sábado, 25 de outubro de 2014

Garota exemplar - Gillian Flynn

Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572902
Número de páginas: 448
Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza , "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy , Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?



Li Garota exemplar neste momento por recomendação do Gui (novo colaborador do blog - vocês podem ver o post dele aqui!). Apesar de ter curiosidade pela história, ele fez tanta propagando que resolvi furar minha fila de livros e me aventurar na história de Nick e Amy.

Interlacando entre visões do presente, com Nick e do passado, através de um diário com Amy, Gillian Flynn desenvolveu personagens convincentes e reias. Quando conhecemos o casal do começo de relacionamento e com as belezas da vida, ficamos encantados. Amy apresenta as coisas de forma simples, envolvente e apaixonada. Quanto olhamos para o Nick do presente (apesar de ter sempre simpatizado com ele), temos o instinto de repulsa, o medo, a confusão. 

O casal está completando cinco anos de casado no dia que Amy some. Eles, que antes moravam em Nova York, ele jornalista e ela escritora, perdem seus empregos e dinheiro. Fora esse fator, a mãe de Nick fica doente e em prol da família de seu esposo, Amy junta-se a Nick na aventura de retornar para sua cidade Natal.

Com o final de dinheiro que resta ao casal (dinheiro que na verdade é de Amy - que é simbolo de uma série literária), Nick abre um bar com sua irmã gêmea Go (minha personagem predileta nessa história!!) e tentam viver suas vidas da melhor maneira possível. 

Através das intercalações da história e conforme o livro vai se desenvolvendo, é impossível não se deixar convencer pelos fatos apresentados. Entretanto, de forma inesparada, Gillian Flynn muda toda nossa perspectiva e o rumo da história.

O sumiço de Amy traz mais segredos que é possível imaginar e agora, nessa nova parte do livro é possível conhecer tudo por trás do relacionamento do casal, suas motivações, atos e no que tudo isso implica.

Confesso que achei a história genial. Com personagens convincentes e um enredo bem elaborado, Garota exemplar me conquistou - faço uma ressalva ao final, que só queria que fosse diferente apesar de achar que foi completamente satisfatório e um tatno quanto inevitável. 

Sem dúvidas o livro de Flynn vale a leitura. Envolvente, misterioso e muito bem elaborado é praticamente impossível não tentar desvendar o quebra-cabeça dessa história e por fim entender as ações tomadas pelos personagens durante a obra. Não tenho dúvidas de que todos irão se surpreender!

Avaliação: 4,5/5


Beijos, 
Ká Andrade

6 comentários:

  1. Ká muito boa a sua resenha!
    To louca pra ler e assistir o filme.. Pelo que vi esse tenho realmemte que ler antes por causa do final.
    Só não sei quando vou conseguir ler mas acho q vou gostar bastante!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ká, boa tarde! :D
    Há algum tempo estou interessada nesse livro, mas acabo nunca o comprando. A premissa parece ser bem interessante, assim como essa questão de alternar entre o presente e o passado - gosto deste tipo de narrativa diferenciada, não linear. E o mistério envolvendo o desaparecimento de Amy parece ser daqueles que não te deixa em paz até você finalmente descobrir o que aconteceu, o que me deixa ainda mais curiosa. Também vi alguns comentários sobre o fim não ser o que todos esperavam, e me pego perguntando qual o desfecho da história. Não sei, talvez eu também acabe comprando e furando a minha fila de leitura, quem sabe.
    Beijos e ótima semana!
    Liah Nogueira

    Resenha de "A Garota das Nove Perucas" no ar, não deixe de conferir <3
    Confissões de um Leitor

    ResponderExcluir
  3. Oi Ká, tudo bem?
    Eu assisti ao filme no cinema, o que tiraria um pouco o impacto da surpresa que o livro poderia me causar. Como filme, apesar da história interessante, achei bem cansativo. A premissa me chamava muito a atenção e o livro tava anotado na minha lista de leituras, mas não me interessei tanto ao conferir a adaptação. Sobre o fim: achei irônico e fiquei um pouco chocada. Achei uma sátira um pouco intensa demais ao casamento hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou doida para ler esse livro, mas quem viu começar?!
    Até comecei um ano atrás, eu acho, mas parei porque não estava no clima para ele. Agora queria ler antes de ver o filme e acho que não conseguirei encaixar nas minhas leituras. Ele parece incrível.
    Ansiosa...

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii.
    Ainda não li esse livro e nem assisti ao filme, mas me surpreendi com o trailer. Achei a história incrível, genial.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Tambem to querendo ler essa história!!!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir