terça-feira, 30 de julho de 2013

Branca como o leite, vermelha como o sangue - Alessandro D'Avenia

Autor: Alessandro D'Avenia
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528615050
Número de páginas: 368
Sinopse: Leo é um garoto de dezesseis anos como tantos: adora o papo com os amigos, o futebol, as corridas de motoneta, e vive em perfeita simbiose com seu iPod. As horas passadas na escola são uma tortura, e os professores, “uma espécie protegida que você espera ver definitivamente extinta”. Apesar de toda a rebeldia, ele tem um sonho que se chama Beatriz. E, quando descobre que ela está terrivelmente doente, Leo deverá escavar profundamente dentro de si, sangrar e renascer para a vida adulta que o espera. 








  Gosto de contar, sempre, minha relação com os livros. Isto porque faço aqui resenhas muito pessoais, de acordo com o que sinto ao ler e não apenas sobre a história e seu desenvolvimento porque, afinal, não sou formada para isso e interpreto tudo o que leio de acordo com a minha própria carga emocional. Pois bem, vi uma vez a Marina, do Minha vida por um livro, falar muito bem desse livro. Na hora me deu vontade de comprar, mas fiquei um pouco receosa porque nós temos gostos bem diferentes, e acabou que na Bienal do ano passado minhas amigas fizeram algum acordo pra ele sair mais barato, e eu comprei.

 Quando comecei a ler, pensei que não ia gostar. Acontece que o Leo me pareceu muito bobo, muito dramático, muito exagerado. Não sei como é a cabeça de um garoto de dezesseis anos, mas ele me pareceu infantil demais. Acontece que, conforme a leitura progrediu, comecei a me envolver bastante com o personagem. É interessante porque o autor faz o leitor descobrir junto com o protagonista que ele é inteligente, apesar de ter medo de se descobrir e descobrir o mundo.

 Conforme o livro avançou, o autor me ganhou e na metade dele eu já estava com pena de acabar. A escrita é maravilhosa, ao mesmo tempo tão simples e subjetiva. A narrativa é fantástica porque o tempo todo faz considerações sobre a vida, sobre o amor, a felicidade e os sonhos. O que para alguns pode até parecer piegas, para mim soou extremamente sensível. As cores, ás quais o título faz referência, estão presentes o tempo todo, dando um tom muito especial à história.

 Não quero contar muito sobre a trama, porque acredito que o desenrolar não seja o ponto principal, e sim os personagens e suas descobertas. Basicamente, trata-se de uma história sobre o Leo e a Beatriz, sua paixão platônica. É, sim, uma sick lit (literatura com doenças envolvidas) mas, diferentemente de muitas outras, traz consigo uma carga de reflexão que vai muito além disso. A forma como esse livro me tocou não pode e nem deve ser dita em palavras. Mas leiam, eu recomendo muito.

Avaliação: 5/5 <3


"Este é o segredo da felicidade: ser você mesmo e pronto. Ser aquilo que você foi chamado a ser."

PS: Essa resenha faz parte do Desafio literário 2013 para o mês de
Julho, cujo tema é Livros com cor ou cores no título.

10 comentários:

  1. Esse livro já está na minha lista de "vou ler" há um tempo, e tô super a fim de poder conhecê-lo logo.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?fref=ts

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar do livro, fiquei interessada.
    Beijos

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto outras resenhas desse livro e realmente não sei o que pensar, todas as resenhas que vi falaram super bem, porém até agora não me chamou atenção...
    Parabéns pela a sinceridade e continue assim :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  4. Confesso que esse livro não me chamou atenção.

    Tu já viu o projeto lá do blog? Confere e se gostar participe.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  5. Hum...nota máxima! Amei...vejo esse livro sendo falado muito bem em vários blogs. Eu quero muito ler...verei se compro!
    Beijocas!
    Paloma Viricio.

    P.s.: Tem duas super promoções no blog...dá uma olhadinha e participa!

    ResponderExcluir
  6. Eu queria esse livro desde que foi lançado, mas ainda não comprei (nem posso!). Fico com uma coceirinha toda vez que vejo uma resenha assim, se até que achava que não ia gostar adorou, acho que minha tendência é não resistir a esse livro ;x

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha, nem sabia que era um sick list. Entrou para a minha lista.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não sabia muito sobre o que o livro tratava, mas fiquei bem curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. No início não curti muito o livro, mas nem foi por causa do Leo. É só que não consegui me envolver com a história. Mas conforme a narrativa avançava as coisas mudaram e eu me apaixonei pela escrita do D'Avenia.
    Esse livro tem uma história que marca pela intensidade e profundidade dos sentimentos contidos em suas páginas e que apesar da aparente simplicidade nos faz refletir sobre nossas atitudes perante a vida.
    Lindo mesmo.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  10. Depois da sua resenha com certeza vou querer ler esse livro, não sabia que se tratava de um sick lit. Entrando para a lista de futuras compras rs'

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir