quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Adeus à inocência - Drusilla Campbell

Autora: Drusilla Campbell
Editora: Novo conceito
Número de páginas: 170
ISBN:  9788581632766
Sinopse: Madora tinha 17 anos quando Willis a resgatou. Distante da família e dos amigos, eles fugiram juntos e, por cinco anos, viveram sozinhos, em quase total isolamento, no meio do deserto da Califórnia. Até que ele sequestrou e aprisionou uma adolescente, não muito diferente do que Madora mesmo era, há alguns anos... Então, quando todas as crenças e esperanças de Madora pareciam sem sentido — e o pavor de estar vivendo ao lado de um maníaco começava a fazê-la acordar —, Django, um garoto solitário, que não tinha mais nada a perder depois da morte trágica de seus pais, entrou em sua vida para trazê-la de volta à realidade. Quem sabe, juntos, Django, Madora e seu cachorro Foo consigam vislumbrar alguma cor por trás do vasto deserto que ajudou a apagar suas vidas?

 Recebi esse livro, junto com vários outros, em parceria com a Novo conceito. Achei a capa brega, confesso, e não me interessei (assim como nenhuma das meninas, então provavelmente iria pra sorteio). Acontece que eu vi um vídeo da Alba falando sobre ele, e ela disse que se tratava de uma garota envolvida com drogas, bebidas e festas que é "resgatada" por um homem. Apesar de, no vídeo, ela dizer que o livro não é bom, fiquei interessada pela temática.

 Logo no início da história, a Madora já saiu da vida louca vida que eu citei e estava morando com o Will, isolada do mundo e sob as regras dele. Apesar de ter fugido do que eu esperava, continuei lendo porque percebi que se tratava de um assunto muito sério: a submissão da mulher. Creio que seja um assunto atual e que precisa ser exposto e discutido para que haja cada vez menos situações como essa, mas o livro não me satisfez nesse sentido.

 Acredito que a autora tenha tratado a questão de forma muito superficial, sem realmente mostrar o que impedia a personagem de sair daquela situação. Ela criou vários núcleos dramáticos com coadjuvantes e muitos acontecimentos que, num geral, não ligavam-se e, portanto, não tinham razão de ser. A escrita não chega a ser ruim, mas é cansativa justamente porque não parece estar levando a lugar algum.

 Demorei meses para ler esse livro, porque não tinha vontade mesmo, mas não me arrependi. O final foi bom, confesso, e me deixou bastante satisfeita. Mas, ainda assim, não compensa as quase 300 páginas de história. Não diria que é uma leitura perdida, mas não é algo que eu releria.

Avaliação: 2/5


Beijo,
Ná Mazzilli

3 comentários:

  1. Oi Ná,
    Minha prima que leu esse livro quando recebemos e ficou bem no meio termo.
    Meu interesse é justamente pelo que você citou. Mas o lado da submissão, provavelmente me chatearia durante a leitura. Vou deixar mais para o final do ano.

    bjs e uma ótima quarta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Ná

    A leitura desse livro foi um tormento. Pela premissa eu esperava uma história bem mais interessante, mas me decepcionei pra valer.
    A autora é bastante detalhista, por muitas vezes detalhista demais. Enquanto ela se perdia em detalhes desnecessários, o que era realmente importante ficou de lado, a história.
    Madora era tão ingênua que chegava a ser irritante.
    Acho que o livro tinha tudo para dar certo, mas pecou em tantos pontos que não passou de uma história mediana e bem mal desenvolvida.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ná, boa noite!
    Poxa, que pena que a leitura não foi o que esperava, a premissa realmente parecia interessante. Todo mundo diz para não julgar um livro pela capa, mas este parece ser o caso em que a capa realmente condiz com o que você vai encontrar no livro, já que deixa um pouco a desejar. Mas acho que realmente um tema complicado e, se o autor/autora não souber conduzir, perde a mão e a história sai um pouco fraca. É a vida :/
    Beijos e ótima semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir