sábado, 15 de junho de 2013

Simplesmente Ana - Marina Carvalho

Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304
ISBN: 9788581631554 
Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

Pra quem gosta de Meg Cabot, ao ler a sinopse desse livro, não tem como não se lembrar da famosíssima série O diário da Princesa. Mas apesar do que muitos digam, esse livro não é "a história da Mia no Brasil" e sim a história de Ana, uma garota comum que é encontrada pelo pai, um rei de um país pequeno na Europa, e se vê querendo conhecer uma realidade desconhecida até então: de ter um pai.
O dilema que Ana vê imposto a ela é como lidar com essa nova realidade quando todos próximos ao Rei Andrej acham muito estranha essa história da filha ter aparecido depois de tanto tempo, e ter que conhecer e cativar a todos, além de se acostumar com a sua nova realidade na Krósvia (ainda que temporária). Para se adaptar, Ana conta com a ajuda de Alex, o filho da falecida mulher do Rei, que se mostra um tanto quanto resistente a sua presença no início, mas depois, é claro, que se torna o personagem mais apaixonante!
Eu sou daquelas que não tem como não me apaixonar por histórias de príncipes e princesas. Ainda assim,  acho que mesmo que Simplesmente Ana trouxesse qualquer outra trama como tema principal eu me apaixonaria do mesmo jeito, apenas pelo modo como Marina escreve. É simples, inteligente, contagiante e divertido! Mas a palavra que melhor define o livro é: doce. Daqueles deliciosos, que quando acabam deixam o gostinho de quero mais na boca. Porque tudo nele é envolvente, desde a maneira como o pai se comunica com ela pela primeira vez - pelo Facebook - até a rotina da vida num castelo e as ações de uma princesa. E são esses traços muito fortes de realidade que realmente te fazem acreditar naquela história e desejar que ela acontecesse de verdade. E ainda mais, que acontecesse com você.
Amei vários quotes do livro, mas o que escolhi aqui é especial porque me identifiquei muito com ele, pois é um pensamento recorrente meu em relação à nossa língua.
"Sempre ouvi dizer que saudade é uma palavra exclusiva da língua portuguesa. Quando dizemos que estamos com saudade, significa que sentimos uma falta tão imensa de alguém que a dor queima no peito. É como se a alma ficasse meio perdida sem a proximidade das pessoas de quem temos saudade."
Avaliação: 4,5/5


Beijo,
Nic Kloss. 

11 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Simplesmente Ana! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me fez querer ler mais o livro. Nunca me toquei da aparencia com o Diario da princesa, isso me fez querer mais hehehehe
    Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece muuito bom, tenho muita vontade de ler. A capa é linda !

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nik, adorei a resenha. Você caprichou. Obrigada pelas palavras fofas.
    Beijão!
    Marina Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente Ana é um livro muito fofo e que li há pouco tempo. Não sei ao certo o que me fez dar apenas três estrelas para ele no Skoob, mas acredito que tenha sido por fazer uma comparação com outros livros que dei nota maior. E, dessa forma, o livro não poderia ter nota maior. Ele é incrivelmente bem escrito e tem uma linguagem fácil e divertida, porém, ele me pareceu ser totalmente voltado à garotas, pois não teve muita ação ou adrenalina. Não que eu esperasse isso do livro, mas enfim... A cena deles na ilha 'abandonada' é muito bonita, inclusive. A minha favorita no livro todo. Parabéns pela resenha. Abraços, Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  6. Já faz um tempo que estou querendo ler esse livro, e adorei a forma como você escreveu a resenha :') me deixou com mais vontade ♥


    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  7. eu quero muito ler esse livro. todas as resenhas que li só elogiam essa obra e, não tenho dúvidas de que vou adorar esse enredo!!!

    ResponderExcluir
  8. Acho que deve ser interessante. Mas o pessoal tem razão: parecido demais com O Diário da princesa. Digo apenas do contexto, já que nunca li nenhum dos dois.

    ResponderExcluir
  9. Hum...estou louca para ler esse livro, ainda mais porque é de uma autora nacional. Essa é a primeira resenha que vejo dele e já me conquistou, acredito que vou gostar bastante.
    Beijos!
    Bom começo de semana.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visita, amanhã volto pra ver post novo.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estou com esse livro aqui, mas ainda não tive tempo para ler
    E parece ser muito bom
    Pelo menos a capa é linda

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir