sábado, 23 de março de 2013

Nem tão teen: Olga

Autor: Fernando Morais
Editora: Companhia das letras
ISBN: 8571642508
Número de páginas: 259
Sinopse: O livro conta a história de Olga Benario, judia e comunista, que foi companheira de Luís Carlos Prestes e acabou assassinada nos campos nazistas. Nos últimos anos, poucas obras alcançaram no Brasil sucesso tão estrondoso quanto esta biografia de Olga Benario Prestes. Fernando Morais revelou-se também um pesquisador competente, e escritor dotado de sensibilidade e de talento. Com simplicidade, sabedoria e grandeza, ele soube recriar um drama profundamente humano de nossa época. Entre, de um lado, a guerra desencadeada pelo nazismo e, de outro, a miséria de uma ditadura latino- americana com seus crimes, Fernando Morais delineou a figura quase lendária de uma mulher que sempre empunhou o estandarte de ideais generosos.



 Eu nunca tinha lido uma biografia, mas de uns tempos pra cá tive vontade de conhecer esse tipo de livro. Meu professor de história citou, numa aula de ditadura, essa biografia da Olga Benario, e resolvi pegar emprestado pra conhecer. 


 A escrita é mais envolvente do que eu esperava que fosse, por conta de se tratarem de fatos reais, e depois que a leitura engatou eu vi as últimas 100 páginas passarem voando. Mas são muitas pessoas, e como os comunistas precisavam de pseudônimos para se esconderem, numa reunião poderiam ser citadas uns 10 nomes pra falar de 4 pessoas, o que me deixava confusa e um pouco cansada. Também tem alguns nomes de partidos e organizações que eu desconheço e provavelmente alguns detalhes me passaram despercebidos por conta disso.



 No geral, gostei muito de ler a obra. Acho que retratou bem a maneira como os colegas e Olga e de Luís Carlos Prestes se uniam e se preocupavam em lutar pela liberdade, deles mesmos e do país, custasse o preço que fosse. Apesar de não serem brasileiros, eles passarem grande período na vida aqui no Brasil, lutando contra o governo ditatorial do Getúlio Vargas.



 O livro conta sobre as torturas e as prisões de todos os comunistas, algumas dessas que causaram danos psicológicos até o resto da vida daqueles que sobreviveram pra ver o fim da ditadura. O que mais me emocionou, claro, foi ver Olga passando por tudo o que passou, pelas prisões, pelas repressões, por tanto sofrimento e ainda ter forças para lutas. Em pleno campo de concentração ela, judia e comunista, ainda se esforçava e tentava ser melhor a cada dia pois esperava pelo momento em que seria livre e continuaria lutando. É muito, muito bonito.



Avaliação: 4/5


Beijinho,
Ná Mazzilli

10 comentários:

  1. Não li esse livro ainda, mas vi o filme e amei. E como o livro é sempre melhor que o filme o livro deve se ótimo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muuuuito boa a resenha! Realmente gostei, estou em uma pegada de biografia no momneto, mas estou lendo algo da Marilyn.
    Beijos!

    Murilo - Books All Over You

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu não cheguei a ler esse livro mas também tenho muita curiosidade, vi o filme e gostei muito, gosto muito de história e eu sei que eu gostaria muito de ler um livro como esse, como disse a menina aí em cima, o livro é sempre melhor que o filme então deve ser realmente bom! Que bom que você gostou, me deu mais vontade ainda de ler! ótima resenha!

    Agente já postou lá, quer ler? Desde já obrigada!
    -Mica
    Fallen in Me

    ResponderExcluir
  4. Não li ainda, mas é um livro bem comentado e que eu daria uma chance de leitura.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Admito que só vi o filme e já me emocionei demais. Acredito que o livro seja ainda melhor e muito mais envolvente e emocionante.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a variação nas suas resenhas teen! Rsrs
    Olga é um clássico eterno! Realmente vale a pena ser lido.
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  7. Eu juro que não sabia que Olga era uma biografia, eu sabia que era uma história real e tal mas não sabia do livro. Nem o filme eu nunca assisti, mas quero muito. Gosto de ler livros sobre a segunda guerra mundial, mesmo sendo um assunto tão ruim D:

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muita gente não sabe!
      Se tiver oportunidade leia, é bem legal... Eu também adoro livros sobre a segunda guerra, mas fala pouco sobre ela acontecendo lá na Alemanha, viu? A maior parte da história é aqui no Brasil ;)

      Excluir
  8. Dizem que é ótima a história, não sei se eu leria mais é um caso a pensar =)
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita, tem post novo lá.
    Depois volto aqui pra ver teus novos posts.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir