domingo, 21 de julho de 2013

Resenha dupla: Bruxos e Bruxas - James Patterson

Autor: James Patterson
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
ISBN: 9788581632216
Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

Ná Mazzilli
 Demorei muito para ler esse livro. Apesar de estar de férias, continuo ocupada - ás vezes ocupada descansando do primeiro semestre, mas tudo bem, rs - e não senti vontade de ler. Quando pegava para ler a leitura rendia bastante, mas porque são capítulos muito curtos e a linguagem é bem simples. Achei a narrativa alternando entre os dois irmãos desnecessária, porque eles estavam vivendo a mesma coisa juntos e, além do mais, um chama-se Whit e a outra Wisty, ou seja, eu sempre confundia quem é que estava falando.
 É um livro muito morno. Fiquei quase duzentas páginas esperando que algo surpreendente acontecesse, ainda que vários momentos assustadores e descobertas estivessem ocorrendo. Tenho a impressão de que já li muitos livros infanto-juvenis de fantasia e esse veio com os ingredientes de sempre, por isso não conseguiu me surpreender. A leitura é, sim, divertida e quase empolgante. Em alguns momentos eu dei risada do humor da Wisty, que é uma personagem muito forte.
 O final é... interessante. Ainda não consegui decidir se achei genial ou ridículo. É previsível, e tem um toquezinho de auto-ajuda. E, depois do livro, tem um apêndice com os livros, artistas e outras coisas proibidas pela Nova Ordem que fazem alusão a coisas que realmente existem no mundo atual. Acho que o autor tentou ser crítico de uma forma irônica e ficou um pouco exagerado. Apesar de divertida, a história em si é bastante previsível e não me despertou vontade de ler os próximos livros.

Avaliação: 3/5

Nic Kloss
Esse é um livro de leitura fácil. Com capítulos curtos (mas bem curtinhos mesmo, sendo que alguns não chegam nem a uma página) e bem escrito com a linguagem simples e usual e com a narração intercalada que já comentei adorar aqui no blog. Então porque não consegui me envolver com o livro? Acho que começou já no prólogo. E prólogo que na verdade se tornou o que descobri ser o desfecho - e ainda aparentemente o desfecho da série - e seguido por uma sequência de acontecimentos não explicados que me levaram a pensar "qual o propósito desse livro?". 
A ideia do livro é muito boa: um mundo onde um governo está trabalhando para exterminar aqueles dotados de magia e se verem no comando de apenas do Único que é o Único, e onde os irmãos Whit e Wisty lutam contra essa tirania tendo também que lidar e aprender a mexer com os seus poderes recém-descobertos. Mas senti uma sobrecarga de informação relacionada a magia, mitologia, mundos e submundos, que virou uma confusão na minha cabeça e me via tendo que reler os parágrafos para conseguir acompanhar. Ao lembrar que na verdade essa história é uma série, só consigo desejar que os próximos volumes sejam melhores.

Avaliação: 2,8/5

Esperamos que tenham gostado!


Beijinhos

7 comentários:

  1. Eu também fiquei bem decepcionada com esse livro
    Não entendi muita coisa e fiquei bem perdida em relação ao que estava acontecendo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não tenho vontade de ler esse livro sabe... e que bom que não li então hehe
    E quero muitooooo ver seu vídeo com sua nova prateleira da casa nova :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!
    Eu queria ler esse livro, mas até agora não li nenhuma resenha que tenha gostado dele...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser rápido de ler, mas eu ando leio tantas resenhas dizendo que a história decepciona que eu me desanimei para começar a ler.

    ResponderExcluir
  5. Eu tomei birra com livros assim! Você espera e espera que a ação se desenrole, e, no fim, não acontece nada! Já está definitivamente riscado da lista.
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Quando a divulgação é tanta o santo desconfia. Meu sobrinho leu esse livro e achou bem fraquinho. No momento não tenho interesse em ler, se ganhar até leio, mas comprar não vou, só se for uma ótima promoção.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tava tão animada pra ler esse livro, por causa de toda divulgação e tal. Mas TODA resenha que eu leio tem mais ou menos as mesmas opiniões que vocês... Tô bem desanimada com ele agora D:

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir