sábado, 30 de junho de 2012

Ray Bradbury, Fahrenheint 451 e surpresa!

 Oi, leitores!
 Hoje vim com uma ideia um pouco diferente de post pra vocês. Comentei no twitter que, no último dia 06 de Junho, faleceu Ray Bradbury. Pra quem não sabe, ele é o autor de Farenheint 451, o livro que é uma distopia sobre um futuro onde livros são proibidos. Isto é, os bombeiros da época não existem para apagar o fogo e sim para atear fogo em qualquer livro que encontrarem nas residencias das cidades. As pessoas, portanto, não lêem e passam seus dias vendo uma espécie de televisão super-avançada.
 Li esse livro em Abril e não fiz resenha dele no blog, então achei que a morte do autor seria um bom motivo para falar sobre ele. É de uma escrita profunda, do tipo que mexe com os nossos sentimentos, com as nossas certezas. Ainda assim, não é de forma alguma pesado, tanto que eu li em dois dias. Mas tem muitas lições e verdades que a gente acaba não reparando no dia-a-dia. É um livro do qual eu gostei muitíssimo, mas pretendo reler quando estiver mais madura porque tenho certeza que vou aproveitar ainda mais.
 Se você leu ou vai ler o livro, não deixe de ler a nota que o autor escreveu no final. Ele fala sobre editoras que queriam modificar seu texto e um pouco sobre o processo de escrita, é muito interessante! De qualquer maneira, queria contar para vocês, da forma mais livre de spoilers possível, que em determinado momento algumas pessoas se juntam para lembrarem de livros que foram queimadas. Isto é, cada pessoa é responsável por se lembrar da história de um livro do qual gostava muito.
 A ideia do post é: Que livro você gostaria de ser e por quê? Vou pensar em qual eu gostaria de ser e daqui a algum tempo volto para contar pra vocês. E, até o próximo post, farei um sorteio de marcadores entre os que comentaram.
 Fiquem á vontade para deixar quaisquer dúvidas nos comentários, assim como sugestões, e eu responderei com o maior prazer. Espero que tenha ficado claro e não deixem de participar!

 Beijos,
 Ná Mazzilli

10 comentários:

  1. Que coincidência, acabei de postar a resenha desse livro no meu blog! rs' É um livro muito bom mesmo, o autor aborda todo o assunto de livros maravilhosamente bem.

    Bom, quanto a pergunta é uma coisa bem difícil de responder. Penso que se eu fosse escolher um livro para ser teria de ser um livro que gosto muito e me passam muitos na cabeça, mas tem um que li recentemente e acho que se encaixaria bem como resposta que é o livro Precisamos Falar Sobre O Kevin que entrou para a minha lista de favoritos porque foi um livro que me supreendeu e mexeu muito comigo.

    Adorei a idéia :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu adoraria ser o livro O SENHOR DOS ANÉIS
    tenho certeza de que seria uma maravilhosa aventura :3
    gosto muito do livro
    e emus personagens favoritos são os elfos
    amo eles :3 e depois os hobbits

    yarasp71@hotmail.com
    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Pode soar meio infantil, mas adoraria ser um livro da Meg Cabot. Essa autora consegue tornar tudo maravilhoso e mesmo que de uma forma "do além" acontecem coisas tão legais no livro dela (como salvar o presidente dos EUA, ser uma princesa ou até resolver um mistério). São livros mais teens que realmente conquistam com seus mocinhos fofos e finais felizes. O meu livro favorito é Avalon High, uma releitura da lenda de Arthur. Amo! Adoraria poder ter uma história assim.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro, só ouço maravilhas a respeito.
    Quanto a sua pergunta, com certeza a resposta seria Harry Potter! Amo demais a série, e queria muito estudar em Hogwarts, e viver todas as aventuras junto com o Harry.

    ResponderExcluir
  5. Se eu fosse um livro, gostaria de ser O diário da princesa, da Meg Cabot, porque querendo ou não foi com esse livro que comecei a me interessar mais por literatura e fez com que cada vez mais eu quisesse viajar nesse mundo mágico e maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza eu seria "O país das 36 mil vontades", um livro que li quando bem criança e me conquistou muito. Ele é muito bonito, cheio de ilustrações, e apesar de ser um livro infantil, a história é muito bonita.
    Acho que vale a pena ser um livro como ele.

    ResponderExcluir
  7. Tenho que contar pra vocês que eu to pensando em como responder essa pergunta desde que o post saiu. Eu sou MUITO indecisa, e tem vários livros que eu gosto muito e que eu gostaria de ser. Pensei por uns dias, e, agora, minha escolha é Jogos Vorazes. Eu adoro a história, a Katniss é uma personagem muito forte e tem o Peeta, que se tornou minha quedinha literária, hahaha. Escolhi esse livro porque agora, depois de ler toda a série, eu simplesmente não consigo me prender a nenhum livro que eu peguei pra ler. Parece uma ressaca literária, vamos dizer, shauhsau. Vamos esperar que passe, e eu sei que vai passar!
    Talvez daqui um tempo mude, mas no momento é esse o livro que eu gostaria de ser!
    Adorei a ideia do post, e quero muito ler Farenheint 451 ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu seria o livro crepúsculo,pode soar estranho mas esse livro não poderia ter chegado em melhor hora na minha vida,o li assim que foi lançado,antes mesmo de se falar em um filme.Ele é o livro da minha vida e eu adora as sensações que esse livro me causa.Acho que apesar da atual modinha todos deveriam dar uma chance ao livro.beijos parabéns pelo post e pelo blog.

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li esse livro, mas sempre ouvi muitos comentários bons a respeito. Já marquei na minha lista de desejados há um tempo e espero poder comprá-lo o mais rápido possível! Pena que o autor veio a falecer. :/

    ResponderExcluir
  10. provavelmente eu seria algum romance, Um dia do David Nicholls é um dos meus livros favoritos, amo a história da Emma e do Dexter! seria essa minha escolha =)

    ResponderExcluir