terça-feira, 22 de abril de 2014

Top 5 - Livros de quebrar o coração

 Adoro livros tristes. Não sei o porquê disso, eu simplesmente leio de tudo e acabo gostando mais dos livros que contém algum tipo de evolução dos personagens causadas por perdas, doenças ou o que for. Já aconteceu de me interessar por um livro e só depois descobrir que ele tinha uma temática triste. Vi no The Broke and the Brookish o Top ten Books that broke your heart a little, então resolvi fazer uma lista traduzida e menor dos livros mais incríveis - e tristes - que eu já li.

A mulher do viajante no tempo - Audrey Niffenegger
É provável que eu já tenha citado esse livro em outra lista aqui no blog, porque sou apaixonada por ele (e tem resenha da Nic). Apesar de ser uma história de amor, não é previsível e, em determinado ponto - quando o leitor finalmente acha que tudo vai dar certo - é uma tristeza atrás da outra e dá vontade de abraçar os personagens e chorar junto.




Minha vida agora - Meg Rosoff
Quis ler essa história só porque disseram que era triste: não conseguia imaginar como uma capa tão bonitinha e um livro relativamente pequeno pudesse trazer tanto sentimento, mas acabei sendo surpreendida. A leitura é até doída, do tipo que você termina sem nem conseguir chorar, de tão pesado. É difícil até falar sobre ele, mas eu tentei na resenha.


Meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos
Li pela primeira vez quando tinha menos de 10 anos e já reli algumas vezes desde então, mas nunca superei. Sou apaixonada por crianças, e essa história conta sobre o Zezé, que além de ser uma criança linda é uma criança muito sofrida. Quem ainda não leu precisa ler e ter o próprio coração quebrado em um zilhão de pedacinhos.




Vidas secas - Graciliano Ramos
Esse é um dos poucos que li quando a professora da escola pedia, e sempre que me perguntam o que achei dele só sei dizer "é muito triste". Gostei muito da narrativa em si, mas fiquei realmente impressionada com o quão pesada é a vida desses personagens. O ocorrido com a Baleia nem foi o que quebrou meu coração, mas o próprio cenário da história.





Garotas de vidro - Laurie Halse Anderson
Já fiz resenha dele, também. A autora trata sobre distúrbios alimentares, o que por si só já é um tema triste. E a forma como ela narra, transportando o leitor para dentro da cabeça da personagem torna tudo muito real e muito angustiante. É uma história desesperadora do começo ao fim, e ao mesmo tempo muito bonita, dessas que, se você estiver em um dia ruim, é melhor nem ler.





Foram esses os eleitos para quebrarem o coração! 
E os de vocês, quais são?!


Beijo,
Ná Mazzilli

13 comentários:

  1. Oi Ná

    A mulher do viajante do tempo é o tipo de livro que eu recomendo para todo mundo. Mas a pessoa precisa ter a mente aberta e não querer resposta pra tudo ou a leitura não vai render. É uma história linda e está entre as minhas favoritas.
    Li Vidas Secas por vontade, mas ele acabou caindo no vestibular e eu tive que reler. Acho que apesar de pequeno o livro consegue retratar de forma bastante dura e realista a vida do sertanejo que mora sofre a maior parte do ano por causa da seca. Um livro que todo mundo deveria ler. Sou baiana e praticamente todas a universidades daqui exigem o livro no vestibular.
    Li também Garotas de Vidro e que livro. Deveria ser utilizado como paradidático nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.Foi um livro que me fez recordar vários momentos pessoais e mexeu bastante comigo.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você em A mulher do viajante no tempo e Garotas de vidro. Os outros eu ainda não li, então não posso comentar. Comigo é assim também, livros mais tristes/pesados acabam se tornando meus favoritos. Eles são mais envolventes e impactantes. Um muito triste (mas muito muito muito bom) que eu li nesses últimos meses foi Vozes Roubadas, é denso e foi bem difícil finalizar a leitura porque não tem momentos leves.

    ResponderExcluir
  3. Do seu top 5, só li Vidas Secas, em época de vestibular, hehe... Lembro que gostei, mas não me lembro muito mais da história, sinal de que preciso reler! A mulher do viajante do tempo é o livro que inspirou aquele filme produzido pelo Brad Pitt, não? Não gostei do filme, por isso não me empolguei pra ler o livro... mas quem sabe um dia?!
    Um livro de quebrar o coração que eu li já faz um bom tempo, mas não me esqueço até hoje, é Jogo da Velha, da Malorie Blackman - é incrível! E o final, tristíssimo!!!

    Blog da Mo

    ResponderExcluir
  4. Da sua lista só li Garotas de vidro e concordo com o que você falou. A gente entra na cabeça da personagem e começa a sentir o que ela está sentindo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Tenho garotas de vidro aqui em casa.
    Nunca leio, mas também nunca tenho coragem de ceder para resenha.
    Tenho medo de ler, sei que vou chorar horrores, porque é uma temática que toca em um ponto fraco meu.

    Beijos

    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem ? :)
    Dos 5 só conhecia o Garotas de Vidro, mais não li ainda, ele tá na minha lista para esse ano :)
    , mais amei muito do seu post :)
    Gostei do seu blog, não encontrei onde seguir mais se poder me segue ? e depois me diga como te segui :)
    #Retribui? Thank you ' ;)
    http://conflitodegaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nhaim....adorei a postagem especial. Desses só li Garotas de Vidro e Meu pé de laranja Lima...perfeitos. Eu ameii e indico d++...quero ler os outros tbm.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  8. Sério que meu pé de laranja lima é tão triste assim,
    nunca tive vontade de lê-lo mas agora fiquei curiosa, gosto de livros que
    conseguem nos envolver ao ponto de quebrar nosso coração.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum desses! Nao sou muito de ler livros que me fazem ficar deprimida hehe
    Adorei o blog! Parabéns!
    Estou passando também para divulgar meu blog literário:

    www.livreeespontanealeitura.blogspot.com

    Aguardo sua visita!
    Espero que siga e goste do blog =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Garrotas de Vidro é um livro que desejo a muito tempo e ainda não consegui comprar.
    Mas amo livro tristes também, principalmente os romances hehe.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu também sou uma do time que ama livros tristes, o primeiro que vc citou mesmo é um dos meus favoritos da vida!!!
    Quero ler alguns da sua lista viu.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ná!
    Eu tenho muita curiosidade por A Mulher do Viajante do Tempo, mas tenho medo de me apegar muito aos personagens e sofrer demais. :P
    Sou meio paradoxal nesse sentido: também adoro dramas e histórias trágicas, mas sofro DEMAIS (dolorosamente falando) e fico com a história na cabeça me deixando triste por dias. É complicado lidar com isso, com finais não felizes. =(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Destes eu só li Garotas de Vidro e amo ele, não conhecia todos da lista mais amei ver mais alguns que eu gostaria de ter. :)

    Abraços,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir