sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ela disse, ele disse: o namoro - Thalita Rebouças e Maurício de Sousa

Autores: Thalita Rebouças e Maurício de Sousa
Editora: Rocco
Número de páginas: 140
ISBN: 978-85-7980-170-9
Sinopse: A história de Leo e Rosa é contada em Ela disse, ele disse, primeiro livro de Thalita a ter um menino como protagonista. O livro encantou tanto os leitores que até a Turma da Mônica Jovem ficou curiosa em descobrir qual será o futuro da relação do casalzinho apaixonado... e briguento! Afinal, que relação afetiva escapa de uma DR (discussão de relação) saudável de vez em quando? 







 Li o Ela disse, ele disse alguns anos atrás, depois de comprá-lo em alguma Bienal. Quando vi que a autora ia lançar a continuação, e que esse contava com a participação do Maurício, fiquei muito interessada! Acho que passei um pouquinho da idade de ler as histórias da autora, mas continuo me divertindo bastante ao lê-la, e o mesmo para as histórias de Turma da Mônica.

 Eis o meu principal comentário sobre o enredo: a Rosa é muito chata. Tanto que, em alguns momentos, eu desejei entrar no corpo do Leo e terminar com ela, só pra ela parar de ser tão implicante. Mas não vejo isso necessariamente como um defeito, acho que tornou o desenrolar mais envolvente e acho, também, que serve pras meninas mais novas verem como não devem ser com o primeiro namorado.

 Achei a escrita da autora descontraída, como sempre, e deliciosa. Em alguns momentos, por conta da narrativa se alternar entre a Rosa e o Leo, dá pra ver que eles tem uma ideia muito diferente de alguns aspectos do namoro, e é muito engraçado vê-los se contradizendo. O final é bonitinho, bem pensado, e acredito até que tire umas lágrimas de alguns leitores.

 O que eu não gostei, na verdade, foi da participação do Maurício. Esperava que ele participasse junto da criação da história, e pelo visto não foi o que aconteceu. Apenas foram inseridos alguns desenhos e comentários (óbvios) dos personagens jovens da Turma sobre os acontecimentos do livro. Ou seja, a história se sustentaria perfeitamente sem a participação dele - só a edição seria um pouco menos bonitinha.

 No mais, gostei. É o tipo de livro que você pega pra ler num domingo depois do almoço (foi o que eu fiz!) e tem companhia garantida para uma tarde gostosa.

Avaliação: 4/5
"Você estaria se divertindo e a sua felicidade me deixa feliz. Além do mais, ciúme tem quem não confia. E eu confio em você."
Beijo,
Ná Mazzilli 

2 comentários:

  1. Oi, Ná!
    A primeira coisa que me chamou a atenção quando abri o post foi o traço do Mauricio. Uma pena que a participação dele não tenha sido expressiva. =( Sou fã de histórias em quadrinhos e, como muitos leitores, cresci com a Turma da Mônica.
    Sobre o livro em si, não sei se leria. Se surgisse a oportunidade talvez sim, mas não é um livro que eu colocaria à frente da minha (gigantesca) lista.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro não me chama muita atenção. Como você disse, "já passei da idade", mas ao contrário de você, não consigo me prender muito ao enredo e aos personagens.
    Adorei a dica, mas dessa vez eu passo a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir