quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

As aventuras de Tintim (O segredo do Licorne & O tesouro de Rackham, o terrível) - Hergé

Autor: Hergé
Editora: Companhia das letras
Número de páginas: 128
ISBN: 9788535919455
Sinopse: Dois casos intrigantes enfrentados por Tintim chegam reunidos neste volume especial. Em O segredo do Licorne, Tintim
compra para o amigo Haddock o modelo de um galeão antigo, que, por coincidência, é a réplica do navio de um antepassado do capitão, o cavaleiro de Hadoque. O modelo é roubado, e logo depois a casa de Tintim é toda revirada. O que os assaltantes procuravam? Por sua vez, o capitão acha no sótão de casa as memórias do cavaleiro. Nelas, ele narra seu encontro no Caribe com o pirata Rackham, o Terrível, que o captura com seu navio, para o qual transfere os tesouros que havia pilhado. O cavaleiro consegue escapar e afunda o Licorne com todo o tesouro a bordo. Hadoque divide o mapa com a localização do naufrágio em três partes, que esconde em réplicas do navio. Muitos anos depois, Tintim e seus amigos decidem buscar as partes do mapa, sabendo que para isso terão de driblar uma quadrilha perigosa. Em O tesouro de Rackham, o Terrível, Tintim e o capitão Haddock, já de posse das três partes do mapa com a localização do naufrágio da embarcação de Rackham, partem em busca dos destroços do Licorne. Junta-se a eles o extravagante professor Girassol, que se tornará um companheiro constante dos nossos heróis. Um invento do professor ajudará muito nas buscas: um minissubmarino com formato de tubarão. Depois de desembarcarem numa ilha deserta, onde encontram vários indícios da passagem do cavaleiro de Hadoque, finalmente descobrem o Licorne no fundo do mar. No navio, acham um pequeno cofre. O que haveria ali dentro? Será que o tesouro se limitava somente ao conteúdo do cofre? Essas perguntas são respondidas na segunda parte da aventura.

Eu nunca tinha lido quadrinhos (a não ser gibis!) até ver esse livro. Até tinha vontade, mas nunca me interessara por nenhuma sinopse. Daí que peguei esse livro emprestado do meu irmão só para dar uma olhadinha e acabei lendo de cabo a rabo em coisa de meia hora.

São duas histórias, mas uma é continuação da outra. Gostei da trama, achei bonitinha e não muito previsível. Nunca vi o desenho e nem assisti ao filme então não posso dizer quanto a adaptação, mas gostei bastante dos traços e da linguagem.

Tintim é uma graça e algumas passagens são muito engraçadas por conta do professor, que é meio surdo e meu personagem preferido do livro. Enfim, foi uma leitura tranquila e eu gostei bastante, recomendo!


PS: Essa é uma resenha para o Desafio literário 2013 para o mês de Fevereiro, cujo tema é Livros que façam rir.



Beijos,
Ná Mazzilli

9 comentários:

  1. Eu adorava Tintim quando criança, e espero gostar da mesma forma de tais estórias agora adolescente!
    Tais romances deviam ser mais divulgados e terem capas melhores!!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho, Vinícius!
      Essa capa é dura e bem bonita, mas para o tema deveria ser mais colorida, né?!
      =*

      Excluir
  2. Eu amava o desenho, não perdia um. Não sabia que tinha em livro. Já tinha visto o filme, mas os quadrinhos não.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho vontade de ver o filme, dizem que é bom.
    Mais não sei se leria o livro rs
    beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Depois do filme Tintim ficou mais conhecido, mas acho essas capas pouco atraentes e sinceramente elas me desestimulam com relação a leitura. Vou ser sincera e dizer que não leria, mas só por causa das capas. Kkk, sei que isso soa preconceituoso, mas se a capa for feia pra mim não rola ;/

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto muito dessa capa, apesar de ser dura ela é muito séria, né?
      Acho que todo mundo julga um pouco pela capa, hahahah.

      Excluir