terça-feira, 11 de novembro de 2014

O castelo de vidro - Jeannette Walls

Editora: Nova Fronteira
Autora: Jeannette Walls
ISBN: 9788520920404
Número de páginas: 368
Sinopse: “Filha, a gente não tem dinheiro para o presente, mas escolhe uma estrela no céu, e fica com ela pra toda a vida.” Todo mundo pode dar uma segunda chance à vida. Em suas memórias, a jornalista e escritora Jeannette Walls nos mostra, sem pieguices e respostas fáceis, que tudo na vida é mesmo relativo, que as adversidades podem ser vividas com leveza, somando aprendizado e grandeza às nossas biografias.





Jeannette já mostra desde as primeiras páginas deste livro que não falará de uma história comum, primeiro por ser a própria história de vida da autora que será narrada e também por apresentar logo no começo que este seria um livro para muita reflexão.
A garota não cresceu como a maioria. Com pais não tradicionais, viveu grande parte da infância se mudando de um lado para o outro dos Estados Unidos, em busca do grande sonho do pai, até por fim se estabelecerem em uma pequena cidade do interior. Teve uma vida cheia de conflitos e situações diferentes. Passou por muitas dificuldades, mas sempre acreditou que as coisas melhorariam para si e seus familiares, e o mais importante, nunca deixou de tentar.
A escrita da autora é muito simples e íntima, como se ela estivesse contando a história de sua vida pessoalmente para o leitor, que é seu amigo e confidente, o que acaba dando um ritmo ótimo a uma leitura que por vezes não aborda o tema mais "fácil". É impressionante a riqueza de detalhes presentes neste livro e como ele é construído, abordando a relação da menina, que se torna uma mulher, com cada um dos seus familiares, e todo o sofrimento que envolve a família inteira. É extremamente realista, já que cada um demonstra a todo momento suas qualidades e defeitos, o que se desejava que aprendesse com determinadas atitudes e a consciência de que você é responsável pela vida que leva.
Foi um livro que por mais que não tenha muita similaridade com a minha própria vida, foi impossível não me identificar com algo. Ainda que de maneira diferente, todos passamos algum acontecimento transformador em nossas vidas que nos transforma e nos faz crescer. Refletir sobre todos esses fatos depois de terminar essa leitura foi verdadeiramente enriquecedor e acredito que seja uma história que deva ser lida por todos. 
"A vida é uma peça de teatro cheia de tragédia e comédia. Você devia aprender a apreciar um pouco mais os episódios cômicos."

Avaliação: 5/5


Beijo,
Nic Kloss

11 comentários:

  1. Geralmente não gosto desse tipo de livro. Mas mudei de ideia logo lá na primeira frase da sinopse. Que frase linda! Vou querer ler sim. Ainda não tinha visto esse livro, mas você já me ganhou só com sua resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Uau, esse livro parece ser incrível! Sério, fiquei super curiosa para ler, tanto por ser autobiográfico, tanto por parecer realmente inspirador. Adicionei aos desejados e pretendo comprar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?

    Gosto quando a escrita da autora aproxima o leitor dos personagens, sabe? Como se nos conhecêssemos ha muito tempo. Fiquei curiosa com a história. Parece interessante

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. OI Nic

    Gosto bastante de biografias, principalmente se elas trazem alguma história interessante ou que possa me ensinar algo.
    Esse livro parece ser bem intenso e tocante.
    Certamente um livro que só vem a somar na vida de qualquer leitor.
    Pretendo ler.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Nunca tinha ouvido falar no livro, mas me interessei muito. Sabe, gosto quando os livros esbarram com a nossa própria vida. Parece que fica mais emocionante, né? Fiquei emocionada só com a sua resenha... <3
    Quero ler esse livro com uma urgência de ontem. kkkkkk
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  6. Que biografia diferente, nunca tinha ouvido falar. Espero um dia poder conferir.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma queda pelos livros dessa editora, embora não tenha lido muitos. Confesso que esse tipo de obra sempre me deixa encantada, mas nunca consigo ter animo pra ler. Vou colocar na minha estante pra dar uma chance.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nic, tudo bem?
    Não sou muito chegada em biografias, mas devo admitir que muitas vezes elas nos levam a reflexões sobre nossas próprias vidas.
    É sempre diferente e até mesmo positivo vislumbrar as dificuldades e as vivências de outra pessoa, mesmo que não tenha muito a ver com o que nós mesmos vivenciamos.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro lindo
    Não conhecia, mas fiquei bem interessada
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não leria pela capa, mas a sua resenha me ganhou completamente. Parece ser o tipo de livro que eu gosto.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia, mas não leria no momento.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir