terça-feira, 26 de junho de 2012

Literatura nacional


Oi, gente!
Hoje eu estou aqui para "conversar" com vocês sobre uma coisa muito importante, inclusive, fundamental para nós que gostamos tanto de ler.
Porém, antes, tenho que fazer uma pergunta bastante simples á vocês: Como vai sua leitura de livros nacionais?
Eu fiz essa pergunta a minha mesma e infelizmente obtive uma resposta nada agradável e muito decepcionante. A minha leitura de nacionais está péssima, horrível, baixa. E eu fiquei desapontada comigo mesma, por ao menos ter reparado isso. Porque para falarmos em números eu já li 126 livros e somente 23 foram nacionais.
Então, ao notar esse déficit na minha estante comecei a pensar nas livrarias as quais eu frequento, nos sites de compra e percebi que o que influencia um pouco nisso é que na verdade, não há uma exposição mais convidativa para os lançamentos nacionais. Não há uma melhor promoção da nossa literatura. E eu acredito no poder de escrita das autores brasileiros, acredito em seu potencial e SEI que existem milhões de livros muitos bons que foram escritos por mãos brasileiras, mas que muitas vezes não foram promovidos e não chegaram aos "meus olhos".
Claro que reconheço que grande parte disso é minha culpa também. Que eu deveria buscar mais livros nacionais, pesquisar mais, me entreter mais. E foi a isso que eu me propus. O próximo livro que eu vou comprar vai ser de um autor brasileiro. Não precisa ser um super reconhecido, como o Paulo Coelho ou um clássico como Machado de Assis. Vai ser um que me interesse pela história, pela capa. E espero assim e aos poucos eu possa recompor minha falta com a nossa literatura.

Beijos, 
Ká Andrade


5 comentários:

  1. Se pensarmos bem, realmente: por que um autor brasileiro seria inferior a um autor internacional? Afinal, eles podem ter capacidade tanto quanto qualquer outro autor. A realidade é que realmente não vemos muitos livros nacionais atuais sendo divulgados. As editoras podiam focar mais nisso, né?
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ká.
    É verdade, os autores nacionais ainda são pouco promovidos pelas livrarias e até mesmo editoras. Mas se Deus quiser isso muda e o talento nacional vai ser ressaltado!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Isso é verdade, as próprias livrarias não dão a atenção necessária aos autores nacionais e preferem promover os estrangeiros. Fico muito chateada quando vejo isso acontecer :/
    Eu sempre procuro ler mais livros nacionais, e felizmente consigo ler bastantes :)

    ResponderExcluir
  4. O pior é que as próprias livrarias dão preferência para os estrangeiros ;( não leio tanto livros nacionais por falta de incentivo mesmo, além de faltar uma divulgação maior, os preços as vezes saem mais caros que os importados!

    ResponderExcluir
  5. Não entendo como os livros escritos e impressos aqui no nosso país conseguem custar mais do que os livros que precisam ser "comprados" de autores do exterior! Fico bem chateada e por isso sempre procuro dar uma valorizada aos nossos autores brasileiros

    ResponderExcluir