sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Prom & Prejudice - Elizabeth Eulberg

Autora: Elizabeth Eulberg
Editora: Point
Número de páginas: 231
ISBN: 9780545240772
Sinopse: Após as férias de inverno, as garotas na muito prestigiada Academia Longbourn se tornam obcecadas com o baile de formatura. Lizzie Bennet, que é uma bolsista na Longbourn, não está interessada em designers de vestidos e sapatos caros, mas sua melhor amiga Jane, talvez esteja — especialmente agora que Charles Bingley está de volta de um semestre em Londres. Lizzie está feliz sobre o novo romance de sua amiga mas menos do que impressionada com o amigo de Charles, Will Darcy, que é esnobe e pretensioso. Darcy não parece gostar muito de Lizzie também, mas ela acredita que seja porque sua família não tenha dinheiro. Claramente, Will Darcy é um idiota pomposo — então por que Lizzie encontra-se atraída por ele? Será que o orgulho de Lizzie e o preconceito de Will irá mante-los separados? Ou será que eles se tornarão um casal para a formatura? 

Sou louca por Jane Austen e apaixonada por Orgulho e Preconceito. Então, eu não tinha dúvida que iria amar essa história, tanto quanto amo a original (e não me enganei). É claro que como toda "releitura" de uma obra tão clássica, há algumas alterações no enredo, mas nada que tire o fascinação da história.
Lizzie Bennet é uma bolsista de música na Longbourn, e isso é o suficiente para ser socialmente excluída por suas colegas de escola e sofrer com o bullyng, exceto de sua colega de quarto, a doce Jane, e sua amiga (também bolsista) Charlotte. Em uma confraternização de início do semestre, Bingley (por quem Jane é apaixonada) e seu amigo Darcy voltam de um semestre na Inglaterra e todos acabam se conhecendo na festa e o atrito entre Lizzie e Darcy é imediato.
Quem conhece a história original, sabe a base o que virá a seguir, mas ainda assim não deixa de ser surpreendente. Pois mesmo que a essência da trama seja a mesma, nada acontece duas vezes da mesma maneira, e o que Elizabeth Eulberg criou me deliciou muito. Se manteve fiel ao original, sem a necessidade de haver comparação entre as duas histórias. Suas alterações foram muito bem construídas, todas as viagens, motivos, o desenrolar e principalmente o desfecho se encaixaram incrivelmente e não acabou "estragando" o encanto do livro no qual foi inspirado, pelo contrário, criou o seu espaço de algo inteiramente novo, fugindo do clichê.
Os personagens mantêm seu estilo e jeito de ser, tremendamente encantadores - principalmente Jane, Darcy e Bingley. Mas há também a inclusão de alguns poucos que, mesmo não tendo tanto destaque, são essenciais para o que está por vir.
Não existe a tradução desse livro para o português, mas digo pra vocês que o nível dele de inglês é bem fácil e gostoso de ler, que pode ser devorado em apenas um dia!

Avaliação: 5/5

Beijo,
Nic Kloss.

7 comentários:

  1. Oi Nic, li apenas Orgulho e Preconceito da Jane e adorei. Gostaria de ler outros livros dela mas ainda não tive chance. Releituras sempre modificam um pouco da história mas parece que nesse caso isso não foi problema. Seria muito bom ter esse livro lançado aqui.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oi Nic!

    Não conhecia esse livro. Ainda não li o original, mas pretendo e com certeza lerei este se tiver oportunidade. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu PRECIIIIIIIIISO LER ESSE LIVRO! Sério! Eu amo Orgulho e Preconceito, tanto o livro quanto o filme de 2005, e eu simplesmente preciso desse livro!

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parece ótimo, nunca li Orgulho e Preconceito, necessito ler .

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  5. Parece ser ótimo esse livro, mas pretendo ler Orgulho e Preconceito primeiro. Achei a capa dele simples, porém linda! Sua resenha como sempre ficou ótima :)

    Beijo,
    http://rosa-amarelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei....vou procurar para ler!! Poderia sair o filme, ia ser o maximo!

    Suzy
    http://suzycamposmachado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Faz muito tempo que eu tenho vontade de ler esse livro! Sua resenha trouxe ele do fundo da minha memória hahaha, adoro releituras e acho que vou gostar bastante dessa.

    ResponderExcluir