quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O presente - Cecelia Ahern

Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 320
ISBN: 9788581633145
Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.


Lou é um workaholic, com uma vida e família perfeitos. Ainda assim, parece que ele não está satisfeito com a posição que ocupa e deseja assumir um cargo ainda mais importante na empresa em que trabalha, o que acarretará em mais trabalho para ele e menos horas em casa com sua família. Num dia frio durante a semana do Natal, o protagonista conhece Gabe, um morador de rua que parece capaz de ajudá-lo a alcançar seus objetivos, e Lou acaba lhe oferecendo um emprego. Só que a presença do ex morador de rua passa a  incomodá-lo e Lou só deseja se livrar dele. Mas Gabe ainda tem muito a mostrar para o seu empregador e lhe dar o melhor presente de todos.  
O protagonista Lou é egoísta, mesquinho e muitas vezes infantil, mas consegue se transformar e crescer ao longo do livro e é muito bacana acompanhar este amadurecimento e a realização de como ele estava desperdiçando sua vida, principalmente o tempo que tinha disponível com sua família e amigos.
Toda a trama é narrada em 3ª pessoa, e achei muito interessante essa narração ser feita por um outro personagem do livro, que ainda que não seja um personagem crucial, tem muita importância e acaba tendo a sua vida transformada pelos acontecimentos que presencia.
Não tem como negar que o livro contém certos clichês sim. Mas a maneira com que eles são abordados e desenvolvidos é diferente, inusitada, e sem exageros. Além disso, me fizeram refletir muito sobre as minhas escolhas, como eu estou aproveitando a minha vida, o que posso fazer para melhorá-la e o que posso fazer por aqueles que amo. É um livro comovente , simples e com uma narrativa agradável  daonde é possível extrair diversas lições de vida.
Algo que sempre me agrada nos livros da Cecelia Ahern é o toque de magia que a autora insere na história. A trama não se passa em um mundo mágico, com bruxos ou fadas, mas sempre contém um toque mágico que me fascina e me faz acreditar cada vez mais que esse tipo de magia existe no mundo. Só falta encontrá-la.
"O tempo é mais precioso que ouro, mais precioso que diamantes, mais precioso que petróleo ou quaisquer tesouros. É o tempo, o que nunca temos em quantidade suficiente. É o tempo que causa a guerra dentro de nossos corações. Devemos usá-lo com sabedoria. (...) O tempo não pode ser dado. Mas pode ser compartilhado."

Avaliação: 4,5/5


Beijo,
Nic Kloss 

11 comentários:

  1. Oiee, tudo bem?

    Eu li esse livro no Natal! Confesso que eu gostei, mas achei que algumas pontas ficaram soltas. Acabei não curtindo tanto quanto os outros livros Natalinos que li na época. Odiei Lou com todas as minhas forças =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro tem uma história simples e encantadora, é incrível como Cecelia Ahern sempre consegue colocar certas pessoas na vida de seus personagens para fazer com que eles possam enxergar suas vidas de um modo diferente e tentar mudá-las. E com esse livro não foi diferente.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito dessas histórias que abordam épocas especificas,
    sua resenha porém me fez ver esse livro com outros olhos, havia lido muitas críticas negativas a respeito, já havia decidido que o livro é ruim, porém agora estou tentada a conferir.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha e a sipnose me chamou atenção ♥


    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu morro de vontade de ler esse livro, mas ainda tão tive oportunidade.
    Parece tão lindo.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  6. Eu leria esse livro pela capa, achei linda demais. Não tenho ele, mas assim que der vou comprar. Só li um livro da autora e amei ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada da Cecelia, o que é uma total e completa vergonha!
    Sério, a verdade é que acho as tramas dela muito bacanas, principalmente essa coisa mais real e crível que as premissas da autora têm. Quero muito ler algum livro dela, mas falta money, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pessoalmente, não tenho absolutamente nada contra clichês. aiushauish Adoro clichês, quando colocados moderadamente, sem exageros ou chateação. Eu adoro a Cecelia Ahern; li um livro dela ano passado, mas, infelizmente, não peguei nada depois para ler. Quero lê-la. Adoro o estilo dela. Acho-a descontraída, deliciosamente envolvente. Ela me agrada muito, muito mesmo. ^^ Mas esse livro nunca me chamou muita a atenção, não sei o que aconteceu. :/ Mas curiosamente sua resenha me fez ter uma outra visão sobre ele, então... Bem, certamente darei uma chance a ele esse ano. ^^
    Beijão!

    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro, apesar de ser Clichê, parece muito interessante.Acredito que seja um livro bom para ler em qualquer época mesmo fora do Natal. Da autora li P.S.Eu te Amo,mas não me agradou completamente. Lerei outros para ver se curto mais a escrita da autora, não é ruim , mas não se tornou minha favorita.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li nada da autora! Quero muito ler PS Eu te amo e achei legal a história de "O Presente", apesar dos possíveis clichês. Quem sabe eu não leio no natal desse ano!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nic eu amei esse livro. A história é cheia de clichês, como você disse, mas são clichês importantes e que trazem importantes lições. Fiquei um pouco surpresa no final, não nego que esperei que tudo ficasse lindo, mas a forma como as coisas terminaram certamente foi a melhor.
    Fiquei com alguns questionamentos sobre o livro e isso foi a única coisa que me incomodou.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir