Apesar de suas diferenças, Kate acaba por fazer Faculdade de Jornalismo junto com Tully e o sonho de ambas se tornarem âncoras de sucesso fica mais próximo - sonho que é mais de Tully do que de Kate (fato que me irritou um pouco, já que Kate não expunha muitas vezes suas vontades e sentimentos com medo de magoar sua família ou a melhor amiga).
As garotas viram mulheres, agora com personalidades mais definidas e caminhos traçados. Suas vidas adultas tomam rumos diferentes, mas mesmo assim a verdadeira amizade é palpável em toda a obra. Pude sentir o amor imenso de Kate por Tully e vice-versa, mesmo que a segunda não soubesse expressá-lo da melhor forma. Consegui ainda, enxergar e vivenciar todas as dificuldades, vitórias e sucessos dessas mulheres. Foi incrível.
O final do livro, caiu como uma bomba e literalmente me destruiu. Kristin Hannah me pegou de surpresa, mas escreveu um desfecho único e incrível que ficará guardado para sempre na minha memória. Recomendo o livro à todos, mas principalmente para aqueles que desejam experimentar uma escrita singular contando uma história real e muito, muito bonita.
Avaliação: 5/5
"Vocês podem ser o que quiserem. Mas você precisa se arriscar às vezes. Se abrir para o mundo. Uma coisa que eu posso lhe dizer com toda certeza é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz."
IMPORTANTE: Esse livro é uma duologia, sendo o segundo livro - Por toda eternidade, lançado pela Novo Conceito. Se você pretende ler Amigas para sempre não leia NEM A SINOPSE de Por toda a eternidade pois há uma mega spoiler lá! :)
Beijos,
Ká Andrade
Que bom que voce tenha gostado do livro...
ResponderExcluirDevo admitir que esse nao seria o tipo de livro que compraria pra ler, mas depois de sua resenha mudei completamente de ideia!
Adorei o seu blog!
Bejos,
Carolina's Book Blog
Como você, me encantei pelo livro.
ResponderExcluirO final? Corta o coração. Eu já sabia que ia acontecer, porque li a sinopse do outro e mesmo assim, a sensação é tão única. A escritora realmente fez uma história comovente, mas não sei quando vou ler a continuação.
www.iasmincruz.com
Eu ganhei o livro Por toda a eternidade e não sabia que era continuação desse. O livro me parece ser muito bom, até agora só li resenhas positivas dele. Fiquei querendo saber o bendito final agora hehehehe.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Hummm, agora é tarde, já li a sinopse de Por Toda a Eternidade, rsrsrs.
ResponderExcluirMesmo assim, com esta sua resenha tão empolgante e bem escrita, como não querer ler este livro? Já é um dos mais desejados do momento!!!
Beijo, Van - Blog do Balaio
balaiodelivros.blogspot.com.br
A capa desse livro é linda, LINDA <3.
ResponderExcluirA premissa é super bacana, adoro histórias assim e sou super curiosa pela obra. Tenho evitado comprar livros por esses tempos, mas assim que der quero ler essa obra!
Beijos.
memorias-de-leitura.blogspot.com
Menina eu li essa sinopse de Por toda Eternidade enquanto estava lendo Amigas Para Sempre...
ResponderExcluirQue choque viu :(
Fiquei chateadissima, hahahaha
Também amei o livro e classifiquei com 5 estrelinhas *-*
Beijos
http://www.interacaoliteraria.com/