quarta-feira, 28 de maio de 2014

O projeto Rosie - Graeme Simsion

Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Número de páginas: 320
ISBN: 9788501402219
Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres.
Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.
Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.
O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Se você quer uma leitura leve e realmente engraçada, esse é o seu livro. É um daqueles que te diverte sem o mínimo esforço, e quando você percebe já está completamente envolvida com a leitura e seus personagens.
Don é um professor de genética realmente metódico, repleto de regras de comportamento e de rotina, o que acaba acaba levando ele a ter poucos amigos e ser focado estritamente em seu trabalho e nas poucas atividades extras que pratica, mas não esconde seu desejo de se estabelecer romanticamente na vida . Para tal, ele desenvolve um questionário a ser aplicado em diversas mulheres, com inúmeros requisitos obrigatórios, para que assim ele possa encontrar a mulher perfeita. Assim, ele acaba conhecendo Rosie, alguém que não se encaixa em nada no que ele procura, mas ainda assim, Don se sente impulsionado a ajudar essa mulher em um projeto genético.
A semelhança, em alguns aspectos, do protagonista Don com o personagem de Sheldon Cooper, de The big bang theory, é incrível e conseguiu ser algo que me conquistou, sem ficar chato (já que sou fã da série) pois ainda que parecidos eles não eram o mesmo, e Don possui suas características peculiares que o transforma em alguém adorável e único. Rosie também é uma personagem cativante, que me conquistou por sua persistência, espontaneidade e maluquice. E ainda que seja alguém com quem eu não consegui me identificar, toda a transformação que ela proporciona e situações às quais se submete são admiráveis.
A narrativa é feita em primeira pessoa, e começa em um tom muito sério, combinando com o protagonista no início de sua história. Mas, gradualmente, o autor fez a transição da transformação de Don,  com mudanças sutis a cada capítulo, que acompanham as pequenas alterações que vão acontecendo na personalidade do protagonista. A capa acompanha o tom de fofura do livro e está muito relacionada com a história, transmitindo ao mesmo tempo a simplicidade e complexidade que ela traz.
Ainda que a trama tenha um final previsível e esperado, é uma leitura muito agradável e bacana, sendo interessante de acompanhar pelo seu desenvolvimento e altamente recomendada para uma boa distração entre leituras mais pesadas.

Avaliação: 4/5

Beijo,
Nic Kloss

15 comentários:

  1. Esse livro foi super elogiado um tempo atrás,
    até tive vontade de lê-lo, mas com o tempo a a vontade passou,
    agora lendo sua resenha me pergunto se não fiz mal em ter desistido dessa leitura de forma prematura, vou repensar minha decisão e talvez embarque nessa estória.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito desse livro, adorei o Don e também lembrei do Sheldon enquanto lia. É um livro super gostoso de ler <3

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei esse livro mas ainda não li. Pelo que li na sua resenha vou gostar bastante dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Sabe que nem gostei tanto do livro? O meu xodó nele foi por Don. Ele é vida!!!! ahauhauha Amei demais o cara!
    E quem não lembra do Sheldon quando está lendo sobre ele? Acho que todo personagem assim nos livros vai sempre me lembar Sheldon. Só amor por ele!!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Você me conquistou quando falou da semelhança entre o personagem e o Sheldon. Amo o Shelson, hahaha
    Tenho o livro aqui em casa, sou louca para ler. Próxima folguinha entre os livros de parceria será todo dele <3
    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Sheldon <3 <3 <3
    Já me apaixonei perdidamente por esse livro, nunca tinha ouvido falar dele, mas se ele for tão bom quanto você falou agora, eu pretendo ler o mais rápido possível.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ká!
    Que interessante a premissa desse livro, nunca tinha ouvido falar.
    Deve ser até um pouco engraçado ver a transformação de um personagem tão sério e metódico acontecendo aos poucos e se tornando mais leve! Parece um livro bacana.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Ooi.
    Teve uma época em que o que mais saia eram resenhas desse livro e, preciso falar, todas positivas. Eu nunca assisti TBBT, mas pelo que todos dizem já sei que é uma série divertida, se o Don é parecido com um desses personagens o livro parece ser mesmo divertido.
    Gostei da resenha, vou tentar dar uma chance ao livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu achei surpreendente este livro e tenho vontade de reler em breve. Também achei o livro engraçado, mas ele tem um bom toque de drama que dá todo um sentido para a história.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da dica
    Sempre encontro resenhas super positivas desse livro
    E tenho muita vontade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. OI Nic

    Eu já quis muito ler esse livro. Muitas resenhas elogiaram, outras nem tanto. Hoje não tenho tanto ânimo para ele. Já o encontrei em várias promoções e acabei preferindo outros livros. Pode ser que eu esteja jogando fora um leitura excelente, mas por enquanto vou deixar essa leitura bem pra depois.

    Beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já vi muitas resenhas positivas sobre essa obra. Não é um gênero que eu aprecie tanto, mas tenho vontade de ler esse livro. Parece ser uma daquelas obras que te faz pensar, apesar de ser leve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  13. Oi Ká, tudo bem?

    Confesso que as vezes gosto de um livro um pouco previsível. Sou doida pra ler Projeto Rosie por ser tratar de um chick lit com protagonista masculino!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Meu Chick lit favorito! É mega difícil eu dizer isso pois sou uma mega hiper fã viciada em Chick lits, mas esse foi o que eu mais ri, chorei e tudo o mais. Amo demais essa estória e amo mais ainda o Don <3
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Projeto Rosie parece ser um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página, e não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social do personagem Don. Acredito que a história é despretensiosa e diverte qualquer leitor. Leiam por vocês mesmos: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Projeto-Rosie

    Adorei a resenha! Bjus

    ResponderExcluir