quinta-feira, 16 de maio de 2013

A idade dos milagres - Karen Thompsom

Autora: Karen Thompson Walker
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530088
Número de páginas: 216
Sinopse: Em um sábado aparentemente comum, Julia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo com que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso.  Ao mesmo tempo que luta para se adaptar à nova “normalidade”, Julia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano: a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô.





 A premissa do livro foi o que fez com que eu me interessasse por ele assim que soube do lançamento. Julia é uma menina de apenas 12 anos e, como se não bastasse as transformações dessa idade, ela ainda tem que lidar com um fato com o qual as pessoas ao seu redor não sabem lidar: a rotação da Terra está ficando mais lenta.

 Fiquei surpresa porque a história me fez pensar coisas que nunca tinham me passado pela cabeça. Os dias terem alguns minutos ou até horas a mais não me parecia assustador, mas é quando você repara que os pássaros, os animais, as plantações de alimento, as refeições, a rotina e até o nosso organismo depende de uma lei, depende da organização natural do mundo.

 No meio de descobertas de que as pessoas são humanas, e isso significa que todos estamos preparados para mentir, prejudicar os outros ou abrir mão da bondade, se for preciso, a Julia também descobre o amor. Mas o amor juvenil, tão puro e doce e que existe mesmo em tempos difíceis. Isso é o que torna a história tão real e tão verossímil, retrata por uma garota.

 O grande problema, acredito, é o ritmo da leitura. Não que a escrita seja ruim: ela é sucinta e por vezes até poética. Mas, desde o começo até o final do livro, os acontecimentos são poucos e decorrem lentamente, as descrições do período em que viviam são muito detalhadas e o leitor passa o tempo todo querendo saber no que vai resultar tudo aquilo, mas a autora continua contando sobre o céu e a vizinhança ao invés de contar o que se sucedeu.

 Não fosse a leitura tão arrastada, achei o livro ao mesmo tempo doce, assustador e triste.

Avaliação: 3.5/5

"E esse fato, em si, parecia apontar para outros, e mais outros: o amor se desgasta e os seres humanos fracassam, o tempo passa, certas eras chegam ao fim."

Beijos, 
Ná Mazzilli 

5 comentários:

  1. Oie ;)
    Eu já tinha visto outras resenhas desse livro e todas elas tbm falam que a autora esquece a melhor parte do livro pra falar sobre a vizinhança rs
    Mas eu achei a história tão interessante! Acho que daria uma chance se tivesse a oportunidade de ler!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas!
    Deixei meme pra vocês no meu Açucareiro
    http://oacucareiro.wordpress.com/2013/05/17/meme-11-coisas/

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livros
    E esses pontos negativos são chatos mesmo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não conhecia o livro, mas apesar de ele parecer ser bom, não chamou muito a minha atenção.
    Amore venho aqui sempre e agora que vi que ainda não sigo aqui. rs
    Passa depois lá no Sook, e siga também.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse liro parece ter uma história muito boa, mas é horrível quando é arrastado, desanima D:

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir