sábado, 10 de maio de 2014

Esqueça um livro

 Quando a TB ainda era uma comunidade do Orkut, lembro que alguém postou sobre um projeto que se tratava de perder livros. Era uma iniciativa de desapego, sugerindo que as pessoas abandonassem livros pelos quais não tinham mais interesse, ou dos quais gostavam tanto que queriam repassar. Achei a ideia muito legal, mas ainda não tive coragem de colocar em prática.

 Aí, tava passeando pelo Catraca livre e descobri o Esqueça um livro. A ideia é basicamente a mesma: você se desapega de um livro, em um lugar público, para que outra pessoa possa ler. O bônus é justamente o tumblr do projeto, porque você tira foto do livro que abandonou no lugar em que o deixou, e publica lá na página deles.




 O que eu mais gosto do projeto é que você não deixa o livro largado, com a impressão de que foi esquecido sem querer. Eles tem um marcador para imprimir que você deixa junto com o livro, assim a pessoa que pegá-lo vai entender do que se trata e, quem sabe, ler e depois esquecer o livro também, fotografar e mandar pro site!

 É uma ideia legal para se livrar daquele livro no qual não temos interesse, mas outras pessoas podem ser. E, se vocês forem conferir, verão que o tumblr é uma galeria bem bacana de fotos dos livros abandonados. Também tem uma página do facebook que é muito divertida.

Legal, né? Esqueçam um livro!


Beijo,
Ná Mazzilli

9 comentários:

  1. Eu realmente preciso praticar o desapego! Em breve farei um unbook haul que tem uma ideia bem parecida! =)

    Beijos,
    Carolina's Book Blog

    ResponderExcluir
  2. É uma ótima maneira de praticar o desapego - e eu preciso disso!
    Meu namorado passa o tempo todo dizendo que enquanto eu tenho um armário topado de livros que nem gostei, outras pessoas por ai estão precisando ler mais. Eu ainda sonho em abrir uma biblioteca pública, e por isso nunca me desfiz dos que não gosto.
    Enfim, a ideia é maravilhosa!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, meu namorado também! Ele consegue até fazer eu me sentir culpada por ter tantos livros, hahah.
      Biblioteca pública também é uma ideia linda, viu?
      Beijo

      Excluir
  3. A iniciativa é o máximo!!!! Teve uma vez que uma editora vez uma ação semelhante aqui no Rio. Acho que foi no ano passado. Lembro que fiquei procurando a cidade inteira pelos livros perdidos, mas não achei nenhum HAHUAHUAHUA. Linda mesmo a ideia e uma ótima forma de praticar o desapego.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Preciso aprender isso,
    sou muito apegada aos meus livros, quase obcecada,
    dou roupa, dinheiro... O que for, mas não consigo dar meus livros,
    as vezes compro um exemplar que já tenho e presenteio alguém.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia o projeto e acho a ideia super bacana.
    Ainda estou trabalhando minha parte psicológica para poder fazer algo do tipo, afinal sou super apegada aos meus livros, mas um dia faço. Entretanto o povo da cidade onde eu moro não são os mais apegados com relação a leitura não...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto esse projeto, mas não consigo participar hehehhe. Eu até já me desapeguei, mas dou para pessoas próximas que gostam de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Acho que não consigo me desapegar ashuahsuashua, mas a ideia dele é realmente muito boa. Adorei. Adorei também seu blog <3
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu acho o projeto lindo, mas ainda não tive coragem.
    Talvez em breve.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir