quarta-feira, 22 de maio de 2013

Harry Potter e a pedra filosofal - J. K. Rowling

Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Número de páginas: 264
ISBN:  9788532511010
Sinopse: Até os dez anos, o magricela e desengonçado Harry Potter era maltratado pelos tios Dursley, que o criavam. No dia do seu aniversário de onze anos, porém, descobriu que não era um garoto qualquer, e sim um bruxo, símbolo de poder e sabedoria. Precisava, portanto, iniciar com urgência a trajetória no cotidiano da magia e do sobrenatural.




 Então é isso: eu nunca tinha lido Harry Potter! Primeiro foi porque eu era muito nova e nem sabia ler quando o primeiro livro foi lançado; aí, mais tarde, eu não quis ler porque já tinha assistido aos filmes, e odeio ler livros de filmes que já vi; depois, até tive curiosidade de ler, mas tinha medo de me apaixonar pela série justo quando ela estava prestes a acabar, e eu seria a única fã que não teria curtido a ansiedade pelo próximo livro! Depois de um tempo eu cansei de todo mundo falando tão bem dos livros e resolvi que ia ler, um dia... Acontece que o tema do mês era algum livro que tivesse sido citado em filme, e HP foi citado em O diabo veste Prada. Então, vá lá, eu resolvi ler.

 Fãs da autora: eu entendo vocês. A escrita dela é muito simples, típica de um livro juvenil, mas é muito envolvente, do tipo que te faz prometer "vou ler só mais um capítulo...". Além disso, a própria história é intrigante. Encontramos um Harry todo inseguro e infeliz, prestes a entrar num mundo de bruxaria e mistérios, cheio de novidades que descobrimos junto com ele. A cada acontecimento, mais perguntas vão surgindo e fica mais interessante.

 O fato é que já ter assistido os filmes realmente me prejudicou. Principalmente porque eu já sabia muitas coisas que iam acontecer só no último livro, e que ainda eram mistério nesse primeiro. E, além do mais, eu não tive uma experiência totalmente nova com Hogwarts ou com os personagens - não consegui imaginar nada novo, porque as cenas do filme estavam na minha cabeça. Mas, não sei se é porque eu era mais nova quando assisti, no livro a história me pareceu bem mais infantil e menos assustadora.

 Imagino que, se eu tivesse lido há uns 5 anos, ou tivesse crescido com o Harry, como a maioria dos fãs, eu teria ficado muito apaixonada pela história e ansiosa pelo que viria pela frente. E continuo discordando de quem pensa que esse é um livro que deve ser considerado clássico, mas isso é assunto pra outra hora. Apesar de tudo, reconheço que é uma história ótima e uma escrita muito boa, e quero ler os próximos livros. Ah! E me digam que a Hermione fica mais bacana com o passar dos anos, rs. 

Avaliação: 4/5

"Ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido, nos confere uma proteção eterna."

Beijo,
Ná Mazzilli 

Ps: Essa resenha faz parte do Desafio literário 2013, cujo tema do mês é Livros citados em filmes. Harry Potter foi citado em O diabo veste Prada.

8 comentários:

  1. Pra mim esse livro deveria virar - se é que já não é - um clássico por um simples motivo; a revolução que ele causou no mundo da literatura! Se HP não tivesse existido, muitos de nos talvez não lêssemos como lemos hoje! rs Mas enfim, amo demais esse livro. É uma pena que você não tenha conseguido se apaixonar pelo Harry, mas crescer com ele foi realmente uma experiencia inexplicável ♥

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  2. É clássicoooo sim.. aoskdoasd vc acabou de se deparar com um fã de Harry..
    Realmente concordo com a nota 4.. eu daria 3.. até porque tem uns livros da ´serie que não chegam perto desse de tao bons.. entao nao teria como dar uma nota perto de 5 pra esse e dar 5 pros outros.. oakdosa mas sou fã.. acompanhei cada lançamento.. e estou lendo pela terceira vez a serie.. estou em prisioneiro de azkaban


    Guilherme Kunz
    www.tematoa.com
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me animou mais ainda pra ler os próximos!! hahah
      Bjs,

      Excluir
  3. Olá!

    Estou me sentindo um pouco mais acompanhada no momento, pois também não tinha lido até o mês passado. Tive uma experiência parecida com a sua e acho que se tivesse crescido com os livros também os amaria, mas gostei da história e narrativa da autora.


    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ná!
    Eu amo HP, mas esse primeiro livro é o que eu menos gosto rsrs. Concordo com o que disseram lá em cima, acho que Harry Potter deveria ser considerado um clássico sim, não pela narrativa, mas pela revolução que causou. Muitos leitores hoje são frutos da geração HP, inclusive eu. Cresci com a série, e a JK Rowling foi uma das grandes inspirações literárias pra mim. Por causa da série eu aprendi a gostar de ler, e hoje, eis que aqui estou, escrevendo sobre livros hahaha. Harry Potter tem muita culpa por isso.
    Acho que você vai gostar mais da série na medida em que for lendo os outros livros.
    Beijos

    http://oacucareiro.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu ainda não li essa série, pois não tinha muito interesse, porém de uns tempos para cá fiquei com vontade e darei uma chance!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. I was curious if you ever thought of changing the layout of
    your website? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having 1 or two pictures.
    Maybe you could space it out better?

    Feel free to visit my blog post - www.colebarconsultancy.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu preciso começar a ler Harry Potter! rs
    Mas tenho tantos livros aqui na estante aguardando, que nem posso em pensar em comprar livros novos! kkkkkk

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir