domingo, 14 de setembro de 2014

Meus 15 anos - Luiza Trigo

Autora: Luiza Trigo
Editora: Rocco
Número de páginas: 232
ISBN: 978-85-7980-204-1
Sinopse: "Meus 15 anos" conta a história de Bia antes, durante e depois do grande dia, sua festa de 15 anos, claro! A melhor amiga, a rival, o melhor amigo, o menino mais gato e popular da escola...
Todos contam um pouquinho dessa história movida a sonhos, paixões, ciúmes, alegrias, decepções e amadurecimento, numa narrativa que intercala as vozes de cada personagem, tornando o texto mais dinâmico.








 Confesso que me interessei por esse livro por conta da capa, ilustrada pela Irena Freitas, e essa edição linda feita pela Rocco. Mas o que realmente me fez comprá-lo foi ver a autora, de cabelo colorido, contando pra algumas meninas, na Bienal, sobre o que ele se tratava: ela disse que a personagem principal ia fazer uma grande festa de 15 anos, e o que acontece na festa muda tudo!

 Li a história em 2 dias, porque a escrita da Luly é muito fácil, e conseguiu me deixar curiosa tanto quanto ao vê-la falar pessoalmente. A narrativa é dividida entre os 5 personagens principais, o que torna a leitura ainda mais dinâmica e divertida - exceto quando dois deles contam um mesmo acontecimento, o que fica repetitivo (e, uma vez, dois retrataram um diálogo de forma diferente, opa!)

 A questão é que qualquer um de nós consegue imaginar uma história como a do livro. A nerd, o bonitão da turma, o melhor amigo, a inimiga e uma grande festa de princesa... Dá pra imaginar o que vai acontecer sem precisar ler mais de dois capítulos. Pra ser sincera, fiquei decepcionada porque, mais do que previsível, achei "mais do mesmo", sabe?

Sou sempre a favor de ler livros nacionais, especialmente de autores jovens como a Luiza, mas acho que esse deixou a desejar em alguns quesitos, apesar de ter sido uma boa distração!

Avaliação: 2.5/5

Beijo,
Ná Mazzilli

3 comentários:

  1. Oi Ná

    Estou com esse livro no meu Kobo e estava bastante empolgada por ser uma autora nacional e ter uma história que parecia bem fofinha. Mas não empolga nada saber que a história é apenas mais do mesmo.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Pena que o livro foi clichê! Eu acho a capa super fofinha, mas confesso que não pensei em ler por julgar (é errado, eu sei, mas acontece) que ia ser bem como você descreveu. Talvez para um público mais jovem o livro possa ser melhor aproveitado.

    ResponderExcluir
  3. Pois é...mais do mesmo é o meu grande medo em um livro. Estou cansada de clichês! Não leria...
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir