domingo, 31 de agosto de 2014

Resenha dupla: Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801255
Número de páginas: 328
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Ká Andrade
Se tem uma palavra que pode definir esse livro é lindo. Eleanor é uma garota simples, que por acaso (ou única opção, vai saber) se senta no ônibus para escola ao lado de Park e a partir daí tudo muda. Park é singular. Ele não é super popular, nem um excluído e sua conexão com Eleanor acontece aos poucos mas de forma muito forte. Dentro de sua casa, cada um tem seus problemas. Eleanor tem um relacionamento péssimo com o padrasto, é uma garota pobre e sendo apenas uma adolescente tem uma vida bem dfícil. Até mesmo Park tem seus problemas com os pais - que são um casal apaixonado e tem uma forma de pensar diferente.
De forma geral, o romance entre os dois foi bem construido - pequenas ações como trocas de fitas e gibis  e também embalado por músicas e singularidades dos anos 80 - dando um passo de cada vez os dois criam essa coisa linda, de quebrar coração (e depois juntar os caquinhos todos).
Sensível, unico e apaixonanete. Eleanor & Park é encantador. Super recomendo!
Avaliação: 5/5

"Só o que faço quando estamos separados é pensar em você, e só o que faço quando estamos juntos é entrar em pânico. Porque cada segundo parece ser tão importante. E porque sou tão maluca, não me controlo. Não sou mais minha, sou sua; e se você resolver que não quer mais me ver? Como pode me querer como eu quero você?"

Nic Kloss
Eleanor & Park é um livro fora do comum,  principalmente por seus personagens diversificados, e ainda assim, completamente reais. É um livro apaixonante, tocante e surpreendente. Acho que nunca havia lido nada que se compare à Eleanor & Park em matéria de sensibilidade, envolvimento e que tivesse o equilíbrio perfeito entre uma história feliz, triste e de amor.
Os protagonistas são diferenciados à sua maneira e ambos possuem personalidades muito fortes, e um passado que vai sendo desvendado ao longo da história, de maneira a entendermos suas ações no presente. Se conhecem em situações não muito favoráveis e acabam não se gostando logo de cara, até que o relacionamento diário começa a se desenvolver, e eles começam a se apaixonar.
A autora desenvolveu uma narrativa que se encaixou completamente com a história, intercalando os pontos de vista dos personagens sem medo, dando o pensamento certo no momento mais apropriado, sem medo de "interromper" o que quer que estivesse se passando anteriormente. E tudo isso de uma maneira simples que contrabalanceava todos os temas fortes que esse livro ainda consegue abordar, além de proporcionar um desfecho inesperado. Foi um livro que superou minhas expectativas e me deixou com a sensação de que esse é uma daquelas histórias que devem ser lidas por todos.
Avaliação: 5/5

"Era muito raro encontrar alguém assim, ela pensava. Alguém para amar para sempre, alguém que também o amaria para sempre."

Beijo,
Ká e Nic 

6 comentários:

  1. Ká e Nic, confesso que eu já tinha visto esse livro em vários blogs, mas ainda não o li.
    Parece uma história bem leve de se ler e gostosa.
    Gostei também da ideia de fazer a resenha dupla, muuuuuuito legal isso.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  2. Já encontrei muitas resenhas positivas em relação a esse livro
    Fico muito curiosa em relação a esse livro

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Encontro resenhas maravilhosas desse livro! Tenho um outro livro da mesma autora aqui, só que em inglês. Se soubesse que esse seria tão legal, teria comprado esse antes.
    Agora sinto que necessito dele para ontem!
    Resenha linda!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Todas as resenhas que leio desse livro são positivas! Sério, até hoje nunca vi nenhuma dando menos de 4 estrelas! Comprei o livro porém ainda não tive coragem de começar kkk
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário
    Acompanhe o blog nas redes sociais:
    FACEBOOK|TWITTER|INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  5. Se uma recomendação é boa, recomendação em dose dupla é para o livro ser lido imediatamente. =D
    Esse livro já tem uma capa simples e bonita e pelo o que vocês disseram nas resenhas, a narrativa também é do mesmo jeito. Livro permanecido na lista de desejados.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas

    Fiquei tão apaixonada quando li esse livro. Sempre li muitos elogios com relação a ele, mas precisava tirar minhas conclusões e foi uma das melhores leituras do ano. Um história tocante e que me emocionou bastante. Só o final me tirou do sério e me deixou louca de raiva.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir