quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O circo da noite - Erin Morgenstern

Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 368
ISBN: 9788580571608
Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Bom, quando li a sinopse desse livro e posteriormente o comprei, achei que ia amar a história logo de cara e que seria um daqueles livros que eu devoraria por ter uma história fantástica. Em parte acertei e algumas das minhas expectativas foram até superadas, outras, infelizmente, não.

Primeiramente, gostaria de colocar em pauta a narrativa da Erin. No começo, não foi fácil me encontrar e fazer com que a leitura fluísse. Pelo contrário, tive até que reler um paragrafo ou outro para entender exatamente o que a autora queria dizer. O livro mescla passado e presente até que todos os pontos da história se encontram no "presente". 

Marco e Celia foram criados para isso: viver um jogo. Porém, eles não fazem a menor ideia do que se trata ou porque no caso de Celia, seu pai e no de Marco, seu "tutor" os colocou nesse desafio. Quando o projeto do Circo surge, é algo imediatamente muito interessante. A magica de um circo que só abre a noite, com a proposta de diversas mini-tendas com as mais diferentes atrações é algo completamente convidativo!

Vivendo por anos como coadjuvantes nas vidas um do outro, Celia e Marco só descobrem a paixão que sentem por si muito mais para frente. E quando descobrem, sabem que são adversários e quão difícil será viver esse amor. O palco desta paixão e também das habilidades desenvolvidas por anos é o Circo - lugar mágico, que atrai os amantes de uma verdadeira e excêntrica magia.

Entretanto, o jogo da vida desses jovem casal não pode ser burlado. E ao descobrirem isso todo o ponto de vista da história muda, pois assim como eles dependem do Circo para ficarem juntos, o Circo depende deles para continuar aberto.

Gostaria de dizer que é um livro... diferente. A magia e a estrutura criada por Erin são muito interessantes, o romance foi bem estruturado e diversas coisas acontecem para que o final seja bem interessante e sem sobra de dúvidas, mágico. Ao meu ver, algumas partes do livro foram desnecessárias e cansaram um pouco a minha leitura, porém, não deixa de ser uma obra interessantíssima que eu super recomendo para quem quer ler algo inusitado e muito bem montado!

Avaliação: 4/5

Beijos,
Ká Andrade

4 comentários:

  1. Olá!

    Adorei sua resenha e todos os pontos que citou. Senti exatamente como a leitura fluiu para você, com seus pontos positivos e negativos. Eu tenho esse livro e estou bem curiosa para ler.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Assim que é bom ler. Uma leitura simples e gostosa. Adorei a resenha <3
    Beijos

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu ainda não li este livro, mas todas as resenhas que vi dele até agora me mostraram o mesmo ponto de vista que você, ou seja, que é um livro....diferente.
    Eu amo esta capa e os três livros sobre circo que li até hoje me conquistaram, por isto é que gostaria de ler este...

    Beijo, Van - Blog do Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse livro a um tempão na minha estante e eu sempre fico com preguiça de lê-lo, mas depois da sua resenha eu fiquei super curiosa pra saber o que acontece e se eu vou gostar ou não da leitura.

    Bjs,
    Samira
    http://spoiledonbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir