quinta-feira, 1 de março de 2012

Percy Jackson: O ladrão de raios - Rick Riordan

Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
ISBN: 9788598078397
Número de páginas: 385
Sinopse: O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Nunca vi alguém falar mal dessa série de livros. Todo mundo gosta, todo mundo recomenda. Meu amigo me fala bem dos livros do Rick Riordan há mais de dois anos e, quando vi o box á venda, não resisti e comprei. Eu só havia esquecido do fato de que ele havia dito que o livro não fazia meu estilo. E do fato de que nossos gostos são completamente opostos. E do fato de que ele é meu ex há mais de um ano, e todo mundo sabe que nada é válido vindo de exs. (Mas tudo bem, eu o obriguei a assistir Um dia.)


 O negócio é que eu poderia resumir essa resenha em uma frase: O livro não me convenceu. Juro, cada coisa que acontecia com os personagens só me fazia pensar "sério, Rick?! Sério mesmo?!" porque era muito impossível. Eu sei, é fantasia... Mas fazer um cara que produzia camas para esticar pessoas até a morte deitar em uma de suas camas por livre e espontânea burrice é insultar a inteligência do leitor. Sem falar que algumas coisas eram muito previsíveis!

 O que me entristece é que a idéia tinha tudo para dar certo. Misturar mitologia grega com o gênero contemporâneo foi uma sacada e tanto, eu até gostei das partes mais voltadas para a histórias dos deuses... E tudo bem, eu confesso, o livro me divertiu em alguns momentos. Mas nunca duravam mais que três páginas até que outro absurdo acontecesse. O próprio Percy é um boboca que simplesmente ignora os conselhos obviamente importantes e faz burrices o tempo todo, e eu prefiro nem comentar sobre o pamonha do Grover. Só me agradaram Quíron e Annabeth, que pareciam ter cérebro de verdade.

 Rick escreve de forma muito simples, beirando o infantil. Aliás, - sem querer passar por madura -, acho que essa é uma série para meninos de 11 ou 12 anos. Definitivamente, não faz meu estilo. Apesar de ter gostado bastante do final do livro, durante todo o resto dele eu alternava entre vontade de dormir e vontade de bater nos personagens e no escritor. Esse foi um caso inédito em que eu gostei mais do filme que do livro.

 Vá lá, é um passatempo válido, mas tá muito longe do meu conceito de bom. Enfim, preciso criar coragem de ler o resto da série, já que tenho o box (que, por sinal, é lindo) aqui. Mas é o seguinte: me expliquem porque vocês gostam dessa série.

Espero que tenham gostado e que ninguém me odeie depois dessa resenha! rs

Beijos, Ná Mazzilli

10 comentários:

  1. Agora, me revelou a verdade. Tipo epifania. Como você disse, todo mundo fala bem do livro e talz. Mas no caso, parece ser uma série voltada para meninos de 11 12 anos. Com todos esses acontecimentos previsíveis, e eu já imagino como, as palermices do protagonista e os acontecimentos fantasiosos a cada 3 páginas, comparo muito esse livro à um que eu li, pensando que ia gostar, mas abandonei, pelos mesmos motivos que os seus: O grande Labirinto. É mais ou menos parecido com esse PJ: vale para um passatempo, mas longe do meu conceito de bom.

    Enfim. Assistir o filme é uma idéia que ainda me acompanha. Quem sabe, a produção cinematográfica faz valer a pena uma obra que tinha tudo pra certo, né?!

    Att.,

    ResponderExcluir
  2. Oh céus, eu morri de rir com a sua resenha! Eu sei que não para rir, tu tá falando sério, mas não pude evitar.

    Eu compreendo o fato de você não gostar do livro, seus argumentos são super válidos - aliás parabéns pela resenha!

    Eu gosto muito da série Percy Jackson, lembro que também tive a impressão de que o liro era bem infantil, mas ao longo dos outros livros da série meio que esse conceito se desfez.

    O que mais me encanta nos livros do Rick é a narração. Simpelsmente me prende, a maneira como ele cria os mistérios e como os resolve é incrível. E eu sou apaixonada por mitologia, então já pode imagnar que foi um pnto a mais para gostar do livro.

    Eu espero uqe você leia sim os próximos livros e vou aguardar suas resenhas! Quem sabe você não passa a gostar mais da série rs'

    Beijão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Sabe, quando li os 3 primeiros livros, achei o máximo. Mas depois, enjoa. Agora peguei o último pra ler, e nem previsão de acabar.
    Acontecem muitas coisas e não se passam muitas páginas sem que ele seja atacado por um monstro ou algo totalmente fora do normal. Enche o saco, sério. A série tinha tudo pra dar certo, mas sei lá, me cansou. Espero algum dia terminá-la.
    Bjs, Raquel - http://spaceindaze.blogspot.com
    E se você não gostou do primeiro, nem vou te falar nada do quarto e quinto haha

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu gosto muito desses livros, deve ser por que eu comecei a ler eles com 11 anos.
    Recomendo ler a continuação dos livros, mas se não gostou, acho que não vai gostar dos outros. :/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha! Muito em breve pretendo ler Percy Jackson! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oh Céus! Nunca achei que o dia de alguém dizendo que não gosta de percy jackson fosse chegar. shausha Sério, pra mim essa série é tão boa quanto HP. Eu adoro exatamente pelo fato da aventura, dos acontecimentos fantásticos e da narrativa engraçada do Rick. Mas é questão de gosto... e infelizmente vc não gostou - oq não entra na minha cabeça até agr, mas...
    Não gostei do filme, pq difere muuuuuuito do livro, vai ver pelo fato de vc ter gostado do filme te fez querer que o livro se parecesse com ele.
    Se vc não gostou desse livro, não sei se vc vai gostar dos outros. É como eu HP sempre tem um livro que você vai gostar mais, se emocionar mais só que para isso os personagens e a série em si tem que te cativar, vc tem gostar deles.
    Sinceramente, eu espero que você acabe gostando da série... Pq ela é fantástica.

    beijos, lu
    bananapirata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não li o livro pra concordar ou discordar se é bom ou ruim, mas assim como você, eu também imagino esse livro sendo mais para meninos de 12 anos.. provavelmente pq eu só soube do livro pq o irmão do meu namorado leu o livro e tem essa idade :~
    Só fui ler Harry Potter ano passado, não sei se um dia lerei Percy Jackson, mas se sim, provavelmente vai demorar muito pq esse não é o tipo de livro que gosto =/ entendo que seja fantasia e tal, mas tem coisa que chega a ser tosco de tanta viagem do escritor hahahah
    Nem o filme eu tive coragem de parar pra assistir ainda :p

    ResponderExcluir
  8. Não sei, essa serie não me chama a atenção.
    Muitos amigos meus dizem que é perfeito e blá blá blá... mas posso estar errada.
    Adorei sua resenha. ^^

    Dá uma passadinha no meu blog ^^
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com/

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. nao tenho muita vontade de ler pj, e agr fiquei mais desanimada ainda!
    sua resenha esta otima, bjsssss

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a Luana, nunca pensei q veria uma resenha negativa sobre PJ, eu simplesmente amo a serie pra mim é tão boa quanto HP!
    Q pena q vc não gostou mas cada qual tem seu estilo (ainda bem neh?) ;)

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Paty

    ResponderExcluir